Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

micox

Trabalho de conclusão de curso - Webstandards

Recommended Posts

Caros brodis do webstandards...Já tem algum tempo que eu estou me aventurando neste mundo que descobri ano passado.Este amigo de voces que vos fala está com um problema: tem que terminar a monografia da faculdade (as aulas já terminaram há 2 anos... Sim... eu sou um vagabundo)Por isto estou postando este tópico. Antes, eu ia falar sobre algo que não domino e detesto: JavaMailDecidir jogar isso no lixo e falar sobre algo que 1: está na moda 2: É algo novo e pouco falado em monografias 3: Eu gostcho 4: Estou começando a dominar...Por isso optei por falar sobre: "Web2 - Webstandards, ajax, plataforma Web" (talvez será este o título)Peço sugestões com relação ao índice, ao título, à sequencia a ser falada, à links de referencia, etc...Na parte de frameworks pra ajax eu pretendo abordar usando os frameworks já existentes pra php.Índice que eu penso inicialmente (por favor, sugestões, sugestões, sugestões):1 - Em que consiste a chamada "web 2"2 - Como chegamos até aqui3 - A plataforma Web4 - A evolução do CSS, do javascript e do HTML5 - Buscadores6 - Webstandards6.1 - Semantica6.2 - Separação entre conteudo, comportamento e visual7 - Ajax (desmembrarei sobre vários assuntos de ajax)8 - O futuro.X - Feed (Atom, RSS) em algum lugar aí acima...Vejam que tá bem inicial e bem ruim... Por favor, help...PS.: Também postarei este tópico na parte de ajax pra ver as opiniões deles...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pow vei! bacana essa ideia de monografia!qual o curso q você faz???ah!sugestoes:SEODOM(foraum as unicas coisas q consequir pensar agora)seria uma boa nessa sua lista!!gostaria de ver....se possivel esse seu trabalho depois!flw

Compartilhar este post

Link para o post

E ae micox,

É uma boa idéia esse assunto ai, meu trabalho de conclusão será daqui a mais ou menos 1 ano e meio (tomara)...e tb não tenho nada na cabeça.....tava pensando em fazer algo relacionado com Webstandards...Acessibilidade....acho q vou acabar indo para o lado de Ergonomia....

você é bom cara, detona no seu trabalho, desejo muita sorte e se precisar de alguma ajuda acho q o pessoal aqui do forum não vai deixar você na mão, com certeza iremos ajudar você!!!

E como o estevao disse, espero (tb) poder ver esse seu trabalho!!!

Boa sorte cara!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza vou colocar o link do trabalho aqui pra voces...Boas sugestões estevao... Eu também esqueci de colocar o assunto dos blogs. (caso eu tenha esquecido mais, vamo me lembrando aí... heheh)Mas minha dúvida principal é a ORDEM em que devo falar... Eu to sem idéia de como fazer a ordenação do trabalho (aquele esquema de Introdução, desenvolvimento, conclusão...)De que assunto eu falo primeiro??? Help-me!!!PS.: Cade o restante do pessoal? The watcher, pa bruno, hunter... hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

qual o curso q você faz???

Ops. esqueci de responder... Eu faço Redes de Comunicação (Redes de computadores - 3 anos) no Cefet-GO.Mas já faz 2 anos que as aulas acabaram e só tá faltando o TCC pra eu formar.Cade as respostas pessoal, vamo sugerir aí...

Compartilhar este post

Link para o post

Assuntos que não podem faltar na sua monografia.

- W3C

- Microsoft

- HTTP

- XML

- HTML

- XHTML

- DHTML

- JavaScript

- CSS

- RPC

- XML-RPC

- DOM

- XMLHttpRequest

- Frameworks

- RIA

- Google

- Yahoo

Cada um desses assuntos não precisa, necessáriamente, ser um tópico separado na sua pesquisa.

Eu não entendi oq você quis dizer com blogs.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendi oq você quis dizer com blogs

É que os blogs são, de certa forma, um movimento dessa "nova" internet (assim como as home-pages gratuitas eram na antiga internet).

