Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AMON-HÁ

Como é feita a distribuição de dados do ORKUT ???

Recommended Posts

E ae pessoal...

rapaziada, eu estava aqui um dia pensando... será como é que os dados do orkut são distribuidos...

tipow...

na teoria, por exemplo... seria lógico que existisse somente uma tabela no banco, para os scraps... certo???

ae tipo um usuário postava um scrap... ae era gravado o id dele e o id do amigo (dono do scrap book)... além da msg e de outros dados a mais...

só que ae eu comecei pensar nos problemas que isso iria causar...

pensem comigo...

imaginem todos os scraps que existem no orkut, em uma única tabela, sendo acessada por milhares/milhoes de pessoas ao mesmo tempo....

outro problema tb...

já pensou uma pessoa postar um scrap na mesma hora, minuto e segundo de outra... (coisa que naum é dificil pelo numero de usuarios que tem o orkut...) que por sinal... naum duvido nada o banco ser chamado por alguém a cada segundo do dia...

Ae eu comecei pensar em outra possibilidade...

eu pensei... será que qnd alguém faz o cadastro é criado uma TABELA para esse usuario...??? e tudo que refere a ele será inserido nessa tabela...??? mas imagine um banco com milhões de tabelas.... hehehe... seria loucura...

Por isso, eu estou sem opções no que refere ao assunto...

simplesmente gostaria muito de ter uma noção de como deve distribuidos os dados do orkut...

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Axu que seria um tabela para os scraps, uma para o forum, eventos e seriam relacionadas.Bom ai que vem a questão, imagine milhoes de pessoas acessando esta base de dados simultaneamente? por isso que o orkut da BAD SERVER sempre.. e é bem lento a navegação.

Compartilhar este post

Link para o post

parada punk... hehee.. mas a tecnologia eh f***.. tem diversas opções de otimizações...qto as tabelas.. de estrutura, difícil falar sem conhecer.. mas tem outras opções além das citadas.. uma delas eh uma tabela com dados históricos e outras com os 30 ultimos reg. de cadas user, por exemplo... mas tem diversas mesmo.. diversas formas de estruturar a base para isso.. usando metadados por exemplo... parada bem complexa para a escolha de qual usar, como, etc...mas falando de muitos users simultâneos... isso pode ser minimizado com SAN de alta velocidade com servidores em clusters de alto desempenho, etc...tipo assim... com dinheiro, tudo se resolve... naum eh verdade??? ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom ai que vem a questão, imagine milhoes de pessoas acessando esta base de dados simultaneamente? por isso que o orkut da BAD SERVER sempre.. e é bem lento a navegação.

Muitos erros mesmo... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/yes.gif

tipo assim... com dinheiro, tudo se resolve... naum eh verdade??? ;)

Verdade http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/yay.gif

Compartilhar este post

Link para o post

é. mas o que me deixa mais encucado é aquele rastreio de amigos (que nem sempre dá certo).Tipo, quando você entra no profile de alguém daí logo abaixo do nome aparece um rastreio de amigos até chegar no cara.Puts. comé que faz isso???

Compartilhar este post

Link para o post

é. mas o que me deixa mais encucado é aquele rastreio de amigos (que nem sempre dá certo).Tipo, quando você entra no profile de alguém daí logo abaixo do nome aparece um rastreio de amigos até chegar no cara.Puts. comé que faz isso???

Relacionamento de tabelas.É simples. Não é difícil.Quanto a pergunta do amigo lá em cima. Se vários usuário incluirem um mesmo registro ao mesmo tempo e várias pessoas acessando simultaneamente.A resposta é simples também. Tabela com um ID autonumerado pelo próprio banco (O que não haveria problemas, já que os bancos SGBD tem controle de bloqueio de registro, e ainda, trabalham com componentes COM+, que também controlam as transações). E quanto à varias pessoas acessando, para que a pesquisa não fique muito lenta, utilizam-se as chaves (constraints).

Compartilhar este post

Link para o post

sempre foi

Compartilhar este post

Link para o post

Uma forma tb poderia ser do tipo...

uma tabela de scraps para usuarios com id de 1 a 1000 outra de 1001 a 2000... (só um exemplo)

talvés seria uma boa idéia, naum???

afinal naum sobrecarregaria a perquisa em uma só tabela...

com certeza ficaria mas chato pra desenvolver o código... mas eu acho que isso supriria a falta de grana de nos pobre mortais... hehehe...

afinal... ninguém aqui é dono do google, naum é??? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/yay.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, vejam só o que eu encontrei...

http://uolkut.uol.com.br/

a UOL está lancando um sistema parecido com o orkut... e tiveram a kara de pau de colocar o nome de UOLKut... hehehe

pra quem naum sabe, orkut é o sobrenm do programador turco que criou o orkut... agora o que que tem haver o UOL colocar o nm UOLKut...???? :P

Bom...

segundo o que eu andei lendo, eles prometem ter um sistema sem BAD SERVER e muito mais rápido que o orkut... dae reascende nossa dúvida... como é que eles devem ter feito a distribuição dos dados??? hehehe

De qualquer forma, vai ser uma briga boa UOL x GOOGLE.... essa eu tô pagando pra vê....

