Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jsp_dev

Diferença entre Java e JavaScript

Recommended Posts

Olá! Resolvi abrir este tópico para tentar esclarecer os muitos usuários que confundem Java com JavaScript. Então vamos lá:O Javascript é uma linguagem de script que incorporado nas tag's Html, permite incrementar a apresentação e interatividade das páginas Web. Javascript é (ou serve como, já que pode ser utilizado para outros fins) uma extensão do código Html das páginas Web. Os scripts, que se inserem nas tag's Html, podem ser comparados aos macros de uma formatação de texto. Estes scripts vão ser gerados e executados pelo próprio browser sem fazer apelo aos recursos de um servidor. Estas instruções serão assim executadas diretamente e sobretudo sem atrasos no lado do cliente. Javascript foi desenvolvido inicialmente pela Netscape e na altura intitulava-se LiveScript. Adotado no fim do ano de 1995, pela empresa Sun (que também desenvolveu o Java), ele tomou assim o seu nome atual Javascript. Porém se eles soubessem a confusão que estavam criando...Java é uma linguagem de programação sob o paradigma da orientação a objetos, inicialmente desenvolvida pela Sun para ser uma linguagem de programação voltada para pequenos e portáteis dispositivos. Hoje Java possui uma extensa área de atuação, de celulares até a Web e com a vantagem de ser totalmente independente de plataforma pois ela é uma linguagem "compilada e interpretada". Um programa em Java quando compilado é convertido em bytecodes que por sua vez serão interpretados pela Java Virtual Machine (isso mesmo, um computador virtual) e por ela, codificados em linguagem de máquina. Sendo assim, seu programa em Java pode rodar em qualquer lugar que tenha uma Java Virtual Machine (quem sabe na sua geladeira ?).Bom, agora vemos que são duas coisas totalmente distintas portanto não vamos continuar chamando nosso pequenos scripts de "Java" e sim de "JavaScript".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No seguimento da explicação, gostaria que alguem me podesse dar uma dicas gerais para o seguinte, tenho alguns conhecimentos de C, Pascal e ASP; gostaria de aprender JAVA, mas não tinha a minima ideia por onde começar e o que é quer é preciso para tal, compiladores, tipo de código, etc. Será que alguém me pode indicar sites com tutoriais para começar em java??!?! Obrigado. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gsu.linux.org.tr/oreillytem um monte de livros de programação.Programinha bom para escrever códigos JAVA é o JCREATOR.comNo mais, o livro JAVA: Como Programar deve servir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O livro Java: Como progamar é muito bom para comecar...Não se assuste com o tamanho... Mas pra ir aprendendo você tem que ir exercitando bastante enquanto vai lendo o livro...Flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola...Sou programador C.. bem um C meio antiguinho.. nunca tive contatos com o Desenvolvimento Windows/Internet.. Ultimamente que estou fazendo alguma coisa com ASP utilizando o JavaScript.Bem.. se possivel gostaria de saber.. JAVA é uma linguagem(pode ser compilada??) e JavaScript é apenas um .bat para a internet.. O que vale mais a pena eu correr atraz.. em termos de seguranca e portabilidade.. Java.. JavaScript ou ambos...?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não quero ser chato, mas não concordo com muitas coisas.

 

1 -

Java é uma linguagem de programação sob o paradigma da orientação a objetos, inicialmente desenvolvida pela Sun para ser uma linguagem de programação voltada para pequenos e portáteis dispositivos. Hoje Java possui uma extensa área de atuação, de celulares até a Web e com a vantagem de ser totalmente independente de plataforma pois ela é uma linguagem "compilada e interpretada". Um programa em Java quando compilado é convertido em bytecodes que por sua vez serão interpretados pela Java Virtual Machine (isso mesmo, um computador virtual) e por ela, codificados em linguagem de máquina. Sendo assim, seu programa em Java pode rodar em qualquer lugar que tenha uma Java Virtual Machine (quem sabe na sua geladeira ?).