Cada um desses assuntos não precisa, necessáriamente, ser um tópico separado na sua pesquisa.

É... eu sei... Esse é justamente meu maior problema, como ordenar, deixar o que dentro de que, que tipo de ordenação, etc...Mas valeu pelas sugestões aí... Eu tinha esquecido muita coisa...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei como são a regras de TCC do CEFET-GO, mas quando fiz minhas monografias, eu tinha que designar um orientador, não necessáriamente precisaria ser interno daquela instituição, graduado, no mínimo, em alguma especialização da área de TI ou mestrado.

Escolhendo um orientador adequado para o seu tema, este poderá ajudar bastante na organização do seu trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei como são a regras de TCC do CEFET-GO, mas quando fiz minhas monografias, eu tinha que designar um orientador, não necessáriamente precisaria ser interno daquela instituição, graduado, no mínimo, em alguma especialização da área de TI ou mestrado.

Exato. Também terei que escolher. Porém ainda não escolhi e também o pessoal de lá (acho que) entende pouco.Por isso to pedindo ajuda do pessoal daqui. Porque quero chegar com o negócio já quase pronto. Valeus...

Compartilhar este post

Link para o post

acho q o melhor q você poderia focar, dentro do tema padrões, seria a melhoria da usabilidade e acessibilidades de websites, logicamente quando bem utilizados... Não sei se seria muito legal falar coisas técnicas... Poderia falar sobre isso na parte de webstandards...

Parte de ajax, poderia falar do que consiste essa febre ajax, web 2.0 q na verdade naum existe, eh apenas um termo utilizado para as novas formas de desenvolvimento... Poderia falar sobre isso, falar q naum eh uma tecnologia e sim um termo e explicar legal sobre... Falar q a principal coisa eh o javascript, etc...

cara... sei lah... por ae... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

sumi, mas naum to morto naum hein... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

sumi, mas naum to morto naum hein...

hehehe. diboas. Valeu as dicas. Tipo, seu compu ainda tá com trela?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Micox, beleza?Achei bem interessante o seu tema para o tcc e queria ver o arquivo você quer dsponibilizou num outro topico, é que o link nao abre aki por nada.O endereço q você postou é esse: http//rapidshare.de/files/19022617/Pre-projeto_TCC.doc.htmlAbraços

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, beleza cara?

Voce ressucitou um tópico das antigas heim? hehehe

Bom, realmente o servidor do rapid Share deve ter deletado o arquivo.

Uma versão previa da prévia deste arquivo que tinha lá pode ser vista neste post: Histórico da Web

Estou na fase final do meu trabalho. Só tá faltando a Introdução, conclusão e formatação visual.

Porém , infelizmente, meu professor recomendou a eu não divulgar meu trabalho por completo antes de ele estar apresentado na comunidade acadêmica.

Por que parte você se interessa? qualquer coisa posso te explicar ou passar algum tutorial.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Micox, ja agradeço a atenção e a disponibilidade em nos ajudar ...Estou finalizando o meu curso superior tb, e estou no velho e mal dilema: MonografiaEu faço trabalhos como freelancer para um pessoal da região, empresas e afins, e me interesso bastante por esse ramo do desenvolvimento para ambiente web, e por ironia, o tema q eu estou querendo abordar é exatamente igual aquele q você postou no primeiro post. heheMas seguinte, estou com grandes dificuldades é definir um objetivo para q eu possa desenvolver o restante da monografia, não sei como é o seu curso, no meu é preciso definir o tema (claro), uma justificativa para se falar sobre o tema, um problema e os objetivos gerais e específicos.Todo mundo fala, se desespera, emagrece, engorda, etc, mas oq eu estou achando mais trabalhoso é essa parte de definir o problema, justificativa e o objetivo q eu quero dentro desse tema. Se você tiver algo que possa me passar dentro desses tópicos, me dizer pq escolheu o tema e q o planeja falando disso iria me ajudar muuuuito, mas muuuuito mesmo.Fica aguardando o seu contato e mais uma vez obrigado pela atenção.Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Humm, certim. É igual ao meu problema inicial também.