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/devil.gif

Compartilhar este post

Link para o post

a UOL está lancando um sistema parecido com o orkut... e tiveram a kara de pau de colocar o nome de UOLKutpra quem naum sabe, orkut é o sobrenm do programador turco que criou o orkut... agora o que que tem haver o UOL colocar o nm UOLKut...???? :P

Que cara de pau... isso ainda vai dar merd.a...não tem nada a ver com o UOL este nome

Bom...segundo o que eu andei lendo, eles prometem ter um sistema sem BAD SERVER e muito mais rápido que o orkut... dae reascende nossa dúvida... como é que eles devem ter feito a distribuição dos dados??? hehehe

Isso não será tão dificil visto que o numero de usuarios não deve nem se comparar ao do orkut

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer outro sistema tipo orkut (bem montado é claro) levará vantagem no atual estágio exatamente pelo número de usuários do Orkut.

Não sei se é verdade mas já "ouvi" falar que a base de dados do Orkut é Oracle, um banco de dados robusto e confiável.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu dar uma sugestão:

Se eles realmente utilizar o Oracle como base de dados, não tem problemas armazenar todos os Scraps em uma única tabela, porque:

* Dependendo da versão do Oracle que utilizam, a tabela pode ser particionada, se particionarem por dia, não terá problemas de "gargalo".

* Eles podem utiliza o OAS (Oracle Application Server) para fazer o balanceamento da conexões.

* Caso seja um banco OLTP, que grava as transações, e como utiliza ASP.Net não teria problema de vários usuários acessando simultaneamente a mesma tabela, pois teriam ID de transação diferentes, isso evitaria DEADLOCK e "Read Dirty" na base de dados.

* Todo o ambiente de banco de dados deve estar em RAC (Real Application Cluster), com isso, a Google deve ter mais de 10 servidores somente para armazenar a base Oracle do Orkut, assim, todos os servidores iriam distribuir seus processamentos, não sobrecarregando o servidor.

O BAD Server, eu tenho muitas dúvidas, pois não deve estar relacionado á base de dados, e sim, ao servidor WEB que gerencia essas conexões, não adianta você ter uma grande base de dados e ótimos servidores, sendo que o servidor de aplicação não consegue gerenciar todas as conexões.

E o que pode perceber que esse servidor é um WINDOWS 2003, então, BAD SERVER irá ocorrer mesmo.

aí foi minha opinião... hheheehhee

Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

Compartilhar este post

Link para o post

O que acontece é que NINGUEM imaginava que Orkut daria tão certo e como qualquer sistema Orkut tem seus erros e mexer hoje no sistema para arrumar, traria MUITOS prejuizos ao Google, imagine o Orkut ficando fora do ar por 3 dias o tanto de gente que abandonaria (conheço MUITA gente desesperada do tipo, "saiu do ae ? afff que lixo, desisto disso"), o tanto de prejuizo que tomariam e pelo tanto de dados e etc, fazer uma manutenção no orkut deve ser algo muito complexo e com muito cuidado, alguns dizem que pode surgir a versão 2.0A Microsoft prometeu um orkut para o ano que vem acho,, sem os bugs co concorrente, será que vai virar ? sera que até lá a febre ainda vai ser alta ? rs

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade só pegou de verdade aqui...

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade só pegou de verdade aqui...

hehehe... isso é verdade...os brasileiros correspondem a quase 75% do total de usuários, contra míseros 9% dos EUA...conheço mó galera nos EUA que só ficou sabendo da existência do orkut através de brasileiros...Agora uma coisa que deixa todo mundo curioso...naum existe nem um tipo de propaganda feita por parte do google ou de parceiros...qual é entaum o interesse do google no orkut??? <_< isso naum tá cheirando nada bem.... hehehe http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/devil.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/sick.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Agora uma coisa que deixa todo mundo curioso...naum existe nem um tipo de propaganda feita por parte do google ou de parceiros...qual é entaum o interesse do google no orkut??? <_<

Verdade cara como eles ganham lucro com orkut?hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Popularidade ;) Google só começou a ganhar diretamente a alguns meses vendendo espaços no GMAIL e no GOOGLE de propaganda...Antes disso era popularidade, bolsa de valores talvez... Google hoje é um dos maiores nomes, podendo bater com Microsoft sem medo, imagine daqui uns anos...

Compartilhar este post

Link para o post

o google hoje é uma das marcas mais lembradas em todo mundo... assim como a coca cola... a coca cola é um refrigerante comum.... o sabor dela não é o melhor de todos... ela so vende a rodo por causa da marca que é a mais lembrada do mundo!!!!...o google fez o dever de casa... ficou famosoo.. agora comeca a colher os frutos e a ganhar dimdim a rodooooooo.....

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.