Java foi desenvolvida primeiramente pela IBM e por ser uma linguagem compilada e interpretada pode ser usada em diferentes sistemas, mas não é TOTALMENTE independente de plataforma

 

2 -

Priemeiramente Java não é compilado e sim encapsulado assim coomo asp e outra javascript não é bem um bat mas sim uma pequena boblioteca que nasceu pra tentar facilitar o html mas se for pra você aprender acredito que os dois Java tem um mercado imenso mesmo com a Microsoft investindo muito no .Net mas Java é free então isso facilita e se você conhece C ajuda muito mais pra entender a linguagem

O que você quer dizer com o java não ser compilado e sim encapsulado??? Você está falando da propriedade do java (encapsulamento) em fazer com que uma classe proteja os seus atributos???

O que você quiz dizer com JavaScript é uma biblioteca, para mim é mais uma linguagem de scripts que não acessa banco de dados.

Java é free --> Você não tem que se preocupar com o fato de uma linguagem ser free ou não ser, a não ser que você esteja desenvolvendo um site para você mesmo, normalmente as empresas em que você vai trabalhar irão dizer qual a linguagem que você vai usar. Assim, aprenda tudo. Além disso, TODAS AS LINGUAGENS EM SI SÃO FREE, o que pode ser pago é o compilador, o IDE ou qualquer que ajude a programar. No caso, se você quizer vender códigos asp pela internet, você não precisa pagar para a microsoft, mas a pessoa que comprar precisará ter um compilador (no caso o linux já tem um compilador - q, me desculpem os fanáticos, eu chamaria de emulador -- que já pode rodar asp gratuitamente)

 

....javascript é uma "extensão" do java pra por mais dinamicidade em sites...o javascript está para o java como o vbscript está pro visual basic

3 -

JavaScript não tem absolutamente nada a ver com o Java, -- Não é uma "extensão" do java em hipótese alguma, tentei interpretar de várias maneiras e em nenhuma delas eu concordei, mas caso alguém quiser debater sobre o javascript está para o java como o vbscript está pro visual basic estamos aberto à discussão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Java foi desenvolvida primeiramente pela IBM e por ser uma linguagem compilada e interpretada pode ser usada em diferentes sistemas, mas não é TOTALMENTE independente de plataforma

Gostaria de saber onde posso encontrar essa informação de que Java foi desenvolvida primeiramente pela IBM e também em quais situações ela não é independente de plataforma.

 

O que você quiz dizer com JavaScript é uma biblioteca, para mim é mais uma linguagem de scripts que não acessa banco de dados.

Só para esclarecimento, existe uma tecnologia da Netscape chamada de ServerSide JavaScript que permite acesso a banco de dados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos falar de independência de plataforma que, em linhas gerais, diz que se eu estou comprando do fornecedor A e não gostar dele ou do preço de um upgrade, posso trocar pelo fornecedor B sem esforço. Vocês acham que os concorrentes da microsoft vão transformar seus produtos em commodities e brigar selvagemente por preço?O termo SQL ANSI traz alguma recordação? No SQL ANSI, assim como na plataforma J2EE, os fornecedores juraram fidelidade a um padrão e ao mesmo tempo criaram extensões proprietárias e induziram os clienrtes a usá-las por meio de cursos, artigos e consultorias, sempre com alguma nobre desculpa como produtividade ou perfórmance, ms sempre com o objetivo inconfessável de amarrá-lo numa solução cara, complexa e proprietária.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ver a diferença entre java e javascript é taum dificil assim todo dia tem mensaegens aqui javascript blabla , nem da vontade de vir aqui..Coloquem um moderador para mover as mensagem para a area certa quem sabe atrai mais participantes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ver a diferença entre java e javascript é taum dificil assim todo dia tem mensaegens aqui javascript blabla , nem da vontade de vir aqui..

Coloquem um moderador para mover as mensagem para a area certa quem sabe atrai mais participantes

Concordo plenamente quanto a colocar moderador, tanto que agora dispomos de dois moderadores com vastos conhecimentos em Java , a aathene e o abcd_man.

 

Espero que a partir do momento que eles começaram a moderar por aqui, vcs já tenham verificado mudanças beneficas.

