Naomi 0 Denunciar post Postado Outubro 10, 2005 Oi Pessoal ! Me formei recentemente - técnica de web design, e na prática ficaram algumas dúvidas qto a parte burocrática do negócio (rs). Como proceder com contratos e orçamentos em trabalhos freelancer ? No curso aprendi q devemos oficializar todo o projeto, mas vejo mtos colegas que por fazerem trabalho free não fazem nenhum tipo de contrato de serviço e depois de colocarem o site do ar, não recebem pagamento, e por falta de contrato reconhecido, não tem como recorrer. Acaba sendo estressante para o profissional, e por mais q este retirei o site do ar, só o tempo q gastou pra desenvolver o projeto já se perde mto. É exagero a utilização de contrato reconhecido em trabalho freelancer ou é totalmente válido ??? Se for válido, alguém poderia me informar como montar um ?Obrigada desde já !!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme Strich 0 Denunciar post Postado Outubro 11, 2005 Olha, essas pessoas que normalmente não oferecem nenhum tipo de contrato, fazem os websites por preços muito baixos, em torno de R$200 e R$500. Eu aconselho a não entrar nessa, pois isso para quem já está a um bom tempo na WEB, chamamos de "Prostituição de Websites". Toda pessoa que trabalha nesse ramo deve se valorizar e calcular suas despesas, eu sempre, em cada cliente free-lance eu coloco as minhas contas do mês junto no orçamento final. Exemplo: Provedor de Internet e Serviço da BrasilTelecom: R$100,00 Luz: R$50,00 Telefone: R$60,00 Gasolina para se descolar para o cliente, eu arredondo sempre em um valor: R$50,00 Então somando tudo isso, já chegamos a um valor de R$260,00. Claro, jamais divulgue isso para os seus clientes. Em seguida, faça um briefing com o cliente, volta para sua casa e estude mais ou menos quantas horas você acha vai levar para fazer esse projeto e estipule um valor cobrado por hora. Normalmente, demora em torno de 40 horas para desenvolver um website, calcule um valor de R$35,00 a hora, sairia um total de R$1.400,00 o valor do site, mais não esqueça de acresentar o valor de suas despesas que citei antes, que ficaria um total de R$1.660,00 Sobre contratos, você pode procurar em http://www.imasters.com.br/contratos Já tem alguns exemplos de contratos para free-lancers. Espero ter ajudado! flw ae! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Naomi 0 Denunciar post Postado Outubro 11, 2005 Guilherme nem sei como agradecer, era justamente isso que eu estava querendo saber. Como sou nova na área, fico insegura sobre orçamentos, contratos, etc. Mas sabe, esse orçamento que você passou, é pra uma pessoa com a sua experiência, eu não posso nem em sonho cobrar isso. Tem um certo preconceito com recém-formados, acho q isso em todas as áreas, e prejudica bastante na hora de dar um preço ao trabalho. Eu posso julgar um determinado preço pro meu trabalho, mas o cliente julga outro qdo leva em conta o tempo de experiência que tenho na área. Pelo menos é o q tem ocorrido comigo. Mas mesmo assim, muitooo obrigada pela ajuda !!!E Boa Semana !!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme Strich 0 Denunciar post Postado Outubro 13, 2005 Olha, como falei, não importa que você não tenha experiência, desde que seu trabalho seja eficiênte, o que você não pode fazer é entrar nessa e "Prostituição de WebSites".E sempre pense assim, se o cliente está te contratando para fazer um website, é porque ele não sabe fazer ou não tem tempo, senão ele mesmo faria.Um exemplo que sempre passo aos meus amigos e alunos é o de uma loja que vende carros. Se um carro custa R$25 mil e um cliente chegar e oferecer R$20 mil, o vencedor jamais vai vender, aí o cliente vai querer saber o porque do carro custar R$25 mil e não R$20 mil. Aí cabe o vencedor a explicar, como funciona, a construção, elaboração o design, essas coisas... É a mesma coisa que website. Se você apresentar um orçamento de R$1.660,00 (Exemplo que fizemos no tópico acima) e o cliente falar que tem um conhecido que faz por R$500,00, Diga a ele que o resultado final não será o mesmo, pois você é uma profissional da área é formada e que seu valor final é 1.660,00.De ínicio se ele negar, tente negociar com ele, mais jamais diminua muito o valor de seu trabalho.SE VALORIZE!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Tiago Prux 0 Denunciar post Postado Outubro 25, 2005 Isso aí Guilherme. Pô, to virando teu fã cara. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Guilherme Strich 0 Denunciar post Postado Outubro 25, 2005 Isso aí Guilherme. Pô, to virando teu fã cara.Pô, que isso, assim eu fico até emocionado...hehehe Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Novembro 10, 2005 cuidado com os contratosleia e releia quantas vezes for necessário antes de passar para o cliente ler. e peça para que o cliente leia com atenção antes de assinar.faça uma reunião pra discutir as cláusulas antes de assinar.como já citaram, o nível do trabalho influencia muito no valor e logicamente o "nível" $$ do cliente tb.sobre o que o guilherme falou a respeito de incluir a sua conta de luz e telefone e internet... não acho isso ético.despesas pessoais não são da conta do cliente. Mesmo que o cliente nao fique sabendo, isso fica como peso na consciência.nos meus contratos eu coloco em parágrafo único +- assim:"Despesas com transportes para reuniões, suporte e treinamento são de responsabilidade do contratante" Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites