Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Yahoo anuncia biblioteca digital

Recommended Posts

Yahoo anuncia biblioteca digital

 

O projeto é semelhante ao do Google, mas para evitar problemas de direitos autorais o portal disponibilizará somente trechos de livros que já caíram em domínio público ou aqueles licenciados oficialmente por seus autores.

 

São Paulo - A exemplo do rival Google, o Yahoo pretende colocar online uma coleção de títulos que podem ser encontrados por qualquer sistema de buscas e baixados gratuitamente para PCs e tocadores de MP3, como o iPod, da Apple.

 

A iniciativa, anunciada hoje, será levada a cabo pelo grupo Aliança para Conteúdo Aberto (Oca, na sigla em inglês), formada recentemente com o objetivo de evitar problemas de direitos autorais.

 

O Yahoo não quer incorrer no mesmo erro do Google, que foi processado pela The Authors Guild, entidade americana que congrega mais de oito mil escritores, sob a acusação de escanear e digitalizar obras literárias, sem a devida autorização de seus autores.

 

Para não correr esse risco, o Yahoo irá disponibilizar somente trechos de livros que já caíram em domínio público ou aqueles licenciados oficialmente. O Internet Archive hospedará o material digitalizado e a Hewlett-Packard Labs entrará com a tecnologia de escaneamento. O conteúdo, que inclui, além de livros, também discursos célebres, áudios, vídeos e músicas será fornecido pelas universidades da Califórnia, Toronto (Canadá) e Arquivo Nacional do Reino Unido.

 

João Magalhães

 

Fonte: http://www.estadao.com.br/tecnologia/inter...5/out/03/21.htm

 

Noticia Relacionada

 

 

03/10/2005 - 12h02

 

Yahoo! segue Google e planeja criação de biblioteca digital

 

da Folha Online

 

O Yahoo! pretende colocar em prática um projeto de digitalização do conteúdo de bibliotecas, assim como seu maior rival já fez. Há alguns meses, o Google Print oferece na web trechos de livros disponíveis em bibliotecas --a iniciativa já causou bastante polêmica.

 

Para criar página, o Yahoo! se aliou à Universidade da Califórnia e Internet Archive, entre outras organizações. O grupo de parceiros recebeu o nome de OCA (Aliança do Conteúdo Aberto, em tradução livre).

 

"Se conseguirmos levar esse projeto adiante, poderemos ter o conteúdo de bibliotecas oferecidos não só pelo Yahoo!, mas também por outros sites de busca. Esse material poderá ser baixado em computadores, handhelds e até em [toca-MP3] iPods", afirmou Brewster Kahle, fundadora do Internet Archives.

 

O Yahoo! pretende oferecer na internet apenas cópias digitalizadas de obras que pertencem ao domínio público --aquelas que não estão submetidas à lei dos direitos autorais. O Google optou por colocar na web trechos de obras que fogem dessa classificação e está enfrentando problemas.

 

Há cerca de duas semanas, por exemplo, um grupo formado por cerca de 8.000 autores abriu um processo em Manhattan (EUA) contra a gigante das buscas por violação dos direitos autorais. Segundo eles, a companhia não pode colocar conteúdos na internet sem a devida autorização.

 

Os membros do grupo pedem à Justiça que impeça o trabalho do Google antes que os autores "sofram danos irreparáveis ao perder o controle sobre os direitos autorais de suas obras".

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informa...124u19069.shtml

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noticia Relacionada

 

 

Yahoo! investe em biblioteca pública digital

 

Segunda-feira, 3 outubro de 2005 - 15:24

 

IDG Now!

 

O Yahoo! divulgou nesta segunda-feira (03/10) o apoio a uma iniciativa que busca o desenvolvimento de uma grande biblioteca online de textos digitalizados e filmes em domínio público, disponível para consulta, download e usos diversos em formatos de alta resolução.

 

 

A companhia é mais uma entre diversas organizações que apóiam a Open Content Alliance (Aliança Conteúdo Aberto), cujo objetivo é agregar também todas as bibliotecas já existentes pela web e adicionar mais conteúdo a esse arquivo.

 

 

A Adobe e a Hewlett-Packard já anunciaram anteriormente que fornecerão software para o projeto, enquanto que os livros digitalizados virão da O'Reilly Media e da Universidade de Toronto, no Canadá. Os filmes serão por conta dos arquivos da Prelinger (que organiza o portal Internet Archives) e dos arquivos nacionais do Reino Unido.

 

 

O Yahoo!, por sua vez, organiza o conteúdo e desenvolve os sistemas de busca, além de patrocinar a digitalização de um número de obras de literatura norte-americana selecionadas pela Universidade da Califórnia.

 

 

Segundo Brewster Kahle, organizador do Internet Archive, o modelo de financiamento proposto pelas empresas que apóiam a iniciativa permitirá a digitalização de "milhões de filmes, livros e gravações em áudio", com a primeira parte chegando logo ao final deste ano.

 

 

A Open Content Alliance, no entanto, não é a única biblioteca digital em construção. O Google Print, do Google, também planeja oferecer milhões de obras digitalizadas, incluindo algumas que ainda estão sobre proteção de direitos autorais.

 

 

De outro lado está a Associação dos Autores dos Estados Unidos, que já criticou a iniciativa do Google e recentemente anunciou um processo na Justiça do país pedindo o fim do serviço. Segundo o mecanismo de busca, o Google Print é legal e não fere nenhuma recomendação da lei de direitos autorais norte-americana.

Peter Sayer - IDG News Service, França

 

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/Intern...annelID=2000012

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.