epassos 0 Denunciar post Postado Fevereiro 10, 2006 Meus caros,Estou começando no mundo do Delphi agora (trabalhava com ASP antes). Estou tendo que fazer um sistema para cadastro de clientes utilizando o Interbase como banco de dados. No banco de dados eu separei as tabelas da seguinte maneira:1ª Cliente (Aqui vou cadastrar os dados da empresa)2ª ClienteContato (aqui vou cadastrar os contatos de compras na empresa. geralmente tem mais de um)3ª ClienteBanco (aqui vou cadastrar as referencias bancarias do cliente)Preferi colocar este dados em tabelas separadas ja que existe um relacionamento "um para muitos" entre eles.No desenvolvimento do Form para cadastro, optei trabalhar com Page Control e colocar um TabSheet para cada tabela. Funcionaria mais ou menos assim.você acessaria o cadastro de clientes, preencheria os dados da 1ª tabela, clicaria na TabSheet 2, ele pegaria o cnpj que eu coloquei no TabSheet 1 e colocaria em um campo apropriado, campo este q estaria travado para edição. Eu preencheria o restante das informações de contato e depois clicaria no TabSheet 3 para da mesma forma ele pegar o CNPJ do cliente e eu preencher com os dados bancários.A minha dúvida esta em como trocar estas informações entre os Tab Sheet's? Se eu estivesse desenvolvendo em ASP para WEb bastaria passar um parametro via URL. Mas neste caso não sei como fazer.Alguém teria uma luz para me dar?Um abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lenn0n 0 Denunciar post Postado Fevereiro 10, 2006 hm...veja bem, no delphi, o PageControl e as páginas, estão no mesmo formulário, então você não tem q passar os parametros entre elas... eh soh você jogar as suas querys, ou tables no form, joga o pagecontrol, clica com o botao direito da new page, crie qtas paginas for precisar, e dentro das páginas jogue os componentes, ligue os componentes de banco (os inputs) na tabela e pronto...a navegação entre as abas não vai causar perda de dados....espero ter ajudado[]'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
epassos 0 Denunciar post Postado Fevereiro 11, 2006 hm...veja bem, no delphi, o PageControl e as páginas, estão no mesmo formulário, então você não tem q passar os parametros entre elas... eh soh você jogar as suas querys, ou tables no form, joga o pagecontrol, clica com o botao direito da new page, crie qtas paginas for precisar, e dentro das páginas jogue os componentes, ligue os componentes de banco (os inputs) na tabela e pronto...a navegação entre as abas não vai causar perda de dados....espero ter ajudado[]'sCara ajudou muito. Agora só tem uma coisa que eu não estou conseguindo. Eu estou na tabsheet onde estou fazendo o cadastro da empresa, quando clico sobre o segundo tabsheet eu queria que ele trouxe-se somente os contatos relacionados com o cnpj informado. Como faço isso?No aguardo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
epassos 0 Denunciar post Postado Fevereiro 12, 2006 hm...veja bem, no delphi, o PageControl e as páginas, estão no mesmo formulário, então você não tem q passar os parametros entre elas... eh soh você jogar as suas querys, ou tables no form, joga o pagecontrol, clica com o botao direito da new page, crie qtas paginas for precisar, e dentro das páginas jogue os componentes, ligue os componentes de banco (os inputs) na tabela e pronto...a navegação entre as abas não vai causar perda de dados....espero ter ajudado[]'sCara ajudou muito. Agora só tem uma coisa que eu não estou conseguindo. Eu estou na tabsheet onde estou fazendo o cadastro da empresa, quando clico sobre o segundo tabsheet eu queria que ele trouxe-se somente os contatos relacionados com o cnpj informado. Como faço isso?No aguardoAlguém sabe como fazer isso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
LODVini 0 Denunciar post Postado Fevereiro 13, 2006 bom dia... cara, essa tabsheet que tem os contatos está em outro componente de query? se sim, pode fazer +/- da seguinte forma: no evento "Change" do pagecontrol, verifique em qual tabsheet esta e então abra a query com os dados necessários. procedure TForm1.PageControl1Change(Sender: TObject);begin if PageControl1.Pages[PageControl1.ActivePageIndex].Name = 'TabSheet2' then begin // abra a query com o cpf with ADOQuery1 do begin SQL.Add('SELECT * '); SQL.Add(' FROM CONTATOS'); SQL.Add(' WHERE CPF = ' + QuotedStr(Edit1.Text)); Open; end; end;end; não sei se fui bem claro, mas qualquer dúvida posta ai :D Vinicius Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
epassos 0 Denunciar post Postado Fevereiro 20, 2006 Muito obrigado meu amigo, ajudou muitoAbraços e sucesso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites