Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Higor_Owen

Opiniao

Recommended Posts

Pra vcs qual o melhor compilador ou ferramenta de desenvolvimento, incluindo todas até RAD, para C?É bem mais fácil encontrar compiladores para C++, por isso fika ai a minha pergunta, excluindo os compiladores de c++ q sabemos q existem em grande escala e das melhores qualidades.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Higor. Gosto do gcc da Free Software usando no Linux. Tem muitas bibliotecas, e ele é bem completo. A biblioteca GTK dele foi usada para criar o Gimb e o Gnome!

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é Higor, o bixo é bom mesmo! Se voce olhar no diretorio /usr/include verá quantos headers ele tem. E se olhar o diretorio /usr/lib verá que ele tem um monte de bibliotecas(SLD, GTK,MySQL,Firefox..). Esses diretorios podem mudar de acordo com a distribuição que voce usa. Eu uso o Slackware 10.2 com gcc 3.3.6. A proposito, voce faz faculdade de que? Falou.

Compartilhar este post

Link para o post

No linux, qual editor que vcs mais gostam? emacs e legal, mas e meio chato pra aprender, vou comecar a mexer com o anjuta

Compartilhar este post

Link para o post

nith_head ontem dei uma olhada nas bibliotecas dele, e realmente tem muita biblioteca, eh um belo compilador! Estou fazendo faculdade de ciencia da computação, no 2 semestre ainda, mas por enquanto com muito gás hehe! você faz o q? faculdade? ou jah trabalha no ramo?Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

E ai Higor!Eu não faço faculdade e nem trabalho, só dou trabalho, hehe.Falando serio, eu acabei o 2 grau e to querendo fazer um curso de nivel superior na ramo da informatica.To com um projeto de fazer um jogo de xadrez para Linux usando a biblioteca do gcc Ncurses. Com ela dá para fazer janelas, usar cores, tem suporte a mouse e teclado... Atualmente to estudando Ncurses e jutando material.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem vários cursos de nivel superior no ramo da informática. N sei qual a tua preferencia dentro da informatica, mas parece q tu curte programar, entao ciencia da computação eh altamente recomendavel. Qdo eu tinha acabado o 2 grau n sabia pra qual ramo da info ir, mas fui pra cc e gostei, em 1 semestre e meio jah aprendi mais do q os meus 5 anos anteiores em programação.Essa tua ideia do jogo de xadres eh interessante, tu vai fazer ele em c? vo da uma olhada nessa biblioteca amanha, n sabia q o gcc tb tinha suporte a mouse e teclado. Acho q eh o melhor compilador de c do mercado mesmo, sem duvida, do pouco q jah mexi nele jah tive uma excelente impressao, to ateh procurando material pra aprende a mexer melhor nele. Tu pretende comercializa o jogo?!

Compartilhar este post

Link para o post

E ai Higor, beleza?

O curso que eu to querendo fazer mesmo é Engenharia de Software, ele é direcionado a planejamento e qualidade de software. A principal enfase é no software, só que não tem esse curso em qualquer lugar.

Mas o curso que eu to me preparando agora p/ fazer é Sistemas de Informação, que tem a ver com redes. Depois eu faço o que eu quero de fato.

O jogo de xadrez eu vou fazer em C. Escolhi a Ncurses porque nela voce pode fazer isso tudo que eu disse mas é em console somente. O gcc ainda tem as bibliotecas graficas GTK, SDL(muito boa essa, serve para fazer jogos 3d!), Qt e outros mais. Vou fazer para console primeiro, porque foi aconselhado a isso, ou seja, se preocupar primeiro com o funcionamento e depois que estiver rodando implementa os graficos.

Um pequena descrição sobre Ncurses:

"Para quem não sabe a NCURSES é uma biblioteca capaz de dar funcionalidade a terminais a base de texto. Com ela os seus programas poderão:

* ter janelas;

* utilizar cores;

* ter suporte a mouse;

* utilizar teclas de função do teclado

A NCURSES é desenvolvida sob a licença GNU/Linux. Para obter a última versão, informações detalhadas e outras ligações relativas à ncurses, visite: www.gnu.org/software/ncurses/. "

Visita estes sites sobre Ncurses:

Introdução a Ncurses

Apostila

www.del.ufrj.br

Artigo

Forum sobre jogos em C

Forum de programadores que usa Linux, gcc e Ncurses

WIkipedia, a enciclopedia Livre

O jogo eu quero que seja aberto mesmo, ou seja, com o codigo fonte disponivel e não penso em comercializá-lo.

