Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Shivans

História PHP

Recommended Posts

O PHP foi concebido no outono (lá nos EUA, aqui no Brasil seria primavera)de 1994 por Rasmus Lerdorf. As primeiras versões foram usadas na suahomepage para saber quem estava consultando o currículo online. A primeiraversão, utilizada por outras pessoas, foi disponibilizada em meados de1995, e era conhecida como Personal Home Page Tools (Ferramentas paraHomepages Pessoais).Ela consistia num motor de interpretação bem simples, que entendia algumas macros especiais e alguns utilitários de uso comum nas homepages de então.Um livro de visitas, um contador e outras coisas. Em meados de 1995, o interpretador foi reescrito e batizado de PHP/FI Version 2. O sufixo FIveio de um outro pacote escrito por Ramus, que interpretava dados deformulário html. Ele combinou os scripts das Ferramentas para HomepagesPessoais com o Interpretador de Formulário e adicionou o suporte ao mSQL;o PHP/FI estava criado. O PHP/FI cresceu num ritmo incrível e as pessoascomeçaram a adicionar-lhe código.É muito difícil estimar corretamente, mas, em fins de 1996, o PHP/FIestava sendo usado em pelo menos 15,000 web sites pelo mundo afora. Na metade de 1997, este número havia aumentado para mais de 50,000. Nestaépoca, o desenvolvimento do PHP também sofreu mudanças. De um projeto deestimação de Rasmus, com contribuições de um pequeno grupo de pessoas, setornou um esforço de uma equipe mais organizada. O interpretador foireescrito do zero por Zeev Suraski e Andi Gutmans, e este novointerpretador foi a base para o PHP Versão 3. Muito do código dosutilitários do PHP/FI foi portado para o PHP3, e muito desse código foitotalmente reescrito. Já na metade de 1999 PHP/FI e PHP3 eram oferecidos juntos com váriosprodutos comerciais, como o webserver StrongHold da C2 e o RedHat Linux. Uma estimativa conservadora baseada na estrapolação dos números fornecidos pela NetCraft diz que o PHP está em uso em mais de 150,000 sites em todo omundo. Para se ter uma idéia do que isso significa, esse número é maior doque a quantidade de sites que rodam o Enterprise server da Netscape naInternet.achei legal, espero ter acrescentado cultura a alguem...by Shivans

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bunitinha né a história do PHP! hehehehe :rolleyes: Faltou falar da Zend, que foi um empresa que investiu muito no PHP (dinheiro, pessoal, tecnologia..) e é uma das principais responsáveis pelo PHP ter a qualidade que tem hoje.Atualmente o conceito de que software livre possui aquele modelo de desenvolvimento em que programadores de todo fazem um pouquinho aqui, um pouquinho lá já tá ficando um pouco pra trás... tem empresas que estão investindo pesado em software! Um dos principais casos na minha opinião de uma empresa que vive bem com software livre é a Ximian (recentemente comprada pela novell)... a Ximian é quem desenvove produtos como o GNOME e o Evolution (bastantes conhecidos no mundo Linux), como todo empresa precisa fazer dinheiro, ela pega as tecnologias desenvolvidas e testadas no gnome e põe num desktop que ela comercializa, o Ximian Desktop! O que é muito bom pra comunidade, pois ela continua desenvolvendo um software de muito qualidade.. que é o gnome.A Zend também utiliza esse modelo com o PHP... produz um software livre de grande qualidade que é o PHP, e pra ganhar dinheiro faz suas soluções comerciais.. como otimizadores de código... compilador de php e por aí vai.Apesar de ser muito mais "romantica" a parte da historia em que um programador criou uma nova linguagem pra suprir suas necessidades... eu acho muito mais importante o momento em que uma empresa investiu na linguagem, pra que ela se torna-se o que eu hoje, isso na minha humilde opinião, é lógico.=P

Compartilhar este post

Link para o post

concordo em partes. precisa de um veiculo grande pra ter expansao, ai entra o envestimento q e dado pelas empresas, um unico programador nao teria recursos pra expandir tanto qto uma empresa pra melhorar...salvo o nosso fdp da midia bill gates hehe

Compartilhar este post

Link para o post

É...! Mas hoje em dia é cada vez menor o número de "geniozinhos" que ficam em casa desenvolvendo idéias malucas que um dia podem mudar o mundo. Normalmente eles trabalham em empresas e ganham bem.Sobre o Bill Gates o meu coméntário é que a única grande idéia que ele teve, não foi ele que teve! Hehehe! A interface gráfica, que transformou ele no cara mais rico do mundo.. sendo uma idéia roubada.Depois do primeiro bilhão no bolso ficou fácil fazer os outros. Era só contratar uma excelente equipe de programadores e usar de métodos ilicitos pra desbancar a concorrência.

Compartilhar este post

Link para o post

e verdade, bill nao vale nada, nao existem mas genios e sim compiadores. ou reprogramadores, tudo comeca com uma ideia minima, acho q nao existe ninguem q tenha elaborado algo complexo e sozinho...eu acho pelo menos... e isso???

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim, gênio não é somente quem inventa algo novo, revolucionário. Mas sim também é quem sabe explorar ao máximo os conceitos que já existem. Reinventar a roda é algo complica que pode não levar a nada.Grande gênios da programação existem sim! Exemplos, Miguel de Icaza.. da Ximian.. criador do gnome, o James Gosling.. pai do Java. E por aí vai. Cito esses dois, pois são os pais de duas obras primas da computação que eu convivo diariamente... Mas o que não faltam são exemplos de grandes programadores.

Compartilhar este post

Link para o post

sera q ninguem ve esse topico??? isso tudo e preguica de ler e agregar conhecimento???sera???

O que você quer ? Que cada um dê sua opiniao ou leia ? Se quer opinião esclareça ou poste no fórum brainstorm.

Compartilhar este post

Link para o post

desculpe walace, mas isso q postei aki e apenas direcionado ao pessoal de php, acho q aki e o local adequado, entende? le e posta kein kizer... obrigado pela dica, mas acho o cumulo ninguem kerer agregar conhecimento...bah, hihihi

Compartilhar este post

Link para o post

desculpe walace, mas isso q postei aki e apenas direcionado ao pessoal de php, acho q aki e o local adequado, entende? le e posta kein kizer... obrigado pela dica, mas acho o cumulo ninguem kerer agregar conhecimento...

bah, hihihi

Mas cara, a questão não é essa, você postou, achei muito interessante, mas não respondi nada, até passei por e-mail para alguns colegas, mas você, pelo que entendi queria que tivesse algum comentário: "sera q ninguem ve esse topico??? isso tudo e preguica de ler e agregar conhecimento???"

Daí eu só tentei explicar que você deveria ter escrito que "queria" comentários.

No mais tá tudo dez !

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.