kazak 0 Denunciar post Postado Setembro 28, 2003 Imaginem a seguinte tabela:1 Frutas 02 Brinquedos 03 Uva 14 Melancia 15 Bola 26 Suco 37 Boneca 2Frutas e brinquedos são as categorias base. Dentro de frutas, temos as sub-categorias uva e melancia. Dentro da sub-categoria uva temos outra sub-categoria chamada suco. Entenderam? Os números da direita identificam em qual item cada um é subordinado. Os itens que são 0 (zero) são as categorias base. Minha dúvida é a seguinte: como fazer para listar os itens dentro das categorias que cada um pertence? Por exemplo, sabemos que boneca está dentro de brinquedos (2). E se eu adicionasse mais um item chamado dados pertencente à categoria brinquedos? Como ficaria? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ualex 0 Denunciar post Postado Setembro 28, 2003 não entendi muito bem . quando você diz tabela você diz tabela(bd) ok.por exemplo eu faria assim categorias // dai se cadastra brinquedos e talid_categorianome_categoriaitens // uma outra tabela. uva e talid_itemid_categorianome_itemdai se você precisa criaria a table sub-itens, sacou minha ideia ! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ZehOliveira 0 Denunciar post Postado Setembro 28, 2003 Pelo que parece se trata de um auto-relacionamento (chave estrangeira é a chave primária da propria tabela), o único jeito de mostrar todos os itens de uma categoria é criando um laço de interações.. com uma "pseudo-recursividade". Algo do tipo, lê uma categoria e imprime os itens.. lê cada item (que agora é categoria) e imprime todos os itens (que agora se toram categoria) e imprime todos os itens (que agora é categoria) e imprime todos os itens.. Hehe. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Seifer 0 Denunciar post Postado Setembro 28, 2003 Pelo que eu vi, você quer colocar tudo em uma tabela só....ae vai um exemplo, coloque um id(isso você fez), depois um id_pai e um id_filho!id | nome | id_pai | id_filho1 | Frutas 0 12 | Brinquedos 0 23 | Uva 1 34 | Melancia 1 4 5 | Bola 2 5 6 | Suco 3 6 7 | Boneca 2 7Repare o seguinte:Frutas tem id_pai 0, logo é uma categoria mestre. O id_filho dela é 1, ae Uva e Melancia são 'Filhos' de Frutas, pois o id_pai delas também é 1. Suco possui id_pai 3, mas só Uva possui id_filho 3, ou seja, não tem suco melancia! Se você quiser suco de melancia.... um jeito simples seria colocar '3,4' no 'id_pai' de Suco(e depois faz um array..... e cria a maior confusão!) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ZehOliveira 0 Denunciar post Postado Setembro 28, 2003 Pq um campo id_filho? Aparentemente ele é sempre igual ao id. E pela lógica se você é pai, o id_pai do seu filho é igual ao seu id.. você não precisa ter um id pra especificar quais são os seus filhos.. é só o seu proprio! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ualex 0 Denunciar post Postado Setembro 28, 2003 Amigo crie as a tabelas e faça os relacionamentos faça normalização , faça da maneira certa, não faça "gambiarra". Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ZehOliveira 0 Denunciar post Postado Setembro 28, 2003 Belo argumento. Perguntei somente pra saber se seu método é mais eficaz que o meu.. pq daí eu começaria a usar o seu nos casos de auto-relacionamento... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ualex 0 Denunciar post Postado Setembro 28, 2003 Belo argumento. Perguntei somente pra saber se seu método é mais eficaz que o meu.. pq daí eu começaria a usar o seu nos casos de auto-relacionamento... bom quando eu disse "gambiarra" não me refiria a sua resposta. Eu imagino que ela seria igual a minha criar uma chave estrangeira na tabela item que seria o relacionamento com tabela categoria. Bom eu acho uma boa maneira de se resolver este problema Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites