Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Gdias

Valiadar campos e verificar preenchimentos

Recommended Posts

salve amigos...

tenho um formulário com um select com as opções sim e não... se o cara seleciona não, desabilita uma série de campos input type... (como segue código abaixo).

minha dúvida é a seguinte, como neste mesmo código verifico se o cara sinalizou sim e deixou de preencher ao menos um campo?

Desde já valeu pela força.

function Selecionei1()	{	if (document.SERVICO.IC_CORPORATIVO.value == 'N')	   {		document.SERVICO.CORP_1.disabled  = true;		document.SERVICO.CORP_2.disabled  = true;		document.SERVICO.CORP_3.disabled  = true;		document.SERVICO.CORP_4.disabled  = true;		document.SERVICO.CORP_5.disabled  = true;		document.SERVICO.CORP_6.disabled  = true;		document.SERVICO.CORP_7.disabled  = true;		document.SERVICO.CORP_8.disabled  = true;		document.SERVICO.CORP_9.disabled  = true;				}			if (document.SERVICO.IC_CORPORATIVO.value == 'S')	   {		document.SERVICO.CORP_1.disabled  = false;		document.SERVICO.CORP_2.disabled  = false;		document.SERVICO.CORP_3.disabled  = false;		document.SERVICO.CORP_4.disabled  = false;		document.SERVICO.CORP_5.disabled  = false;		document.SERVICO.CORP_6.disabled  = false;		document.SERVICO.CORP_7.disabled  = false;		document.SERVICO.CORP_8.disabled  = false;		document.SERVICO.CORP_9.disabled  = false;				}	}
abraços,

Gustavo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve Adriano,Legal os códigos, serão utéis em outras ocasiões, porém nessa minha necessidade, eles não me servem.Veja só...eu tenho um campo selectbox com a opção SIM e NAO, se o usuário seleciona NAO, os demais campos ficam desabilitados e ele pode submeter sem problemas, agora se o cara seleciona SIM pelo menos um dos seguintes campos devem ser preenchidos:CORP_1 ouCORP_2 ouCORP_3 ouCORP_4 ouCORP_5 ouCORP_6 ouCORP_7 ouCORP_8 ouCORP_9O Código que você me indicou vai verificar se todos foram preenchidos mas se o cara preencher apenas um (deste "array" de campo) para o sistema já é satisfatório.Obrigado desde já por sua atenção.Abraços,Gustavo

Compartilhar este post

Link para o post

Salve Adriano,É como te falei, esse código vai verificar e "exigir" que todos os 9 campos estejam preenchidos, mas o que preciso é que se o usuário preencher dois ou cinco dos nove campos, a validação será confirmada...O Negócio:Pra entender melhor, tenho os nove campos input type=text. A pergunta no select box é se o cara conhece Banco de Dados (por exemplo), se a resposta for NAO, desabilita os nove campos, se for SIM, o cara terá que preencher ao menos um campo (ou os nove)... acontece que usuário (e o meu Gestor) pode preencher o último campo, e eu preciso verificar se em caso afirmativo, apenas um desses nove campos foram preenchidos... sacou?Cara, mais uma vez agradeço a sua atenção... quando desafogar me dá essa forcinha... eu vou tentando por aqui... mas não sei não (rs) tá complicado (no meu nível) de conseguir funcionar...Abraços,Gustavo

Compartilhar este post

Link para o post

Fantástico meu amigo Adriano... fico te devendo uma cerveja (rs)

eu tava quase nessa linha, veja:

IF (SERVICO.IC_CORPORATIVO.value == "S");{   if (SERVICO.ENVIO_1.value == "" && SERVICO.ENVIO_2.value == "" && SERVICO.ENVIO_3.value == "" && SERVICO.ENVIO_4.value == "" && SERVICO.ENVIO_5.value == "" && SERVICO.ENVIO_6.value == "" && SERVICO.ENVIO_7.value == "" && SERVICO.ENVIO_8.value == "" && SERVICO.ENVIO_9.value == "" && SERVICO.ENVIO_10.value == "" && SERVICO.ENVIO_11.value == "" && SERVICO.ENVIO_12.value == ""){	alert("Ao selecionar SIM na questão \"BASE DE DADOS\", você precisa declarar ao menos uma BASE.");	SERVICO.ENVIO_1.focus();	return (false);  }  }

No teu código a única coisa que tive que alterar foi de:

if ((Campo1=="") || (Campo2 == "") || (Campo3==""))

... para:

if ((Campo1=="") && (Campo2 == "") && (Campo3==""))

Senão ele ficava criticando que outros campos entavam vazios...

Valeu essa força... salou minha pele (rs)

Abraços,

Gustavo

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.