Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

pmap

Atlas Framework...

Recommended Posts

Iai, rapaziada... na paz?!

Bom... venho aqui abrir uma discussão sobre um assunto ( CHECK UP! ) que o nosso amigo Ramon Durães falou. O Atlas Framework. Alguém leu o artigo? Se leu... o que você acha dessa "nova tecnologia" ? Será que o PHP acompanhará? Será que o PHP tem algo deste tipo?

Bom... eu abri a discussão... espero que vocês continuem.

Abraços e estudem sempre!

Hehehe!

Se cuidem!

Pedro Márcio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

.. se tivesse tido o minimo de trabalho de abrir um browser e procurar no google, você saberia q sim

Bem educado você, hein?!Só quis abrir uma discussão. Só isso! Interagir... etc...!=)Até!

Compartilhar este post

Link para o post

pmap nao entendi sua colocação "Se cuidem!" e "Será que o PHP acompanhará?"

nao tem nada haver isso e cada linguagem tem sua utilidade pontos fortes e fracos ,mas falando do artigo isso é ajax e qualquer linuguagem pode usar ajax sem problemas nenhum

Compartilhar este post

Link para o post

o "se cuidem" foi só expressão. só isso. mania minha de dizer aos outros para se cuidarem. =)~Fabyo: você leu o artigo?o que eu quis dizer é que.. será que no php terá algo relacionado ao atlas framework?Sim.. o ajax pode ser usado em qualquer linguagem, mas eu me referia ao atlas framework!

Compartilhar este post

Link para o post

infelismente nao é verdade isso, PHP tem suas vantagens e desvantagens e .NET tbm, mas o nivel do .NET ta bem superior ao PHP

o .NET é 100% orientado a objetos e 100% linguagem tipada ,fora outras coisas que .NET faz que PHP nao faz, mas nao to devendendo o .NET só to sendo realista, eu sou programador PHP mas conheço a capacidade do .NET e quem sabe o PHP6 e mais algumas atualizações futuras possa fazer o php ainda melhor

Compartilhar este post

Link para o post

amigo eu programo na linguagem que eu quiser e nao é por isso que eu vou sair correndo atraz da linguagem melhor do mundo

pra falar que uma linguagem é melhor que a outra só estudando pra você saber nao adianta só falar que uma é melhor que outra sem ao menos usar

e eu ja falei .NET é pago tem que ter licença eu programo php porque é free posso usar em linux etc... acho que isso basta pra eu escolher o php como linguagem web

e outra coisa eu nao programo só numa linguaguem nao nao fico parado no tempo vou estudando sempre e utilizando e me adaptando ao mercado de trabalho

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q...+tipada&spell=1

Compartilhar este post

Link para o post

Vantagens PHP sobre .NET:

- Velocidade;

- Livre de plataforma;

- Codificação simples;

- Licença GPL;

- Comunidade aberta;

Vantagens .NET sobre PHP:

- Microsoft;

- Orientação a Objetos;

- Aplicação Desktop;

Se alguém souber mais alguma outra possivel vantagem do .NET sobre o PHP, ou vice-versa, sinta-se a vontade para comentar. Sei que são ferramentas para usos bem diferentes, mas, não é tão dificil assim comparar uma coisa com outra.

Compartilhar este post

Link para o post

Prog uma verdade real é que o .NET é muito mais rapido que o php porque o codigo dele é compilado e pode ate criar dlls dos codigos e uma vez compilado é muito mais rapido a execução do script ja o php nao porque ele tem que ser interpretado

Pra sites, PHP... é mais simples, mais rápido de desenvolver.

Pra sistemas intranet, aplicações de peso, medio ou grande porte, com certeza Java ou .NET.

Cada coisa tem seu uso, não existe como definir o melhor sem definir o que você quer fazer.

agora um post sobre as diferenças do .NET pra PHP postado por Natan

Primeiro, ASP.NET já está 100% implementado no linux/mac e etc atraves do Mono. Apesar de que ainda não está naquele estágio de produção e tal, ele funciona muito bem. Inumeros sistemas (forus, chat, blogs, portais, etc) comerciais e open source rodam tanto no mono quando no .NET sem problemas.

Segundo, sobre portabilidade, há de se convir que apesar de portabilidade ser um ponto a ser estudado num sistema, nem todos os sistemas tem essa necessidade. A maioria deles é criado e roda em cima do mesmo sistema até ser criado outro. Alguns recursos (poucos) do PHP por exemplo só funcionam em sistemas unix. Faça um programa que usa um deles e você está preso no linux.

E terceiro, o suporte a .NET no PHP ainda está em estágio de desenvolvimento e não está muito utilizável, diga-se de passagem.

Agora comparando as linguagens, existem certas diferenças que criam vantagens e desvantagens dos dois lados. Não existe essa de que 1 é absurdamente melhor que o outro.

Então la vai:

Na minha opinião...

Vantagens do ASP.NET

* Utiliza a plataforma .NET como base, e tem todas as classes do framework a sua disposicao.

* Pode ser programado em qualquer linguagem .NET, apesar de que as mais comuns são C# e VB.NET

* Permite utilizar DLLs pra ocultar o código. Desse modo você pode colocar no ar seu site sem ter obrigação de vender o código.

* Para utilizar alguma biblioteca pronta (já existem muitas por ai open source), basta jogar a dll numa pasta e pronto.

* É totalmente orientado a objetos/eventos, o que facilita muito o desenvolvimento de aplicações ao tratar de dados do formulario.

