Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Thiago Silva

Nova linguagem: G-Portugol

Recommended Posts

Ola pessoal,

Para os desenvolvedores de plantão:

Acabei de publicar online uma nova implementação da linguagem portugol, chamada G-Portugol.

Venho desenvolvendo ela aos poucos desde 2003, mas a 3 meses atraz, recomecei vários modulos e, agora, está bem usável.

O programa principal (GPT) não é um compilador ainda (em fase de desenvolvimento), mas interpreta programas e os traduz para C (podendo chamar um compilador C por traz, como um "backend" como outras linguagens fazem).

Alem do GPT, desenvolvi o GPTEditor, que é um editor que suporta cores (syntax highlight) e eh uma simples e interessante interface visual para executar e depurar programas.

Ambos os programas foram feitos em GNU/Linux, em C++, sendo que o GPTEditor, faz uso das bibliotecas KDE. É possível usar o GPT no momento com o Cygwin, até que seja disponibilizado um pacote binario para Windows.

Fiz um apanhado de várias ferramentas similares e nenhuma me satisfez por completo. Além do mais, nao me lembro de ter encontrado similares open source (todos freewares e até sharewares, se bem me recordo). E finalmente, so encontrei uma que rodasse em sistemas GNU/Linux (feita em Java, mas sem os fontes).

Para os curiosos:

http://gpt.berlios.de

Obrigado,

Thiago Silva

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

beleza hein Thiago, fui no site e dei uma lida (rápida), tá bem organizado o material ;) parabéns.Dica: tenta sair do lugar comum das linguagens (não estou dizendo q a sua está, mas pelo q lí, o básico já está feito então agora é a hora de adicionar o diferencial), implementa umas coisas q você sempre quis ter numa linguagem e esta não permitia, sei q a finalidade não é bem essa mas quem sabe + gente apóia você neste projeto.{} e parabéns pela iniciativa.Palc

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado. Tem muita, muita coisa pra fazer ainda. A idéia é ter uma suite opensource voltada para educação de disciplinas relacionadas a computação, mas por enquanto, é so uma ideia.

Existem alguns pequenos diferenciais em relação as outras, mas como eu sou o autor, essa colocação é tendenciosa e não vale http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif

Por enqunto, o grande diferencial mesmo é ser opensource.

Sendo voltada para a educação, recursos de linguagem voltados à produção são colocados de lado. Não existe preocupação, no momento, em fornecer bibliotecas ou extensões, nem optimização de código. O núcleo das questões de design envolvem uniformidade e coerência estrutural, de forma a deixar a linguagem em segundo plano e evidenciar o comportamento (o algoritmo em si). Afinal, quem está aprendendo logica de programação deve se preocupar menos com termos da linguagem e mais com a estrutura lógica que está criando. Outra questão importantíssima é o relatório de erros, que deve ter muita verbose por parte do analisador de código e apontar o erro onde ele está, e não, 10 linhas abaixo do erro no código.

Além do mais, existe a preocupação de ser, nesse primeiro momento, o mais parecido possível com as formas de portugol usados na literatura acadêmica. Só isso impôe questões difíceis e sacrifícios, não só de criação, como também relacionados a uniformidade e outros objetivos principais. Resumindo, nesse primeiro momento, eu gastei mais tempo pensando em tudo o que eu tive que sacrificar, do que pensando no que eu deveria adicionar. Quando o produto estiver maduro, levarei em consideração criar uma nova linguagem, não baseada em portugol (talvez, baseada em SmallTalk http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif ), mas em português, que seja completamente comprometida com as questões educacionais e que leve em conta os problemas atuais do portugol.

Como vê, existem várias questões a serem levantadas, e embora o status atual seja de um "rascunho" em relação ao que deve parecer seu produto final, em termos de programa, já se encontra bem acabado para uma versão 1.0.

Thiago Silva

Compartilhar este post

Link para o post

E aí Thiago?

Achei muito interessante sua idéia, pois eu sou professor e ensino lógica de programação também....

Costumo usar muito o Clipper para elaborar programas simples para o ensino da lógica. Obviamente se houver uma versão em português, ficaria tudo mais fácil. Achei muito interessante sua ideia.

Estou olhando seu site e lendo o seu manual....mas tem uma parte que não entendi....No exemplo 3.3 Estruturas condicionais, você dá um exemplo da verificação da maioridade... o que não entendi direito é este tal de "Malkovich" que você colocou dentro da estrutura do IF , ou melhor do SE.

Mas de qualquer maneira a ideia realmente é interessante e a meu ver não deve ser vista ainda como uma linguagem de programação propriamente dita e sim um facilitador de aprendizado em lógica... estou certo?

Parabéns.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Carlos. Obrigado pelo seu interesse.Interessante. Nunca estudei Clipper, fiquei curioso com seu uso como ferramenta de ensino.Desculpe o manual, está bem prematuro ainda e os exemplos são um tanto grosseiros (resultado de insistir em escreve-los com sono, em meio a madrugadas). Espero terminar ele o mais breve possivel. Disponibilizei os textos somente como forma de dar exemplos de uso das estruturas da linguagem, pois nem tive oportunidade de revisá-los.Como professor, talvez você se interesse em conhecer outros softwares similares, como por exemplo, o Visual G (http://www.apoioinformatica.inf.br/visualg/linguagem.htm).E, realmente, o projeto e suas ferramentas devem ser vistas como apoio ao ensino. Particularmente, a linguagem G-Portugol não deve ser vista como uma linguagem de programação de propósito geral. Pelo contrário, ela tem um proposito bem especifico como ferramenta de ensino.Thiago Silva

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante. Nunca estudei Clipper, fiquei curioso com seu uso como ferramenta de ensino.

De fato Thiago, O Clipper é uma ótima ferramenta de ensino. Mesmo porque você. sempre constrói algo a partir do zero, em qualquer editor de texto. Em outras palavras você. realmente acaba sendo um criador desde a primeira linha da tela do programa até a gravação em uma base de dados....Sem falar que muitas empresas ainda usam sistemas em Clipper.Obviamente, depois passa-se para uma liguagem visual (VB ou Delphi) e com o conhecimento do Clipper, tudo fica mais fácil né..dei uma olhada no programa que você. me indicou... Instalei aqui e estou fazendo uns testes...mas pra gente que já tá "viciado" em outras linguagens, acaba até sendo mais complicadio do que realmente é né...Valew... um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.