Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

KeitaroSaiyaman

Tutorial sobre DVDs

Recommended Posts

Como reparei que o pessoal gostou do tutorial, eu resolvi criar um tópico só para ele, desta vez com imagens. Resumi o que é DVD, os formatos diferentes de mídia, como criar um DVD a partir dos vídeos que você possui no PC, etc...

Bem, qualquer erro (inclusive de português) me avisem, ok? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Fica como meu presente de natal atrasado pro fórum :D

Espero que seja útil http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif flws

 

DVD

 

Os formatos de mídia diferem-se principalmente por quais empresas foram criadas. Tecnicamente as diferenças são muitas, na forma que são lidas, gravadas, porém na prática para um usuário comum, a diferença é a incompatibilidade. Aprofundando um pouco mais no assunto:

 

DVD-RAM

Existente nas capacidades de 2,6GB; 4,7GB; 5,2GB e 9,4GB (obs: capacidades nominais) este é um disco regravável. Normalmente fica dentro de uma caixa chamada Caddy. No modelo 1 o disco não é removível, enquanto no Modelo 2 sim. É ótimo para back-ups, porém para filmes não é recomendável, já que no Brasil os únicos aparelhos que conseguem ler são os da Panasonic, e ainda assim somente alguns modelos.

 

DVD-R e DVD-RW

Disco com capacidade de 4,7GB(novamente um valor nominal) . Pode ser lida na maioria dos drives de DVD-RAM e DVD+RW. Apresenta a maior compatibilidade com DVD-Players de mesa. Existe dois modelos também, um deles é o DVD-R A(autoração) de uso comercial, e que um gravador pode chegar a custar milhares de dólares, é utilizado quando cria-se um disco e é mandado para uma empresa paraa que seja feita em larga escala. A mídia e o laser são diferentes de tudo que nós, usuários caseiros utilizamos. O segundo tipo, desenvolvido em 2001 pela Pionner, eh chamado de DVD-R G(geral). Na verdade é somente um "traço" e não um sinal de "menos", porém acaba-se adotando este erro devido o "DVD+R"...

 

DVD+R e DVD+RW

É um modelo alternativo, criado por empresas que não achavam justo pagar por usar o símbolo do "DVD" é outro tipo de mídia com 4,7GB de espaço(nominal) e sua compatibilidade de leitura em DVD Players de mesa também é grande, perdendo por pouco em relação ao DVD-R, porém hoje em dia a incompatibilidade diminuiu drasticamente. A mídia DVD+R é mais segura para se guardar dados que você deseja manter, além de ter um acesso mais rápidos nos dados (lembrando que somente é válido em discos de dados, já que em vídeos a leitura sempre é a mesma). Antigamente uma mídia DVD+R chegava a custar o dobro que uma mídia de DVD-R, mas atualmente ambas possuem o mesmo preço.

 

DVD±R

Isto não é um tipo de mídia, somente indica que o seu gravador é compatível com ambos sistemas.

 

Dual Layer(DL) ou Camada Dupla

Semelhante aos DVDs prensados (aqueles prateados-ou dourados caso você tenha comprado logo que os DVDs começaram a ser comercializados no Brasil), eles são a "evolução" dos DVD-5(como são conhecidos os de 4,7GB nominais) e são também chamados de DVD-9. Atualmente somente DVD+R são encontrados em camadas duplas, porém além de raras, são caríssimas.

 

Mini-DVD

Na verdade é um CD formatado como um DVD. Na prática não tem muita utilidade, já que são poucos os players de mesa que conseguem reconhecê-los, mas pode ser lido sem problemas no PC e é bom para aprender um pouco sobre a estrutura de um DVD.

 

Compatibilidade

Ao contrário do que dizem, mesmo sendo novo, o seu aparelho de mesa não é obrigado a reconhecer mídias não-prensadas. Leia a lista de compatibilidade dele antes de comprar.

 

DVD com 4,7GB ou menos?

Na prática, é algo em torno de 4,37, mas por quê? Simples, os fabricantes de DVD simplesmente contaram que cada kilobyte consiste em 1000bytes, porém o correto são 1024bytes (1 KB data = 1024 bytes so 4 700 000 000 bytes / 1024 = 4 589 843KB / 1024 = 4482MB / 1024 = 4.37GB). Segue a lista com o tamanho mais preciso de quanto cada mídia consegue armazenar:

DVD-R/DVD-RW = 4 706 074 624 bytes ( 4488 MB )

DVD+R/DVD+RW = 4 700 372 992 bytes ( 4482 MB )

DVD+R DL = 8 547 993 600 bytes ( 8152 MB)

 

Mais sobre tamanhos de DVD

DVD-5 suporta cerca de 4 700 000 000 bytes, ou 4,37GB. Também é conhecido como Single Sided Single Layered (LadoÚnico com Camada Simples)

DVD-10 suporta cerca de 9 400 000 000 bytes, ou 8,75GB. É o conhecido Double Sided Single Layered (Dupla Face de Camada Simples), onde os dois lados podem ser gravados. Alguns DVDs da Warner foram lançados neste formato, como por exemplo Cidade dos Anjos (City of Angels).

DVD-9 suporta cerca de 8 540 000 000 bytes, ou 7,95GB. É conhecido como Single Sided Dual Layered (Lado Único de Camada Dupla).

DVD-18 suporta cerca de 17 080 000 000 bytes, ou 15,9GB. Conhecido como Double Sided Dual Layered (Dupla Face de Camada Dupla).

DVD-14 seria um disco que de um lado apresenta uma camada dupla e do outro lado, uma camada simples.

 

Gravar DVD a 2X??? Isso não é loucura??

1X em DVD significa uma transferência de 1.32 MB/s ou seja, equivale a 9X de CD. Só por curiosidade, um CD não pode ter uma taxa de transferência muito elevada por haver risco do disco rachar dentro do drive. No caso dos DVD, eles podem rodar na mesma velocidade, porém têm uma taxa de transferência maior porque a distância das trilhas onde os dados são gravados, é menor. =) Hoje em dia já é possível achar mídias DVD+R 16X, mas são raras ainda, por isso, é mais fácil comprar uma de 8X (comum nos dias de hoje) e gravar numa boa os seus dados em aproximadamente 12 minutos...

 

E o lance de Região 1, 2 etc...?

Um filme fatura quando ele está no cinema, e não no DVD, por isso há essas barreiras. Um exemplo, o filme do Scooby Doo estreiou no começo do ano nos EUA, porém só chegou aos cinemas brasileiros quando foi lançado o DVD no exterior e para não correr o risco do cinema aqui não faturar, os DVDs têm travas de regiões.

Região 1 - EUA, Canada

Região 2 - Japão, Europa, Oriente Médio, África do Sul

Região 3 - Ásia

Região 4 - América Latina, Oceania, Ilhas do Pacífico

Região 5 - Europa Oriental, África, Coréia do Norte, Mongólia

Região 6 - China

Região 7 - Reservado

Região 8 - Locais internacionais especiais (cruzeiros, aeroportos...)

 

As informações mais úteis eu resumi neste texto, mas se quiser se aprofundar no assunto é melhor que esteja com muita paciência, pois é muita coisa para se aprender.

 

Maiores informações em What Is DVD? (VideoHelp.com) e DVD FAQ (sites em inglês).

 

Autorando um DVD

 

Lista dos softwares necessários:

- SubtitleTool (http://www.tomzavodny.cz/program/subtool/index_en.php) Freeware

- Subtitle Workshop (http://www.urusoft.net/products.php?cat=sw〈=1) Freeware

- TMPGEnc 3.0 XPress (http://www.pegasys-inc.com/en/product/te3xp.html) Trialware

- DVD-lab PRO (http://www.mediachance.com/dvdlab/historypro.html) Trialware

- Adobe Photoshop (http://www.adobe.com/products/photoshop/main.html) Trialware

- BeSweet (http://dspguru.doom9.net/) (necessário baixar o GUI também) Freeware

- VirtualDub Mod (http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=65889&package_id=63653) Freeware

- Nero Burning ROM 6,6 (http://www.nero.com/eng/nero-prog.html) Trialware

- Não incentivo a pirataria, mas a maiorias dos softwares listados aqui você não pode achar nas lojas brasileiras, então o jeito é correr pros downloads =\

 

Autorando um DVD - Legendas

 

(a)Caso você já tenha as legendas prontas em alguma língua, fato comum em arquivos .mkv e .ogm e deseja simplesmente traduzí-las, abra o primeiramente o VirtualDub Mod. Vá em "Streams" e depois "Streams List".

 

Imagem Postada

 

Selecione o arquivo de texto e clique em "Demux". Salve o arquivo em qualquer pasta e abra o Subtitle Workshop. Agora abra a legenda que você acabou de extrair no VirtualDub Mod.

 

Imagem Postada

 

Pressione CTRL+U para entrar no modo "Tradução". Basta agora digitar a tradução ao lado da legenda original e salvar o arquivo traduzido em formato SubRip.

 

Imagem Postada

 

(b)Caso você não tenha legenda alguma, e deseja criá-la, utilize o SubtitleTool, um freeware excelente para este procedimento. Além de dispensar instação, basta descompactá-lo de um arquivo .zip muito pequeno.

 

Como podem ver, o visual do software é bastante simples e eficiente. Os campos em destaque são os que você realmente irá utilizar. Pressione F9 para abrir o arquivo de vídeo.

 

Imagem Postada

 

Os comandos do software são básicos e de fácil operação. Basta pausar o vídeo no momento que a fala será legendada, pressionar "Insert" entrar com o tempo de duração aproximada da legenda, digitar o texto e dar "OK". Volte ao player e quando a fala acabar, pressione "F11" para "cortar" a legenda e deixar de mostrá-la naquele momento.

 

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hummmmmmm....... fiz uma leitura dinamica... depois ei leio com mais calma..... olha a hora tbem heheheh :D vou dar uma de chato.... e o futuro hehehhe, os Blue Rays ou HD-DVD hehehe :D afinal vão armazenar quase 25GB, bom na seção noticias tem mais info sobre essa tecnologia....bom cara vou dar uma lida com mais calma ai eu avalio, fiz uma dinamica mesmo hehehhehe :D falowww

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Autorando um DVD - Vídeo

 

O formato padrão do DVD é o MPEG-2, então vamos converter os vários vídeos que você possa ter no seu PC em formato padrão. Antes de começarmos a conversão, é preciso verificar se a taxa de quadros está correta. Lembre-se que para o padrão que nós utilizamos (NTSC) é preciso que a taxa de quadros seja de 29,97. Abra o VirtualDub Mod, vá em "File" e selecione "File Information":

 

Imagem Postada

 

Caso esteja incorreta, teremos que corrigir o problema. Dê "OK" nas informações do arquivo e pressione CTRL+R. A tela a seguir irá abrir e clique em "Convert to fps:" e digite "29,97" no campo à direita.

 

Imagem Postada

 

Dê "OK" e pressione "F7" para salvar o arquivo. Em "Salvar como:" selecione "Audio-Video Interleave *.avi".

Em "Video mode: selecione "Direct stream copy". Nomeie o arquivo e clique em "Salvar".

 

Imagem Postada

 

Feito isso, passemos para a conversão do arquivo em MPEG-2. Para isso abra o TMPGEnc 3.0 XPress:

 

Imagem Postada

 

Vá em "Start new project":

 

Imagem Postada

 

Selecione "Add file..." e abra o arquivo de vídeo desejado.

 

Imagem Postada

 

Em "Aspect ratio:" selecione o que for respectivo ao vídeo. Se for fullscreen selecione "Pixel 10:11 (NTSC 4:3)", caso seja widescreen, selecione "Pixel 40:33 (NTSC 16:9)". Abra agora a aba "Filter".