 

Eu pelo menos quando passo aqui sempre vejo uma boa movimentação, bem maior que antes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, sou TOTALMENTE CABAÇO em Java e afins. Será q alguém poderia me explicar de maneira bem pra leigo mesmo (tipo explicar pra sua vó ou pra sua tia) quais as aplicações do Java.

Tipo: é pra fazer joguinho? é pra fazer qq programa? Esse tipo de coisa..

Peço q evitem a zombaria tradicional desse tipo de pergunta, uma zuadinha beleza, mas escrachar é fod****. Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kara dizer no que podemos aplicar java é muito relativo...você pode usar ele sim para dispositivos moveis...você pode usar ele para jogos aplicativos para desktop e rede...em todas essas areas ele brilha, mas noto uma forte tendencia para dispositivos moveis...abraçosMarcio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Kara dizer no que podemos aplicar java é muito relativo...você pode usar ele sim para dispositivos moveis...você pode usar ele para jogos aplicativos para desktop e rede...em todas essas areas ele brilha, mas noto uma forte tendencia para dispositivos moveis...abraços

Porque q o java tem uma tendencia para dispositivos moveis???O q torna uma linguagem mais adequada para isso ou para akilo??? Um programa q se faz em java naum pode ser feito em delphi, ou em C e vice-e-versa????obrigado pela atencao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos.

 

Eu gostaria de saber quem foi que disse isso.

 

Priemeiramente Java não é compilado e sim encapsulado........

Ninguém consegue encapsular um objeto sem compilá-lo.

 

Um breve esclarecimento das diferenças entre compilar e transformar um programa em executável (Linkeditar).

 

Ué, existem diferenças ?

 

Sim, em todas as linguagens existem o processo de compilação que consiste em traduzir (transformar) um código fonte intelegível aos usuários para código binário (Linguagem Objeto) intelegível a máquina, porém esse código binário nada faz se a ele não for anexadas as bibliotecas do sistema cuja plataforma ele irá rodar. É ai que entra a Linkedição.

 

Linkeditar consiste em anexar as bibliotecas do sistema operacional onde o seu programa irá rodar, é onde o programa, muita das vezes, é transformado em executável.

 

Por que eu disse muita das vezes ? Simples, porque os compiladores do VB e do Delphi por exemplo já executa a tarefa de compilar e linkeditar de uma única só vez, e ai que muitos usuários confundem compilação como sendo a transformação do programa em executável.

 

Já na linguagem JAVA, só ocorre o processo de compilação em Bytecodes, visto que o Java Virtual Machine (JVM) que nada mais é do que o JRE (Java Runtime Enviroment - Ambiente de Execução Java) que é instalado especificamente em cada sistema operacional é que vai interpretar os Bytcodes do seu programa compilado, fazendo com que esta linguagem seja multiplataforma.

 

Sei que aqui estamos falando sobre a linguagem JAVA, porém dentro do Delphi, os seus componentes por exemplo, que muitos usuários costumam chamar de componentes encapsulados, na verdade são compilados e linkeditados como executáveis que funcionam em tempo de projeto, outros tantos funcionam apenas como DLLs

 

Na linguagem JAVA, as bibliotecas AWT e SWING que são bibliotecas da GUI (Graphical User Interface - Interface Gráfica do Usuário) são também compiladas em ByteCodes adaptadas para rodarem em tempo de projeto.

 

Ah !!!! Como eu gostaria de ter em mãos todos os códigos fontes de todas as classes do Delphi e também do JAVA. Já pensou se elas não estivem compiladas. Como ia ter malucos por ai criando várias linguagens de programação apartir dos conceitos destes. Já imaginou.

 

Um abraço a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom o esclarecimento mas foi feito em cima de um topico a muito tempo esquecido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

 

Tem algumas semelhanças tb, fora o nome, o acesso aos metodos de objetos é igual, sendo que javascript tb é orientado a objetos.

Édipo, o simples fato do JavaScript possuir alguns recursos de POO (Programação Orientada a Objetos), não significa que a linguagem seja Orientada a Objetos.

