Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Som do teclado pode revelar senhas

Recommended Posts

Som do teclado pode revelar senhas

Técnica desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, permite descobrir senhas guardadas em um PC, através da gravação do som do teclado.

São Paulo - Os pesquisadores Li Zhuang, Feng Zhou e Doug Tygar, da Universidade de Berkeley, na Califórnia, desenvolveram uma técnica que permite recuperar até 96% de um texto guardado em um computador, gravando o som produzido pelo teclado e aplicando-lhe um algoritmo.

Segundo Tygar, o método permite, por exemplo, descobrir senhas de cinco caracteres, digitadas em documentos, em apenas 30 tentativas. Batizada de “espionagem acústica”, a nova tecnologia representa séria ameaça à privacidade dos usuários de PCs. “Será difícil encontrar um meio de impedir o acesso a dados confidenciais pela espionagem acústica”, avisa Tygar.

João Magalhães

Fonte: http://www.estadao.com.br/tecnologia/infor...5/set/15/58.htm

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu nao sofro desse tipo de ataque, meu teclado adoro ele é macio pra caramba e nao faz barulho pra digitar = )

não faz barulho ou a audição humana não consegue captar???

Compartilhar este post

Link para o post

A mesma notícia pelo Site Baboo Diz que você não está tão protegido assim.

Compartilhar este post

Link para o post

A mesma notícia pelo Site Baboo Diz que você não está tão protegido assim.

podes crer salgado

acho que foi o que insinuei...

a faixa de frequencia da audição humana é muito pequena s enão me engano de 300 a 3400 hz e animais ou aparelhos podem "ouvir" coisas que não ouvimos

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que esse sistema que inventaram deve criar uma rotida e consegue detectar quais teclas sao pelo ritmo dos sons, mas e quem é catador de milho que digita meuito lento e com um dedo, acho dificil esse sistema saber qual tecla é = )

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, pelas explicações que lí ele entende que cada tecla tem um som único, e dai independente da velocidade, conseguindo isolar cada som de toque ele poderá ter cada caractere digitado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho impossivel cada tecla ter um som proprio, pois o teclado do computador nao é teclado musical que tem Dó, Ré, Mi, Fá, Só, Lá, Si, Dó ,eu ainda acho que eles detectam pelo ritmo ou sequencia, agora duvido eu aperta uma tecla por exemplo "a" e o cara saber pelo som

Compartilhar este post

Link para o post

acho que tem sim uma frequencia cada tecla...ja tinha visto materias sobre, e foi isso que levaram os banco s a criarem os teclados virtuais

Compartilhar este post

Link para o post

Bom posso estar enganado, mas eu toco teclado e tiro musicas de ouvido e pra mim as teclas de computador nao fazem ou emitem sons diferentes ou distintos, porque sao apenas teclas com uma borracha em baixo pra fazer o efeito mola e sao basicamente todas iguais com as mesmas borrachas e ate as teclas sao iguais o que muda é só o desenho pra você poder saber qual que é

e o sistema de bancos fez o teclado virtual para evitar keylogger, que sao programas que instalados nos micros eles copiando tudo que esta sendo digitado e manda pra pessoa ou guarda num arquivo

para quem nao sabem veja um exemplo de um programa keylogger

http://superdownloads.ubbi.com.br/download/i28825.html

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, como já foi dito anteriomente e você deve saber, nosso ouvido não consegue distinguir alguns sons e creio sim ser possível que cada tecla tenha um som distinto, variando de teclado para teclado e do tipo de uso do mesmo, com uma diferença de tonalidade que para nós seja imperceptível.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom só quero falar minha opniao nao quero discultir com ninguem, mas vamos discultir esse assunto de forma sadia como ta tendo

eu nao acho que é possivel, se existe um meio de escultar algum tipo de som pode ate ter, mas eu nao concordo por varios motivos

nenhum teclado é igual tem teclados de tudo que é tipo tamanho modelo formato, tem ate uns que nao sao do formato padrao qwerty, tem teclados de not que tbm sao diferentes dos de PC, e fora essas diferenças tem tbm as configurações ABNT, ABNT2 que muda as pocições das teclas de acordo com a região do pais, e outro motivo que eu ja falei as teclas nao sao teclados de musica, uma vez eu desmontei meu teclado pra limpar tirei tecla por tecla, ali da pra ver que sao todas iguais se encaixam em qualquer lugar elas nao tem uma posição fixa no teclado, e outra o teclado de pc nao foi criado pra emitir som ele só foi criado mecanicamente

e por esse motivo de ergonomia e ate desinger nao é possivel ter um som distinto

agora tem um porem posso ate acreditar 50% se o cara faz a escuta e usa o teclado dele, porque com o teclado que ele tiver na mao ele pode afinar o sistema pra ler, mas caso contrario nao acredito que pegue sons de qualquer teclado , bom é minha opniao sem nada contra a materia

O que é ergonomia?

"Ergonomia é um conjunto de ciências e tecnologias que procura a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho, basicamente procurando adaptar condições de trabalho às características do ser humano."

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, e desculpe se te pareceu rude algo que escrevi (como sempre gosto de lembrar palavra escrita não tem "Tom", então acaba havendo interpretações diferentes daquela que o autor escreveu.).

O mais provável é que se "treine" o programa para cada teclado, assim como se faz com o OCR e com os VoiceToTXT. E pelo que entendi o sistema seria usado com microfones super-senssíveis externos e tals.

Compartilhar este post

Link para o post

beleza, mas você nao pareceu rude , eu só tava alertando para que eu nao pareça rude por estar comentando, mas beleza, e se bem que falando em tecnologia nao se pode duvidar mais de nada, volta no tempo de Pedro Alvares Cabral e fale que o homem iria pra lua, o pessoal iria te queimar na fogueira = )

Compartilhar este post

Link para o post

Impossivel...As teclas são iguais... só muda o desenho em cima como disse o Fabyo... o mecanismo é o mesmo...Talvez ele acerte por causa das teclas apertadas com os dedos... cada dedo aperta a tecla de um modo diferente... um peso diferente.. mas mesmo assim é dificil...

Compartilhar este post

Link para o post

As teclas são iguais (bem vamos aceitar que sim, mas existem diferenças mínimas sem padrão de uma tecla para outra), eu sei, mas o ponto de contato delas na base é diferente, o que pode sim gerar sons diferentes.Para nosso ouvido pode ser igual mas para uma máquina "treinada" para reconhecer o som de uma pluma planando pode ser completamente diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho dificil. Quando o teclado vai ficando velho algumas teclas vão ficando "meio" pressas, isso geraria um som diferente?Mas o que aconteceria se eu tivesse ouvindo o som no último volume?

Compartilhar este post

Link para o post

acredito que sejam sons diferentes simbem voltamos ao exemplo do Fabyo dos instrumentos musicaisbem os teclados que eu ja vi, possuem teclas iguais tambem (pelo menos para mim parecem iguais)entretanto os sons são diferentes, porque???por diversos motivos que não são apenas o formato da tecla pode ter certeza...com o telefone acontece o mesmosó que são aparelhos que foram feito pro ser humano escutar sons diferentes enqueanto que pra um teclado normal isso tanto faz...ta ai a diferença

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.