Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thiago_Neves

Busca

Recommended Posts

Bom amigos do imasters, eu queria tirar uma duvida.

É possivel em VB, fazer um programa de busca e relatorios. tipo assim, o usuario pede uma lista de todos os nomes de um colégio que comece com a letra "A". Mas ele quer que no resultado venha o nome do colégio, o diretor, o endereço e o telefone, para que com o resultado ele crie um relatorio com aqueles dados. Isso é possivel? Se alguem naum intender algo, é só perguntar. VLW http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom amigos do imasters, eu queria tirar uma duvida.É possivel em VB, fazer um programa de busca e relatorios. tipo assim, o usuario pede uma lista de todos os nomes de um colégio que comece com a letra "A". Mas ele quer que no resultado venha o nome do colégio, o diretor, o endereço e o telefone, para que com o resultado ele crie um relatorio com aqueles dados. Isso é possivel? Se alguem naum intender algo, é só perguntar. VLW http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Sim, você poderia listar os campos para o usuário (com checkboxes) e ele marcar quais ele quer na consulta. Daí, no SELECT da instrução SQL você passaria os campos desejados, e com o resultado (o recordset) você poderia gerar o relatório.Abraços,Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

A idéia inicial é que haja caixas de texto em baixo das cheks e só sejam abilitadas qd o usuario selecinar a caixa de check correspondente, e servirar pra filtrar, tipo: ele quer quer apareça todos os nomes que comecem com a letra "A", ele selecionaria a check e colocaria na text "A". e selecionaria os outros campos que ele quizesse q saisse na consulta. Alguem pode me dar uma luz de como começar isso?Acho que naum me espressei bem ... Desculpa ... qq duvida posta aqui pra mim que eu respondo. Muito Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

A idéia inicial é que haja caixas de texto em baixo das cheks e só sejam abilitadas qd o usuario selecinar a caixa de check correspondente, e servirar pra filtrar, tipo: ele quer quer apareça todos os nomes que comecem com a letra "A", ele selecionaria a check e colocaria na text "A". e selecionaria os outros campos que ele quizesse q saisse na consulta. Alguem pode me dar uma luz de como começar isso?Acho que naum me espressei bem ... Desculpa ... qq duvida posta aqui pra mim que eu respondo. Muito Obrigado

Sua dúvida é como filtrar? Seria só utilizar uma SQL do tipo:
SELECT * FROM tabela WHERE campo LIKE '%texto%'
Onde no lugar de "texto" entraria o texto digitado pelo usuário. Seria isso? Ou sua dúvida é outra?Abraços,Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

É +/- essa a dúvida, eu fiz um pequeno exemplo de form e queria colocar aki,pro Sr. da uma olhada. Mas ... como eu coloco uma imagem aki? ela ta no meu pc no desktop. Como eu faço?? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post

É +/- essa a dúvida, eu fiz um pequeno exemplo de form e queria colocar aki,pro Sr. da uma olhada. Mas ... como eu coloco uma imagem aki? ela ta no meu pc no desktop. Como eu faço?? :huh:

Só fala o que existe no form e quais são os nomes dos controles.Abraços,Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

Sr. Graymalkin, muito obrigado por querer me ajudar, eu tive outra idéia, achei que o form iria ficar imensso cheio de text e check box.

Ai pensei em fazer da seguinte forma: Colocar 2 List Box, uma do lado da outra e com um botão separando

elas, e na 1º colocar todos os campos do meu BD, o usuário selecionaria do campo desejado e pressionaria

o botão, passando assim o campo desejado para a 2º list box.

Quando acabasse de selecionar todas as informações que o usuário desejasse. Ai sim faria a consulta,

e todos os campos selecionados iriam para um DataGrid com suas devidas informações.

Agora uma das minhas duvidas ... Teria como alguem me da uma ideia de como filtrar esses dados? Eu pensei numa text box em baixo da 1º list, ai ficaria assim: o usuario seleciona o campo "nome" e na text box colocaria

"Diego", qd ele pressionasse o botao pra passar a informação pra 2º List nela apareceria o campo e do lado o filtro desejado.

