Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ratu

order by em 2 campos diferentes

Recommended Posts

Bom diaeu estou com um probleminha...tenho uma tabela de clientes, e nela 2 campos [nome_cliente] e [nome_empresa]caso o cliente seja uma empresa entao eu cadastro o seu nome no campo [nome_empresa] e deixo o campo[nome_cliente] em branco(null) e o contrario caso o cliente seja uma pessoa físicaai vcs pensam,"não era melhor colocar um campo status para diferenciar o cliente de pessoa fisica para juridica?"e eu respondo:"realmente, fiz caca, mas agora jah tah feito e pra mudar num dah mais..."entaum na hora de dah um select eu tenho de ordenar os clientes pelo nome, mas naum consigo pq tenho de ordenar por 2 campos diferenteseu ateh fiz assim:select * from tbl_clientes order by nome_cliente,nome_empresa mas ele exibe 1 soh as pessoas físicas e depois as empresas...eh isso, agradeço pela atenção

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema é que o banco de dados sempre vai ordenar assim pelo seu select.Como o campo pessoa física vai ser nulo se a pessoa for jurídica e vice-versa, você não conseguirá o efeito que deseja com este sql. B)

Compartilhar este post

Link para o post

pra q ordenar???você quer um?ou quer outro?ou os dois?ordena pelo id, tranquilo?explica melhor

Compartilhar este post

Link para o post

vai aqui uma sugestão

ASP

[*]if rs("nome_cliente") <> empty then

[*]sql "select * from tbclientes where nome_cliente <> null order by id desc"

[*]else if rs("nome_empresa") <> empty then

[*]sql "select * from tbclientes where nome_empresa <> null order by id desc"

[*]end if

[*]end if

Compartilhar este post

Link para o post

assim, eu preciso ordenar por nome em ordem alfabetica mas no sistema naum tem esta divisão, ele exibe a pessoa fisica e a juridica no mesmo form

Compartilhar este post

Link para o post

tiozinhu, se tu quer exibir você tem que saber o que é, empresa ou cliente, pq na hora de cadastrar você faz essa restrição.para ordenar em ordem alfabetica no lugar do campo (id) você troca pelo campo cliente ou empresa.ok! qualquer coisa tu pergunta!

Compartilhar este post

Link para o post

cara, realmente na hora de cadastrar eu pergunto: você quer cadastrar "PESSOA FÍSICA" ou "PESSOA JURÍDICA", mas na hora de exibir naum, tem de exibir todos em um unico formulario, entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

ASP

[*]sql "select * from tbl_clientes where nome_empresa <> null and nome_cliente <> null order by nome_cliente desc"

agora order by de dois campos num sei se vai rolar, mas tenta assim:

ASP

[*]sql "select * from tbl_clientes where nome_empresa <> null and nome_cliente <> null order by nome_cliente,nome_empresa desc"

vale apena testar!

Compartilhar este post

Link para o post

cara, faz um select pra ordenar o nome_cliente em ordem alfabética, e faz um pra ordenar o nome da empresa em ordem alfabetica.

Compartilhar este post

Link para o post

desculpa o comentario, mas na boa eh com a intenção de ajudar...Isso ta horrivel (é pra mexer com o brio mesmo)Voce deveria ter apenas um campo nome, um só, e outro campo pra identificar o tipoevitaria assim desperdicio de espaço de memoria no DB além de facilitar seu trabalho de programador

Compartilhar este post

Link para o post

E para complementar o que o mário disse, como está você não vai conseguir o resultado que você quer.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.