* Utiliza um sistema que torna muito melhor criar aplicações MVC e n-Tier.

* Tudo é compilado, o que torna mais rápida a aplicação.

Desvantagens do ASP.NET

* Para sites simples complica demais o negócio

* Algumas tarefas simples como ler um arquivo de outro site são mais complicadinhas no .NET

* Você não é obrigado a usar, mas se quiser usar o VS.NET, ele é uma m***** pra isso e quase ninguem sabe que é melhor programar ASP.NET sem ele

Vantagens do PHP

* É open source

* Tem um plano de lancamento de versões mais rápido, que acrescenta novos recursos e corrige bugs rapidamente

* Tem uma vasta coleção de bibliotecas integradas "out-of-the-box", facilitando a instalação e uso

* Já possui uma comunidade sólida e muitos sites falando sobre ele

* Tem suporte oficial para mais plataformas que o .NET

* Documentação em portugues (se você achar necessário)

* A linguagem é bem mais simples o que facilita muito o trabalho as vezes

Desvantagens do PHP

* Geralmente seu código fonte é obrigado a ir junto com sua aplicação. (apesar de haver ferramentas que permitem ocultar o fonte, é dificil achar servidores que suportem)

* A linguagem totalmente dinamica e sem tipos tende a causar mais erros de runtime

* É mais lento que o .NET na maioria das vezes (a checagem de tipos dinamica tem um certo peso)

* O modelo de acesso a dados do PHP não é tão escalável quanto o do .NET

Gosto dos dois, acho que depende muito do serviço a ser feito. Eu acho que o ASP.NET mais legal pra criar um sistema complexo. A plataforma acaba te ajudando a organizar as coisas melhor. Mesmo o PHP5 sendo orientado a objetos, ainda não é a mesma coisa. Agora tem coisas que eu sinto falta do PHP.. por exemplo, sistema de templates no ASP.NET é coisa rara. Apesar de que no 2.0 que vai resolver o problema.

Quanto a ser da microsoft, o .NET e o C# são padrões ECMA (e ISO se nao me engano), portanto nada prende você a eles a não ser que goste mesmo do visual studio senao voce pode usar um editor open como no caso do sharpdevelep. Tanto PHP quanto .NET tem um suporte consideravelmente grande da comunicade open source e os dois são extensíveis.

Em resumo, não existe motivo pra você usar PHP em vez de ASP.NET nem pra usar ASP.NET em vez de PHP. Existe gosto. Se seu interesse é acadêmico, eu aconselharia começar com PHP (mas sem ficar bitolado) e quando entender o legal o negocio, dê uma olhada em ASP.NET ou JSP que já são mais complexas e tem um foco mais empresarial do que de sites simples, nunca é demais saber.

Compartilhar este post

Link para o post

Fabyo... Pode até ser, mas eu não sei não esse lance de velocidade.

Pelo menos, não é oq o cara que escreveu este artigo pensa:

http://www.oracle.com/technology/pub/articles/hull_asp.html

E eu achei isso aqui tb, parece ser algo de PHP para .NET, não li muito:

http://www.php-compiler.net/

Compartilhar este post

Link para o post

bom, nao vem ao caso discultir isso, eu so dei minha opniao imparcial, porque eu adoro php mas nao é por isso que vou falar que ele é melhor que JAVA , nem .NET, e eu nao uso muito o .NET uso mais quando nao tenho escolha, mas se for pra eu escolher o que eu tenho que programar com certeza é o php, e o php falta bastante coisas que ja tem no asp.net que é o viewstate posback etc... mas o framewroks prado incluiu isso dai o php ficou bem melhor, e ouvi dizer que o prado seria compilado numa dll pra ser nativo do php dai ficaria mais rapido mais ainda nao acabaram, acredito que o php tem muito chao pela frente para melhorar e crescer mas hj ainda nao pode ser compara de igual pra igual com JAVA e .NET

Compartilhar este post

Link para o post

Sim sim...

Tenho cosciencia disto, mas o .NET também ainda tem muito chão pra chegar no Java. :P

Entendo que este tipo de discussão não costuma chegar a muitas conclusões, mas temos alguns dados, neste tópico, que podem servir como fonte de estudo para muitas teses.

Em fim...

Se formos falar sobre outras tantas tecnilogias disponiveis no mercado, poderiamos chegar a outras conclusões, talvez, nem .NET, nem PHP e nem Java (apesar de adorar Java), mas vai saber?! Python é uma que esta crescendo bastante. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Fabyo, desculpa se te incomodei em algo que eu falei. De verdade. Mas não lhe dei motivos para ser grosso.Desculpa qualquer coisa.=)

Compartilhar este post

Link para o post

Já que a discussão mudou de rumo...

Bom, seria bem mais fácil comparar Java e .NET do que PHP e .NET...

Na verdade eu não sei nada de .NET, a única coisa que sei é que é concorrente do Java, uma linguagem compilada e não interpretada como o PHP !

O PHP só se pode programar para web e Java pode se programar para vários tipos de aplicativos, como:

1. Stand-alone (programas que tem total acesso aos recursos do sistema de uma máquina servidor ou cliente)

2. Java Applets (programas para serem executados no browser)

3. Java Servlets (programas para serem executados no servidor)

4. JavaBeans (programas c/ padrão rígido de codificação podendo ser reaproveitados)

5. Java Midlets (programas para celulares, palmtops, smart cards, etc)

6. JSP (linguagem para web que no back-end utiliza a tecnologia Java)

Se falei besteira me corrijam !

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.