Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thanatos_BB

Calcular campos.

Recommended Posts

Olá a todos!Gostaria de pedir a ajuda de vcs para a resolução de um problema aki.Sou extramemente novo com o ambiente Delphi. Estou fazendo um aplicativo aki em q em um determinado formulario, o usuario insere diferentes valores numéricos (moeda) em diferentes DBEdits. Estou tentando a todo custo criar um algoritmo para que após digitar todos os valores nos DBEdits o usuário possa clicar em um Botão e esse joga o valor da soma, em um último DBEdit, de todos os numeros inseridos anteriormente.Por favor, alguem poderia me dar uma luz?!Agradeço muito e até mais!!Abraços!Tulio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

cada Dbedit é vinculado a um campo da sua tabela, certo? basta você pegar e colocar a soma deles e atribuir esse valor a um outro campo/edit:

digamos q você tem la 2 dbedits um VlA e o outro VlB... e um 3 q recebe essa soma (VlTotal)

no botão vo coloca algo assim:

QryAlgumacoisaVlTotal.Value := QryAlgumacoisaVlA.Value + QryAlgumacoisaVlB.Value;

assim... tu atribuiu o valor ao field VlTotal e como ele ta ligado a um dbedit ele vai mostrar esse valor...

seria isso? qualquer duvida posta ai!

Compartilhar este post

Link para o post

Outra opção, seria criar um campo calculado no DataSet. Assim você poderá usar o valor do campo mesmo fora desse form (num relatório por exemplo).Para criar o campo, clique 2x no componente usado para pegar os dados no banco (Query, Table, DataSet). No editor de campos, clique com o botão direito e em seguida New Field. Na janela de criação do campo, escolha o nome, tipo de dados (float, currency) e fieldtype = Calculated.O campo será inserido no editor.Para definir a funcao de soma utilize o evento OnCalcFields. Ex:SeuDataSetSOMA.Value := SeuDataSetVALOR1.Value + SeuDataSetVALOR2.Value;Assim você terá um campo a mais no dataset, contendo o valor da soma. Dai é so atrubuí-lo a um DBEdit no seu form, ou a uma coluna em uma grid.Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.