Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

[ GuTo ]

CPF e CNPJ, armezenar como no bd?

Recommended Posts

Olá,

Gostaria de saber a opnião de vocês.

Seguindo os algoritmos de CPF e CNPJ, encontrados em dois artigos aqui no iMASTERS, na categoria de JavaScript, desenvolvi os códigos de máscara e validação para ambos em javascript.

Ficou perfeito, validação fera demais, chega a ser chato de tão bem validada que ficaram. Podem ver tbm que modéstia é o meu forte :P

Agora assim, o CPF pode ser informado num formulário sem máscara ou com máscara.

Se for com máscara, posso espeficificar duas delas, nos quais eu determinei.

0 -> sem mascara: XXXXXXXXXXX

1 -> mascara do tipo: XXXXXXXXX/XX

2 -> mascara do tipo: XXX.XXX.XXX-XX

Já o CNPJ, só vi um tipo de máscara, logo escolhe se é com ou sem máscara.

sem mascara: XXXXXXXXXXXXXX

com mascara: XX.XXX.XXX/XXXX-XX

Então, digamos que no CPF e no CNPJ tenha eu escolhido entrada de dados com máscara.

Vocês acham que devo salvar/armezenar no BANCO DE DADOS como?

- sem mascara, apenas números

- com mascara, na qual escolhi

- com mascara, porém sem os dígitos verificadores (sem os dois últimos números)

O que vocês tem a dizer-me sobre isso?

Obrigado e até mais!

Obs.: se alguém conhecer mais algum tipo de máscara, tanto para CPF quanto para CNPJ, por favor poste aqui.

PS.:

- as mascaras de CPF que informei aí, encontrei na carteira de identidade e a outra no documento/cartão de CPF do ministério da fazenda.

- quanto a de CNPJ, só vi sem máscara (sem formatação) e com máscara (com formatação) em diversos documentos, nos quais me baseei.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso vai da SUA necessidade mesmo, se você achar necessario que a mascara vá junto, mande brasa...acho que não é necessario, eu utilizo uma mascara ue fiz e guardo a mesma no BD e nunca tive problemas, ja que só uso a mesma para controle de cadastros...

Compartilhar este post

Link para o post

Guto...Já me vi neste dilema.E eu encontrei a Resposta no site da receita federal.O CPF e o CNPJ não são TEXTO, mas NÚMERO, portanto, grava-se sem máscara. Aliás, pode haver duplicação de valores ?Se não puder, aí vai ter que ser sem máscara mesmo, pois, senão, dois CPF's iguais poderão ser registrados, cada um com uma máscara.Mas, o campo deve ser texto ou numérico ?Bom aí o buraco é mais embaixo,passa para seu validador se um CPF que não tem todos os digítos, e verifique se ele valida.Se validar, passe novamente, agora sem informar todos os dígitos. Verifique se há ou não validação.Bom resumindo, perceba que o número do CPF e do CNPJ, no formato em que são feitos, são números finitos, e que, fatalmente, um dia (sabe-se lá quando) vão acabar. E pode ter certeza que não vão pensar duas vezes, em nada mais nada menos incluir uma casa decimal a mais. O que torna a validação como texto um grande problema.Hoje em dia eu guardo os dados de CPF e CNPJ em formato texto. Mas já encontrei furos, pois, na verdade são valores numéricos.

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelo,Graças a deus até então enho guardado somente os números :) Gostei dos seus argumentos, nos quais me converam.Agora, quanto ao campo, tipo de dados...Digamos que seja um banco de dados ACCESS, qual o tipo de campo apropriado?Guardei num campo do tipo TEXTO...Em outros bancos, você guardaria num campo com que tipo de dados?Obs.: no form então, vou deixar sem ou com mascara, tanto faz. o que importa é q no banco de dados, deixar apenas números. Quando quiser exibir estes dados, daí deverei formata-los ou não, como quiser :)

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Marcelo.Não sei se dou a liberdade do usuário entrar no meu formulário e digitar o seu CPF/CNPJ com máscara. Atualmente, no formulário, permito apenas a entrada de números; Bem como, no banco de dados.O que você acha?Sempre fui contra máscaras.Ultimamente, por gostar de brincar com javascript, comecei a gostar um pouquinho. :) Porém agora não sei devo deixar com máscara o formulário ou continuar apenas deixando só números.O problema é que tem gente que acha mais bonito usar máscaras, mais intuitivo e fácil de visualiza-lo enquando digita-se.Porém não sei realmente.Poderiam ser opniões não apenas só suas Marcelos.Quem mais estiver lendo, por favor, poste aí.Depois de tudo concluído aqui, passo em primeira mão o formulário pra darem um look, garanto que vão gostar. Caso contrário, aguardarei dicas.Até mais. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.