 

Imagem Postada

 

Selecione a opção "Resize" e ajuste para "704x512" caso o vídeo seja fullscreen ou para o caso de ser widescreen, é melhor basear no tamanho original do arquivo, para isso abra o VirtualDub Mod e o Photoshop. Abra novamente as informações do arquivo. No Photoshop, vá em "New" e entre com os tamanhos da imagem.

 

Vá em "Image" e selecione "Image Size" e altere a largura para "704" e anote o valor da altura.

 

Imagem Postada

 

Voltando ao TMPGEnc 3.0 XPress, vá em "Filter" e selecione "Resize" e em "Image position:" e selecione "Center (Custon size) e ponha os valores a seguir: "704x512". Caso seja widescreen use os valores obtidos no Photoshop. Em "Resize mode:" selecione "Lanczos-3".

 

Imagem Postada

 

Dê "OK" e vá em "Set Output" e selecione "Image 4:3" para fullscreen, e "Image 16:9" para widescreen.

Em "Rate control mode:" escolha entre "CBR" ou "VBR".

 

Imagem Postada

 

Em "Image resolution:" selecione "720x480". Ajuste o "Average video bitrate" e dê "OK".

 

http://www.geocities.com/ricardojum/xpress07.JPG

 

Em "Output stream type:" selecione "ES (Video only)".

 

http://www.geocities.com/ricardojum/xpress08.JPG

 

Ajustes para iniciar o "Preview frequency: No preview". Em "Task end action:" selecione "Shutdown". O processo é realmente muito demorado, por isso a opção de desligar o PC é a melhor opção. Clique em "Start output" e desligue o monitor e deixe correr o programa.

 

http://www.geocities.com/ricardojum/xpress09.JPG

 

Autorando um DVD - Áudio

 

Vamos criar um arquivo de áudio em MP2 à partir de um arquivo OGG, MP3 ou WAV que você tenha extraído do seu vídeo. Para extrair o áudio de um arquivo de vídeo utilizando o VirtualDub Mod é preciso que você saiba com qual arquivo esteja trabalhando. Caso seja um arquivo OGM ou MKV vá em "Streams" e depois "Stream list". Selecione o canal de áudio desejado e clique em "Demux". Agora basta salvar o arquivo de áudio em um arquivo separado.

 

http://www.geocities.com/ricardojum/virtualdub05.JPG

 

Caso seja um arquivo AVI ou MPEG basta selecionar "Save WAV" ao invés de selecionar "Demux".

 

Abra agora o BeSweet GUI:

 

http://www.geocities.com/ricardojum/sweet01.JPG

 

E na tela do programa ajuste: localização do arquivo "BeSweet.exe", o arquivo a ser convertido e a pasta onde o novo arquivo será gerado. Em "BeSweet Profiles" selecione "DSPguru_MP2_for_DVD". Basta agora clicar em "WAV to MP2" e deixar o programa correndo o arquivo. Demora apenas alguns minutos.

 

http://www.geocities.com/ricardojum/sweet02.JPG

 

Autorando um DVD - Menu

 

Abra o DVD-lab PRO e selecione o tipo de DVD que você deseja criar:

 

http://www.geocities.com/ricardojum/dvd01.JPG

 

Arraste para este tela todos os arquivos que serão utilizados na produção do DVD (vídeo, som, imagens).

 

http://www.geocities.com/ricardojum/dvd02.JPG

 

Agora arraste para a tela superior os itens em seus determinados lugares. Note que após arrastar o vídeo, você deve arrastar o áudio. Para inserirmos as legendas, clique em "Sub 1".

 

http://www.geocities.com/ricardojum/dvd03.JPG

 

Aqui ajuste a fonte e tamanho das legendas, por fim clique em "Generate Subtitle Stream". Curiosidade: as legendas na verdade são imagens e não arquivos de texto, por isso temos de converter o arquivo.

 

http://www.geocities.com/ricardojum/dvd04.JPG

 

Arraste a imagem para o fundo do menu e clique na caixa de texto para definirmos o nosso "Play". Selecione o texto, vá em "Link" depois "Movie 1" e por fim o início do capítulo. O procedimento para seleção de legendas e áudio é o mesmo, bastando selecionar o que deseja em "Set Audio" ou "Set Subtitle".

