Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Arckanjo

Monitoração de Redes - NAGIOS

Recommended Posts

Galera,Fiquei meio na duvida de postar esse fórum aqui, mas acredito que se não puderem me ajudar o que eu tenho de informação pode ser legal para todos os que decidirem optar pela ferramenta.Eu criei um servidor Nagios que é um servidor que serve para monitorar a rede, ele consegue verificar memória, processamento, espaço em disco, serviços e outras coisas num servidor cliente.O que eu gostaria de saber é como faço esse tipo de monitoração em um cliente LINUX, pois so sei fazer esse tipo de monitoração em Windows.Se alguém puder me ajudar ficarei muito agradecido.Caso queiram conhecer a ferramenta fico a dispo...Forte AbraçoVinicius Almeida

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para quem se interessar...

O NagiosTM é um aplicativo de monitoramento de sistemas e de redes. Ele checa clientes e serviços, por você especificados, alertando quando as coisas estão indo mal ou se restabelecendo.

O NagiosTM foi originalmente desenhado para rodar no Linux, apesar dele poder funcionar na maioria dos unices. Para mais informações sobre qual sistema operacional o Nagios irá, ou não, funcionar, veja a página de portabilidade em sistemas operacionais, acessível em http://www.nagios.org/ports.shtml.

Alguma das várias ferramentas do Nagios TM incluem:

Monitoramento de rede e serviços (SMTP, POP3, HTTP, NNTP, PING, etc.)

Monitoramento dos recursos de clientes (carga de processador, uso de disco, etc.)

Organização simples de plugins que permite aos usuários facilmente desenvolverem seus próprios serviços de checagem

Checagem paralela de serviços

Habilidade para definir hierarquia de redes de clientes usando clientes pais (parent hosts), permitindo a detecção e distinção entre clientes que estão desativados e aqueles que estão inalcançáveis

Notificação de contatos quando problemas em serviços e clientes ocorrerem ou forem resolvidos (via email, pager, ou métodos definidos pelo usuário)

Habilidade para definir tratadores de eventos (event handlers) que serão executados durante eventos de serviços ou clientes na tentativa de resolução de problemas.

Rotatividade automática de arquivos de logs

Suporte para implementação de clientes de monitoramento redundantes

Interface web opcional para visualização do status atual da rede, histórico de notificações e problemas, arquivos de log, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem se interessar...O NagiosTM é um aplicativo de monitoramento de sistemas e de redes. Ele checa clientes e serviços, por você especificados, alertando quando as coisas estão indo mal ou se restabelecendo. O NagiosTM foi originalmente desenhado para rodar no Linux, apesar dele poder funcionar na maioria dos unices. Para mais informações sobre qual sistema operacional o Nagios irá, ou não, funcionar, veja a página de portabilidade em sistemas operacionais, acessível em http://www.nagios.org/ports.shtml. Alguma das várias ferramentas do Nagios TM incluem: Monitoramento de rede e serviços (SMTP, POP3, HTTP, NNTP, PING, etc.) Monitoramento dos recursos de clientes (carga de processador, uso de disco, etc.) Organização simples de plugins que permite aos usuários facilmente desenvolverem seus próprios serviços de checagem Checagem paralela de serviços Habilidade para definir hierarquia de redes de clientes usando clientes pais (parent hosts), permitindo a detecção e distinção entre clientes que estão desativados e aqueles que estão inalcançáveis Notificação de contatos quando problemas em serviços e clientes ocorrerem ou forem resolvidos (via email, pager, ou métodos definidos pelo usuário) Habilidade para definir tratadores de eventos (event handlers) que serão executados durante eventos de serviços ou clientes na tentativa de resolução de problemas. Rotatividade automática de arquivos de logs Suporte para implementação de clientes de monitoramento redundantes Interface web opcional para visualização do status atual da rede, histórico de notificações e problemas, arquivos de log, etc.

Prezado Amigo,Estou tentando configurar o Nagios na minha rede em ambiente Windows, poderia me dar uma mão ja que fala no forum acima que ja conseguiu.fico no aguardo

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.