Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

quist

Normal Map e Relief Mapping

Recommended Posts

Eae galera...

Eu tava olhando algumas coisas sobre plugins do 3Ds Max e vi algo impressionante mas meio confuso de entender...

O Relief Mapping é um plugin criado pelo Fabio Policarpo, que "imita" o displacement, mas com baixo número de polígonos do Objeto...

Por exemplo... É possivel criar uma alta saliência praticamente bem definida em um plane sem muitos polígonos.

Imagem Postada

Esse exemplo eu renderizei com uma cena de amostra que vem junto com o plugin

O objeto da cena é um box com 1x1x1 segments.

O complicado é essa técnica funcionar apenas com Normal Maps e Depht Maps.

No site da Nvidia há outro plugin pra Photoshop que cria Normal Maps. E o próprio plugin Relief Mapping já vem com um conversor de Normal Map para Depht Map.

Caso alguém tenha mais alguma informação, por favor poste aqui.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

fala quist, eu tenho um material interessante sobre normal map, mas o displacement faz muita coisa boa, tem resultados muito melhores do que o bump suface, ja o normal map como você disse no site da nVidia tem um outro soft desenvolvidos por eles que converte imagens desse tipo no proprio progama, sem ter que instalar plug-in e tal.. tem o texture tools que ta nesse link http://developer.nvidia.com/object/nv_texture_tools.html

e tem outro q não lembro o nome, mas tenho ele em casa e depois posto aqui.

mas existe um tuto muito bom de normal map que é este: http://www.monitorstudios.com/bcloward/tut...rmal_maps5.html

isso ajudaria muito o Fabio Lody q ta trabalhando pra uma empresa de games, a maioria das produtoras de games utiliza esses recursos.

eu tenho mais informções mas não lembro agora, em casa posso ver melhor.

abs

jD

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw pelas informações, Juca!Realmente essa técnica é muito usada em games.No site de download do plugin (no meu post, acima) tem alguns videos de demonstração no fim da página... Com exemplos de Quake e Doom.Achei bem interessante.Como você disse.... O displacement tem resultados muito bons mesmo, o "contra" dele é depender da malha do objeto.Qnt ao tuto, eu vou dar uma olhada e ver o que consigo fazer.Vlwabs

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.