Eu também presciso muito de ajuda pra criar os códigos pq sou meio novato ainda no VB, se alguem quizer me dar uma forcinha, fico grato.

Qualquer duvida, se alguem naum intender o que quiz dizer é só postar aki.

E mais uma vez ... VALEU Sr. Graymalkin http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também presciso muito de ajuda pra criar os códigos pq sou meio novato ainda no VB, se alguem quizer me dar uma forcinha, fico grato.

O que você está utilizando para acesso aos dados? DAO ou ADO? Via código ou DataControl?Abraços,Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

Então, supondo que a sua conexão (ADODB.Connection) se chama cn, seria algo assim:

dim rs as new ADODB.Recordsetsql = "SELECT * FROM tabela WHERE nome LIKE '%Diego%'"rs.Open sql, cn, adOpenDynamic, adLockOptimisticset datagrid1.datasource = rs

É claro que ao gerar a string "sql" você teria que substituir os nomes dos campos pelos campos selecionados pelo usuário e o mesmo valeria para os valores. Sacou? ;)

Abraços,

Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw, mas tipo ... o usuário seleciona os campos que ele deseja, coloca o filtro que ele quer(que no exemplo é Diego), e ai? Eu deixo um form com um dataGrid em branco, e as informações que o usuário solicitar ir para esse dataGrid? Ou mando direto para um relatório em DataReport?Muito Obrigado pela Atenção!Thiago_Neves :natallaugh:

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw, mas tipo ... o usuário seleciona os campos que ele deseja, coloca o filtro que ele quer(que no exemplo é Diego), e ai? Eu deixo um form com um dataGrid em branco, e as informações que o usuário solicitar ir para esse dataGrid? Ou mando direto para um relatório em DataReport?

Aí é você que vai decidir o que é melhor. Eu não tenho experiência com o DataReport, portanto eu utilizaria uma DataGrid mesmo.Abraços,Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmmm ... Vlw, vou fazer isso, e do DataGrid eu mando pro DataReport, essa programação eu sei. :natalbiggrin: Vou começar a programação, e qq duvida eu posto aki.Muito Obrigado Sr. Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, olha eu ai de novo, surgiu uma duvida ...Ja procurei e não achei...Qual o código que eu uso pra passar os campos de uma ListBox pra outra.Os nomes são: List1 = A lista com os campos. List2 = A lista vazia.Obrigado :noel:

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, olha eu ai de novo, surgiu uma duvida ...Ja procurei e não achei...Qual o código que eu uso pra passar os campos de uma ListBox pra outra.Os nomes são: List1 = A lista com os campos. List2 = A lista vazia.Obrigado :noel:

Você quer dizer passar os "itens" de uma para outra não? Então, seria isso aqui:
For i = 0 To List1.ListCount - 1		List2.AddItem List1.List(i)	Next i
Ou seja, percorrer os itens dela adicionando-os na outra.Certo? ;) Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo, eu coloquei esse código em um botão chamado "cmdadicionar".Ai eu seleciono um dos campos da List1, e pressiono ele, só que ele adiciona todos os campos da List1 na List2.Como é que eu faço pra ele adicionar apenas o campo selecionado?VlwObrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém? Se alguém além do Sr. Graymalkin, souber, ou quizer da um palpite sobre o que pode ser que esteja errado, me ajuda ai, estejem a vontade!Vlw :noel: Feliz Natal!

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo, eu coloquei esse código em um botão chamado "cmdadicionar".

Ai eu seleciono um dos campos da List1, e pressiono ele, só que ele adiciona todos os campos da List1 na List2.

Como é que eu faço pra ele adicionar apenas o campo selecionado?

Vlw

Obrigado!

falai pessoal beleza

uma forma de fazer isto é verificando a propriedade Selected do controle list

For i = 0 To List1.ListCount - 1		If List1.Selected(i) Then			List2.AddItem List1.List(i)		End If	Next i
falows

:natalbiggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Huhuuu, muito obrigado Eriva vlw msm. Deu certinho, mas agora qd eu passo pra List2 tem como apagar da list 1 o item que eu passei pra list 2?VlwE + uma vezObrigadoFeliz Natal

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.