Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ådriano

Duas s basicas

Recommended Posts

E ai gente bl????depois de muita pesquisa consegui fazer uma pesquisa de datas de aniversario na minha modesta agenda mas a duvida é a seguinte:1- Eu gostaria que na data certa do aniversario da pessoa cadastrada mostrasse uma mensagem no meu form de aniversariantes...2- a duvida aqui é com uma combobox que para pesquisar o mes do aniversariante tenho que digitar o mes em numeros ex....janeiro é o numero 1 por causa da tabela em paradox...pergunto....queria transformar os meses de numero para os "originais" janeiro, fevereiro e assim vai, para aparecer na combobox assim seria seleciono Janeiro e clico no botão me mostra os de janeiro....Ajuda ai galera pois ta dificil.....100+ÅdrianoÅmador e iniciante de tudo....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia...

Adriano...

Em relação a 1ª dúvida: quando entrar nesse "form de aniversariantes", fazer um procedimento para comparar a data atual com a data de aniversário da tabela do paradox... as datas que forem iguais a data atual então tu mostra no formulário.

Em relação a 2ª dúvida: poderia colocar os items do combobox com os nomes dos meses, ai no evento OnChange do combobox, tu pega o index do item selecionado +1, para ter o mês selecionado. Ficaria mais ou menos assim:

procedure TForm1.ComboBox1Change(Sender: TObject);begin	 ShowMessage(IntToStr((ComboBox1.Items.IndexOf(ComboBox1.Text))+1));end;

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo,tente assim,escreva no combobox os meses, daí em um botão....var Mes : Integer;begincase ComboBox1.ItemIndex of 0: Mes := 0; // janeiro 1: Mes := 1; // fevereiro 2: Mes := 2; // março 3: Mes := 3; // abril 4: Mes := 4; // maio 5: Mes := 5; // junho 6: Mes := 6; // julho 7: Mes := 7; // agosto 8: Mes := 8; // setembro 9: Mes := 9; // outubro 10: Mes := 10; // novembro 11: Mes := 11; // dezembrodaqui pra baixo você prepara sua consulta com a variável correspondente, sugiro SQL.with DM.tabela do begin close; Sql.add('Select * from tabela'); Sql.add('Where Campo_Tabela :M'); parambyname['M'].asinteger := (Mes); open; end;end;Este é só um exemplo simples, mas use a imaginação e implemente ao seu modo.espero ter ajudado.T+

Compartilhar este post

Link para o post

Ai deu certo o unico problema seria fazer o procedimento para comparar a data atual com os do aniversariantes para mostrar num label por exemplo alquem pode me ajudar melhor???? e muito obrigado aos que responderam algumas das minhas milhões de duvidas....por favor agora só falta isso pelo jeito....100+ Ådriano

Compartilhar este post

Link para o post

Table1.first;while not(table1.eof) dobegin if DATE = Table1DATA.Value then Memo1.Lines.Add(Table1NOME.Value); Table1.Next;end;cara nao testei o codigoi... mas a ideia é a seguinte... essa TABLE1 seria sua tabela dos clientes...dai você faz uma verificação em algum evento desejado... acredito q ao iniciar o programa seria uma boa opção ou ao abri o form de aniversariantes...abrassss

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo assim kmarada eu ja consegui fazer abrir num dbgrid agora eu só queria fazer que o programa faça a comparação da data atual com a do aniversariante e mostre como se fosse um lembrete...Tipo mostrar num label que tem aniversariantes no mes em que estamos ....resumindo só fazer a comparação da data atual com a data de nascimento do cliente ....ajuda ai se der.....100+Ådriano iniciante de tudo...

Compartilhar este post

Link para o post

cara m,as a ideia é akela le encima... so q tem um detalhe.. q acabei de ver...la compara a DATA TODA ATUAL inclusive com o ano dai NUNCA amostrará a pessoa como aniversariante...xii tenho q pensar em outra coisa...bem ja tenho outra solução...seguinte... acho q vai funcionar...é so ignorar o ano... dai nao sei se tem como mas acredito q meu raciocinio deve da certo...tipo pegar o ano atual e passar pruma varevel somente a parte inicial... por exemplo 16/04/2006 dai você corta a parte final ou na vareavel qdo crialá.. define assim q ja corta: var data : string[5];bem dai é so você jogar a data e comparar... o codigo poderia ser alterado assim ó..Table1.first;DATA:= Datetostr(DATE); // linha novawhile not(table1.eof) dobeginif DATA = (Table1DATA.Value as string) then // alterado tbMemo1.Lines.Add(Table1NOME.Value);Table1.Next;end;cara repare q a MEMO1 é um componte e NELE q irá aparecer o nome das pessoas q estao aniversariando ok?entaum coloque ele na tela em algum lugar... se preferir faça com uma combomox ou TSTRINGLIST ou sei la oq! rsrsrsuffa cansei !

Compartilhar este post

Link para o post

Bl meu kmarada na realidade tem que ser somente o dia e o mes ...rsrsrsrsrsrs......ai bl ....ve no que me pode ajudar .....mas valeu mesmo assim pelo menos alguem me respondeuu.....rsrsrsrsrsr

Compartilhar este post

Link para o post

Adriano, faz isso:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);var		dia,mes,ano:word;begin		DecodeDate(now,ano,mes,dia);		edit1.text:=inttostr(mes);				edit2.text:=inttostr(dia);end;

Obs: tirei isso do help do delphi, estude-o mais

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.