Quanto ao gcc alem dele ser bom é livre! Não é uma maravilha!? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/yes.gif

Compartilhar este post

Link para o post

E ai Lutzmind. No Linux eu gosto do editor Kate do KDE. Faço meus programas nele. Apesar de ser simples ele é muito bom. Em modo texto uso o Vi.

Compartilhar este post

Link para o post

E ai Higor.

Tu não vai acreditar o que eu descobrir! Tava pesquisando aqui sobre diretivas do gcc e adivinha?

Com o gcc voce pode transformar o codigo C em ASSEMBLY.

Exemplo:

gcc -S prog.c

Ai ele vai gerar como resultado prog.s com codigo Assembly, não é incrivel?! Compilei um aqui para testar e quando vi não acreditei, o codigo c todo transformado em Assembly, massa, massa mesmo.

Lembrando ainda que é possivel compilar codigo C++ com o gcc, mas o compilador especifico para isso é g++ tambem do Linux.

Falou.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala nith_head! Jah me falaram bastante desse curso, todos elogiam mesmo, mas aki onde eu moro acho q nenhuma faculdade disponibiliza ele, nem mesmo a federal! A proposito, de onde você eh?Caramba, transformar em assembly o codigo? Isso eh incrivel, amanha vou inclusive testar essa funcionalidade nele. E tu tentou executar o codigo em assembly no gcc pra ver se ele executa?Eu a pouco tempo tava usando um tal de Pc Spim pra simular codigos em assembly da arquitetura do mips, mas eh um péssimo simulador, sempre dando erros, e nem mesmo indica as linhas de possiveis erros, ateh mesmo códigos curtos ele dava pau. Vo da uma zoiada no gcc com essa funcionalidade.E se precisar de alguma ajuda no jogo eh soh dar um grito. Alias bem q poderias disponibiliza ele na incubadora hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, eu sou de Fortaleza-Ceará, mas estou em Teresina-Piaui passado uns tempos com meu pai. Tambem não sei se Engenharia de Software tem aqui, sei que tem Sistemas de Informação e Analise de Sistema no Cefet daqui e Ciencia da Computação na Estudual daqui.

Na verdade eu to aprendendo C agora, to estudando pelo livro Treinamento em C - Curso Completo. To no modulo 2.

Este livro é muito bom e abrangente, cobre quase tudo de C. Pena que é direcionado ao Turbo C e eu só to usando Linux, então tenho que me virar com as funções.

Então o jogo de xadrez eu ainda vou começar a fazer, do zero. Não tem codigo nenhum ainda, comecei a escrever hoje! Quem sabe depois eu disponibilizo nessa tal de incubadora. Voce poderia explicar como é isso, essa tal de incubadora?

Se voce quiser, pode me ajudar a fazer o tabuleiro. Eu to pensando em faze-lo com Ncurses. Depois vem as peças, depois os movimentos. Olhou os links que coloquei? tem material bom ai.

Uma pergunta: voce utiliza Windows em casa e Linux na faculdade? Porque eu to querendo que o codigo seja compilado com o gcc e que o jogo seja para a plataforma Linux. Dai a razão de ele ser aberto, tb porque eu gosto mais do Linux! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Daqui a alguns dias eu posto o resultado do que eu comecei hoje.

Ate mais. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/bye1.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Fala velho, eu jah vi esse livro pela faculdade, mas preferi optar por outro de C que é o "Manual Completo de C", eh um livro enorme mas abrange tudo da linguagem, e tudo passo a passo sem pular nada e com muitos exempos e bem detalhado. Em casa eu ainda to com Windows, a tempos atras tinha colocado o Linux, mas logo nao deu certo, tava com pouco espaço isso q meu hd tem 80GB. E na faculdade sim, soh se usa Linux, tanto para programar quanto para fazer trabalhos e etc. Ateh por isso q vo colocar Linux aki e vo poder te ajudar no jogo, mas enquanto isso posso te ajudar la da faculdade jah q eu passo o dia todo lá.Os links q tu me passo eu dei uma lida neles e eh muito bom, se tiver mais pode passar hehe. Esse NCurses tem coisa pra caramba. Qdo jah tiver algo feito do projeto da uma postada e jah da uma ideia do q tu jah fez nele. Essa incubadora me parece q eh uma area do fórum onde se posta seus projetos, para compartilhá-lo com outras pessoas q tb tem interesse na linguagem em q você esta fazendo o projeto, eh bem interessante!Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

E ai?