Bom, diversas idéias passaram nas minhas mãos: idéias que estavam em moda na época, idéias empurradas por professores, idéias que seriam fáceis de fazer, até idéia de escrever sobre a "Web2" passou pela minha cabeça.

Eu, pessoalmente, descartei todas estas idéias e preferi pegar uma idéia que: Eu dominasse completamente e fosse novidade na área acadêmica.

Pronto: WEBSTANDARDS.

Porém, é óbvio que eu nao iria explicar como fazer, explicar CSS, e ensinar toooda complicadíssima metodologia tableless/webstandards em um trabalho apenas. Depois teria que haver uma apresentação de umas 2, 3 horas praticamente e este tempo obviamente não é suficiente pra ensinar alguém todos os truques CSS/Tableless.

Então eu decidi me focar em MOSTRAR OS BENEFÍCIOS dos padrões Web.

Depois, caso alguém que tenha assistido a apresentação se interesse em aprofundar, que vá estudar sobre o assunto.

Não vou ensinar tableless mas sim mostrar e demonstrar as vantagens.

TAlvez uma coisa boa pra você falar seria esta nova interação escritor-visitantes que surgiu nos sites web com a Web 2. Sei lá. heheh

Pronto, agora é só você escolher o foco do seu tema e mandar brasa.

//Assim que estiver concluido eu postarei o link do meu trabalho aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Micox, obrigado denovo pela atencao ...O tema q você sugeriu é extramente delicioso de se pensar, e com certeza para se tratar numa monografia, mas o grande problema q eu estou passando é na definicão da justificativa, problema, e objetivos.Só um exemplo:Justificativa: é falar pq eu escolhi esse tema e oq me levou e escrever sobre eleobjetivos: definir oq eu vou falar no correr do trabalhoproblema: é escrever para que eu quero falar desse tema, oq eu vou resolver com isso? qual q real necessidade de se falar sobre isso? etcPra mim a pior parte esta sendo essa, sem contar que se eu escolher sobre webstandards, eu tenho q utilizar bibliografias concretas, nao so paginas de internet, etc ...Ps: o tema q você sugeriou, sobre essa interacao escrito-visitante, pra mim seria muuuito legal falar, tanto que eu sou administrador/moderador/fundador de um forum, e no eu ver, os melhores conteudos da web estao nos foruns, pois permite justamente essa interacao entre os usuarios e eles mesmo fazendo o conteudo, é como se fosse milhares de pessoas escrevendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim a pior parte esta sendo essa, sem contar que se eu escolher sobre webstandards, eu tenho q utilizar bibliografias concretas, nao so paginas de internet, etc ...

bom, eu não usei 1 livro sequer na minha bibliografia. é só você tomar alguns cuidados com os sites como:- wikipedia e serviços wiki estão fora de cogitação- dê preferencia a sites oficiais sobre o assunto (eu por exemplo usei muito o site da w3c)- se for usar outros sites, que eles sejam reconhecidos como referência na área (como o do maujor)- se for usar outros, o autor deve ser identificável (não pode ser artigo sem autor)

Justificativa: é falar pq eu escolhi esse tema e oq me levou e escrever sobre eleobjetivos: definir oq eu vou falar no correr do trabalhoproblema: é escrever para que eu quero falar desse tema, oq eu vou resolver com isso? qual q real necessidade de se falar sobre isso? etc

Isto não é tão difícil assim. Pegue um outro pré-projeto na sua faculdade e use de modelo. Ficará muito mais fácil pra você.

o tema q você sugeriou, sobre essa interacao escrito-visitante, pra mim seria muuuito legal falar, tanto que eu sou administrador/moderador/fundador de um forum, e no eu ver, os melhores conteudos da web estao nos foruns, pois permite justamente essa interacao entre os usuarios e eles mesmo fazendo o conteudo, é como se fosse milhares de pessoas escrevendo.

Escreva sobre o que você gosta e não sobre o que os outros querem. Se você quer falar sobre isto, assunto não falta. E muito menos motivo.Proponha pra algum professor que ele te auxiliará mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.