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NeoCrash

Cores RGB e CMYK

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Olá Pessoal,Não sei se este tópico deveria estar aqui, mas lá vai:Trabalho em uma gráfica que utiliza uma impressora Mutoh 6100 (ou Kodak professional) com tinta pigmentada. Estamos com um grande problema na impressão: as cores não estão fiéis ao que está no monitor. Em alguns casos, o verde mais claro torna-se um verde muito amarelado.Este problema ocorre devido a conversão de RGB para CMYK, ou a tinta pigmentada é ruim para este tipo de trabalho? Utilizamos perfis ICC, mas o resultado não é satisfatório.Valeu,NeoCrash

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Em teoria trabalhos a serem impressos deveriam estar em CMYK. Em T-E-O-R-I-A!!! acontece que algumas impressoras digitais ainda operam melhor com imagens em RGB. Principalmente estas máquinas híbridas (pre-press + minilab).Isso deve ser analisado pela equipe técnica da gráfica. A questão de usar perfil ICC não ajuda muito... o que você pode fazer seria calibrar o seu monitor de acordo com o resultado final da impressão para ter um "alvo" a seguir quando for preparar seus arquivos.Lembre-se: antes de dizer que usa perfil ICC deve saber o que é perfil ICC e como usá-lo/criá-lo. Mesmo grandes gráficas têm tido dificuldade em padronizar o seu uso. Perfis ICC são muito "volátis".Por exemplo, após um testform ser executado o perfil ICC vale enquanto não mudarem a marca da tinta, a marca do papel, a gramatura, a "brancura" do papel, o tipo de papel, a temperatura da sala de impressão, umidade da sala, o processo de pre-press, o tempo de uso dos rolos estarem ainda em vida útil, o mesmo com a blanqueta, etc.Como pode ver, ainda não é um concenso usar perfis ICC, ou pelo menos não usá-los se não se tiver um acompanhamento muito minucioso e de muito perto em relação à impressão.Se ainda assim quiser trabalhar com perfis, recomendo que use um gerenciador de cores, como o Iris Color Tuner ou o Bestcolor... Boa sorte, pois este campo é amplo e a pesquisa pode demorar.PAX!aLx.

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Sobre essa area cada vez descubro uma coisa diferente, é bem complicado mesmo. Com certeza o Alx saka bem mais q eu, outra q tb sabe bem disso é a Marta. Só faço trabalhos freelas pra uma grafica só, esse negócio de impressão e tal não acompanho mto.Eu sei um programa pra criar ICCs, o ProfileMaker.

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Olá ALX,Valeu pela dica. Eu já aprendi como criar e usar perfis ICC, mas as variáveis realmente são grandes. Tem que estar tudo funcionando direitinho, senão não funciona legal. Utilizamos vários tipos de papéis, portanto é realmente necessário criar um perfil para cada papel, caso contrário, iremos gastar muito com provas e mais provas... Não digo que a gente não consegue resultados, entende? Mas precisamos de uma fidelidade maior, por isso indaguei até mesmo sobre a qualidade das tintas (pigmentada).As cores no monitor são muito mais vibrantes que na impressão e em alguns casos a foto fica "chapada", misturando cores próximas. Para quem quer qualidade e produtividade, quanto maior a fidelidade dos tons, melhor para a empresa.Concordo que a área deve ser estudada profundamente... estou começando por este fórum... :) Quem tiver mais dicas, eu agradeço.Sergio Behrens

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Esqueci de informar que utilizamos o PhotoPrint da empresa Scanvec Amiable. Ele é um software RIP que possui gerenciador de cores e cria perfis ICC. Me informaram que ele não é um bom criador de perfis ICC... que o ProfileMaker é bem melhor, porém ainda não me aprofundei no assunto.Também possuímos um espectrofotômetro X-Rite DTP-41 para efetuar as leituras das swatches e criar os perfis. Ou seja, temos equipamento e disposição... pq ainda não temos o resultado ideal? É a conversão, é a tinta, sou eu??? hehehehe...Valeu galera,Abraço.NeoCrash

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Desculpe a ignorância, mas a placa de vídeo pode causar alguma interferência nesse processo gráfico? Justamente por não exibir corretamente as cores?Eu já ouvi relatos de empresas que trocaram todas as suas estações PC por Mac, uma utopia para a maioria, porém a imensa economia com provas foi evidente...

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o problema, d.eleete é que calibrar o monitor é uma pequenínissima parte do trabalho. veja, a calibração de um monitor para impressão em papel jornal não vai ser a mesma de uma impressão em papel couchet brilhante. entendeu?claro que o ajuste em placas de vídeos mais sofisticadas ficam mais fácil... com isso você ganha tempo. mas o processo todo precisa ser visto... por isso o uso de perfis ICC, de gerenciamento de cores, de vários ajustes...isso tudo é um assunto muito extenso que ainda causa "nascimento de cabelos brancos" em muitos profissionais.ah, macintosh é um computador mais confiável e trabalha melhor em DtP do que Windows (eu trabalho com mac aqui na empresa), o ajuste das cores é mais fácil. mas de resto é a mesma coisa. estamos atrelados às mesmas limitações com perfis ICC, ajuste de curvas, etc, etc.

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