Meu pai disse que já deu uma olhada nesse livro que tu disse. Ele tb disse que na época que tava pesquisando o mais comentado como melhor era C Total e Completo. Acho que ainda deve ser.

Se tu for instalar o Linux e tiver problemas pode postar aqui que eu tento te ajudar ou eu falo com meu pai, ele é fera em Linux e já mexe com linux já faz tempo.

Se preferir pode tambem visitar esse forum aqui: clube do hardware

Tem muito cara lá que mexe com linux e sabe muita coisa. Eles tambem podem te ajudar, mas para postar lá tem que se cadastrar!

Ah! tu tem ICQ ou MSN, assim fica mais facil de se comunicar. E essa tua faculdade é massa oh!, só tem Linux http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif . Onde voce mora e qual é essa faculdade?

Falou.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala nith, me add no msn higor_owen@hotmail.comEu tentei instalar o Linux hj, mas n sei o q deu, devido a algumas sugestões eu descolei o kurumin, a ultima versao, com um colega e fui instalar e deu tudo normal, ele rodo por cd, mas na hora de selecionar a opção instalar no HD ele disse q tenho q compartilhar o hd, tem alguma sugestão de algum software eficiente pra isso? me disseram q o kurumin tinha um interno, mas ateh onde eu fucei, nada encontrei, apenas mensagens pedindo um compartilhamento do hd. Se tu souber de um Linux melhor, tb estou aberto a essa sugestão.La na faculdade eh soh linux mesmo, tem ateh gente q reclama, mas ele tem tudo q o windows tem , mas eh tudo free, n sei pq alguns reclamam, tem softwares ateh melhor q o windows lá. A universidade eh a Unisinos (www.unisinos.br), fika aki no RS na região metropolitana de porto alegre em sao leopoldo. A universidade eh enorme e ainda tem um polo de informatica lá dentro, e volta e meia tao ganhando premios por ai.Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

E ai Higor? Beleza?

Cara, foi mal por ter sumido, é porque to com problemas aqui com a internet.

Quanto a instalação do Linux, já que voce já está com Kurumin então o melhor é instalar ele mesmo, porque para baixar outra distribuição pela internet demora muito, só se voce tiver internet rapida.

Quando o Kurumin pede para voce compartilhar o HD é para voce particionar-lo, ou seja, liberar um espaço no seu HD para poder instala-lo, caso ele esteja 100% ocupando pelo Windows. Então o jeito é voce formatar seu HD todo ou usar o Partion Magic que pega um espaço livre que voce tem em HD e cria uma partição nova. A parte critica é justamente essa, criar uma nova partição para o Linux, pois o sistema de arquivos dele é diferente do Windows, por isso tem que particionar.

Para ter mais ajuda, visita este endereços:

Forum do Clube do Hardware e

Site oficial do Kurumin

Eu uso o Slackware porque ele já instala o gcc os pacotes de todas as bibliotecas do C que voce precisa. Entao quando for instalar o Kurumin certifique-se de instalar o gcc e os pacotes das bibliotecas.

O meu nick MSN é viniciusmac, depois eu te add, certo?

Outro distribuição boa é a Conectiva, massa, foi a primeira que usei. Pois é, dá uma visitada nos sites se não conseguir instalar. No guia do hardware tem um guia de como instalar o Kurumin.

O codigo do tabuleiro e está dando erro de segmentação depois eu te passo, só que agora eu vou ter menos tempo porque vou ter que estudar por vestibular, mas vou continuar nos finais de semana. Falou.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala nith, dei uma olhada nesses sites e no segundo que tu me passo consegui um manual completinho pra instala o kurumin, muito bom, instalei ele sem problemas, com todas bibliotecas e etc, brigadão!Soh achei o kurumin meio newba, ele eh bem simples, eh tudo automatico, eh ao estilo do windows, mas mais bonito e muito mais estável, vo dar uma olhada nesse conectiva q se n me engano foi comprado por outra distribuição pelo q eu andei lendo em algumas referências, mas ele eh free pelo q eu vi, afinal existem varios links pra baixar ele no proprio site da conectiva. Vo da uma testada no conectiva! O slack eh meio complicado ou eh facil de fuçar tb? tem mais coisas?Qdo tu tiver no MSN me passa ele pra dar uma olhada no q pode estar dando erro. Estuda bastante ai q tu passa, um abraço!Abri meu msn hoje e jah aceitei tua requisição.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.