 

http://www.geocities.com/ricardojum/dvd05.JPG

 

Para criar as imagens dos menus, basta usar a imaginação no Photoshop, ou utilizar as imagens prontas do DVD-lab PRO.

 

http://www.geocities.com/ricardojum/dvd06.JPG

 

Vamos concluir o projeto, basta clicar neste ícone e depois na tela que surgir, selecionar a pasta onde os arquivos de DVD serão gerados e por fim dar "START".

 

http://www.geocities.com/ricardojum/dvd07.JPG

 

Gravando um DVD no Nero Burning ROM 6

 

Abra o Nero (sem utilizar o Nero Smart Start).

 

Primeiramente feche o assistente (Wizard) e selecione “New”, uma tela parecida com a seguir deve aparecer. Selecione a opção “DVD” na parte esquerda superior da Box aberta. Caso sua versão do Nero não apresente tal opção quer dizer que ele não tem suporte a gravação de DVDs.

 

http://www.geocities.com/ricardojum/nero01.gif

 

Selecione “DVD Video” (1) e depois na aba “ISO” selecione os itens como marcados na figura (2).

 

http://www.geocities.com/ricardojum/nero02.gif

 

Selecione a pasta VIDEO_TS e coloque nele todos os arquivos necessários. Pode parecer estranho, mas caso os arquivos tenham sido retirados de um outro DVD, todos eles devem ficar na pasta VIDEO_TS, enquanto a pasta AUDIO_TS permanece vazia.

 

http://www.geocities.com/ricardojum/nero03.gif

 

Agora basta selecionar o ícone de “Burn” para abrir a Box de opções de gravação e finalmente clicar em “Burn”.

 

http://www.geocities.com/ricardojum/nero04.gif

 

 

Dicas sobre BitRate

Na prática, é a qualidade do áudio e/ou vídeo. Pode tanto ser CBR (Constant BitRate) onde a taxa de qualidade é constante ou VBR (Variable BitRate) onde a taxa de qualidade é variável, tendo seus picos ajustados para o arquivo específico a ser utilizado, VBR é útil quando tem-se pouco espaço disponível para a mídia destinada, porém deseja-se manter uma qualidade média a alta, porém o tempo para codificar o arquivo também é maior.

Em caso de áudio, em arquivos .mp3 o melhor áudio fica em 320kbps, porém o mais comum de se encontrar na internet é 128 a 192kbps, sendo que o recomendável para se baixar é 192kbps.

Caso esteja se referindo à qualidade do vídeo de um DVD, e for criar um DVD para um único filme de até 2 horas, recomendo que utilize 8000kbps CBR, caso ultrapasse esse tempo, recomendo 5500kbps VBR. Em caso de DVDs para séries onde cada capítulo tem em torno de meia hora, utilize 5000kbps VBR para poder ter até 5 episódios em qualidade boa.

 

Dicas Gerais Sobre Autoração de DVDs

Sempre que possível, independente dos softwares utilizados, tente gerar primeiro um arquivo de imagem do DVD (popularmente conhecido como ISO) e teste os menus, audio e legendas primeiramente no PC. Apesar do preço em queda das mídias de DVD, não recomendo que gastem mídias à toa.

Prestem atenção nos DVDs de loja, como os menus deles são organizados e tudo mais, observar é uma ótima maneira de se aprender.

 

Possíveis Dúvidas

P: Meu DVD não roda no meu aparelho.

R: Verifique a compatibilidade do seu DVD-player de mesa. Teste outros DVDs graváveis para checar sua compatibilidade. Pode ocorrer da mídia que você gravou seu filme não sirva para o seu aparelho de DVD, ou seu aparelho não consegue ler discos gravados. Outra possibilidade é que você tenha cometido algum engano e seu aparelho não é possível de ser lido, então teste em outros aparelhos.