 

Por exemplo, apesar de criar objetos dentro do JavaScript, voce não consegue criar classes, e nem tão pouco criar seus métodos, com isso não existe Herança e nem Polimorfismo e nem tão pouco encapsulamento de atributos como já foi citado aqui, portanto a JavaScript não é Orientado a Objetos, apenas possui alguns dos seus recursos, e esta é uma das diferenças.

 

Na verdade o JavaScript foi criado para criar Eventos dos Objetos HTML que não é e nem possui recursos de POO, e por essa razão ela é executada no computador cliente, e só ganhou esse nome pelo pessoal da Microsoft para diferenciar do VBScript que é também uma outra linguagem de Scripting para páginas HTML, cuja finalidade é a mesma do JavaScript, além do que também a sintaxe dos seus comandos serem parecidas com a linguagem Java. Hoje VBScript foi melhorado também para ter recursos de Orientação Objeto, surgindo assim o ASP (Active Server Pages) e depois o ASP.NET e mais tarde o Visual Studio.NET.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É orientado a objetos, você pode crialos por meio de prototipagem, você declara classes em javascript, só que você não usa um o termo class, php faz a mesma coisa, varios métodos da biblioteca do JQuery Por exemplo usam objetos como parametros, é uma coisa até muito comum.

 

javascript suporta herança, polimorfismo, encapsulamento tambem.

 

um pequeno testo sobre POO em javascript

 

http://www.leandromerces.org/blog/2007/05/09/javascript-orientado-a-objetos/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

:o Java desenvolvido pela IBM ??? Java não é compilado ?? Isso soh pode ser brincadeira de mal gosto! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

 

Não tem nenhum moderador aqui ??? Façam-me o favor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Giovanny Ritchie - tem que ser um pouco mais humilde com o pessoal rs, nem todo mundo sabe de tudo... inclusive o colega que jogou JavaScript(ou ECMAScript ) lá no chão ...

 

No pouco que sei...

 

Sobre compilação:

 

Todas os seus códigos, uma hora vão ter que executar no seu microprocessador, ou equivalente, como processadores de audio e placa de vídeo, então, todas as liguaguens vão ter o mesmo fim, o código maquina, o que acontece com java é quando produz um arquivo .class( se lembro é isso ), você produz um código interpretavel pela maquina virtual do java(JVM), Esta que segue a mesma implementação em todos os sistemas. a JVM se você pensar, é a mesma coisa que o open office, faz a mesma coisa no windows e linux, mas a programação deles são diferentes, a JVM lê os arquivos class da mesma forma e os executa também da mesma forma. há algumas diferenças em recursos, que você só pode usar no windows/linux/outroSO...

 

Enfim depois que você fez esse .class, você criou os bytecodes( o código que a JVM entende ), a JVM pega esses bytecodes e transforma em código maquina.

 

Sobre o Java, foi feito pela Sun(Comprada pela Oracle atualmente), e o nome foi por causa de uma ilha chamada java, que tem alguma referencia ao café que não lembro qual...

 

O JavaScript pegou o nome "Java", pois era um nome muito popular.

 

 

Sobre Java e JavaScript...

Tem semelhanças, como por exemplo acesso a métodos ".", Mas o fim para qual as linguagens são usadas é diferente.

 

Com JavaScript você consegue programar a objetos, mais vai chegar uma hora que você vai ter que fazer um ou outro código estrutura, como acontece num Main(String args[]) do java...

 

No JavaScript você tem a opção de programar estruturado também, em script como php...

 

A Diferença gritante entre javascript e qualquer outra linguagem, é que ela roda no browser, e não no servidor, ou numa maquina virtual.

 

O JavaScript deveria em tese obedecer o padrão ECMAScript, o mesmo que o ActionScript obedece, mas o padrão não é aderido 100% pelos browsers, ou a diferenças de implementação.

 

Como feito dito anteriormente por outros colegas, você consegue manipular estilos e html, existem implementações em experimento com implementação de um DB do lado cliente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.