P: Toda vez que gravo um DVD, recebo uma mensagem de erro e perco a mídia.

R: Tente gravar numa velocidade menor, caso o erro persista tente: mudar de mídia e/ou mudar de software de gravação. A possibilidade de uma atualização no firmware do seu gravador também é algo a ser considerado.

P: Como criar um fundo animado?

R: Um "fundo" ou background animado nada mais é do que um vídeo de curta duração utilizado no lugar de uma imagem estática. Em outras palavras, para criar um menu animado, é necessário que você crie um vídeo curto em algum software de edição de vídeo para poder deixar como um menu do DVD.

P: Como faço para criar mini-jogos nos DVDs? (Estilo os games da Disney)

R: Para mini-games do estilo da Disney, você basicamente precisa de um menu diferente, com mútiplos caminhos (links) que levam para locais diferentes (normalmente um vídeo curto e novamente o menu). No caso de jogos no estilo "quiz" acredito que exista softwares específicos para tal, não sei se o DVDlab-Pro cria tal coisa.

P: O que são easter-eggs e como criá-los?

R: Easter-Eggs são literalmente "ovos de páscoa", apesar de ser incomum no Brasil, a tradição manda que as crianças façam uma "caça aos ovos" na Páscoa, onde os mais velhos escondem e as crianças têm de achar. No caso de CDs e DVDs, easter-eggs são conteúdos escondidos, por exemplo, versões antigas do Microsoft Office possuiam mini-games, alguns CDs além das faixas normais possuíam uma faixa escondida que só aparecia após ouvir o CD por inteiro. Nos DVDs os easter-eggs mais comuns são aqueles que mostram videos especiais ao acessar um link escondido. Para criar um easter-egg do estilo "link invisível" basta realmente criar um "link invisível": crie um link para alguma coisa (menu/áudio/vídeo, etc) mas não deixe visível no menu no qual ele está presente.

P: Para quê serve a pasta "AUDIO_TS" na raiz do DVD?

R: Boa pergunta...se alguém souber, por favor, nos ajude :mellow:

P: Por que você fez esse tutorial?

R: Porque aprender sobre DVDs foi um saco, e imagino que um tutorial simplificado ajudaria muita gente...

P: Posso te mandar um e-mail?

R: Claro, mas antes mande uma MP, pois não gosto de deixar meu e-mail em locais de livre acesso, como fóruns e outro tipos de sites.

 

Comentários Finais

Criar um DVD de qualidade leva tempo, por isso é melhor que tenha paciência. Outros programas resumem o que eu descrevi neste tutorial, porém, eles são simples demais: ou não permitem legendas separadas, ou não permitem mais de um canal de áudio, etc. Apesar da quantidade de softwares utilizados aqui ser grande, tentei selecionar os melhores para cada tarefa especificamente para que o resultado final seja mais profissional, e menos parecido com os DVDs encontrados atualmente em "camelôs" ou os DVDs feitos para serem vendidos nas bancas de jornais.

 

Creio que isto é o bastante. Dúvidas, me mandem uma MP e qualquer atualização necessária, ela estará aqui.

Flws e bom 2k6 pra vcs http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/devil.gif

2005/2006 JuM Creations - Maniack Force

 

PS: Deu um muito trabalho fazer este tópico, e eu queria saber o porquê de haver uma limitação de 10 imagens por post ¬¬...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu camarada!!!!Excelente esse tutorial, mas você escreveu......Voltando ao TMPGEnc 3.0 XPress, vá em "Filter" e selecione "Resize" e em "Image position:" e selecione "Center (Custon size) e ponha os valores a seguir: "704x512". Caso seja widescreen use os valores obtidos no Photoshop. Em "Resize mode:" selecione "Lanczos-3"...Tem certeza que "704x512" são as dimensões corretas para video 4:3?Se puder, me adicione no Msn andrezinho_bf@hotmail.com.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente...falha minha...704x512 não dá certo...agora eu tô procurando maiores informações sobre o tamanho certo, mas eu acho que é 704x480...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.