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veilside

Dificuldades com iluminação: como resolver??!

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Olá pessoal, como havia dito, ainda dou meus primeiros passos no 3Dmax e hoje resolvi criar um apartamento, e fazer a iluminação primeiro tal, porém estou com dificuldades. Adicionei uma target direct com intensity 2.0 e a maior parte dos valores padrao, shader mental ray(e tbm uso como render) porém sempre fica escuro, como nas imagens abaixo:

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Já tentei de tudo mas nao consigo resolver e nem deixar o ambiente com uma aparencia clara. Nao sei se é referente ao renderer, mas eu uso o mental ray. Ja tentei procurar pelo Vray, vi que é muito bom, porém precisa de licensa.

 

Bom, espero que alguem consiga me ajudar. Desde já obrigado! :rolleyes:

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Olá Veilside, firmeza?

Olha só, parece-me que você já está usando Global Illumination e Final Gather. Enfim, essas técnicas são feitas para simular, obviamente, iluminação global. Em uma situação real, um ambiente fechado não pode ser iluminado totalmente apenas por uma luz em uma única janela. Teriam que haver luzes internas ou maiores espaços para a passagem de luz externa.

Vou deixar um tuto feito pelo grande Juca, sobre alguns parâmetros fundamentais do Mray:

http://www.3donline.com.br/forum/viewtopic.php?t=15638

 

Quanto ao Vray, editei seu post porque não é permitido informações sobre crack ou softwares piratas no fórum. Como já foi dito em outro tópico, o Vray foi feito para ser comprado, certo?

 

Se tiver maiores dúvidas, pode perguntar á vontade. Pra ajudar a gente, posta screens de como a luz está posicionada e como a cena foi feita.

 

Abraço

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Muito obrigado pela ajuda! hehehehe sou iniciante ainda, entao esse tutorial vai ajudar bastante.

 

Obrigado mesmo, até mais http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

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Às ordens! Se quiser continuar usando o tópico pra postar seus estudos com esta cena, estaremos acompanhando e tirando as possíveis dúvidas.Abraço

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Hehehe depois de algum trabalho e de ter adquirido o Vray, acho que consegui dar uma melhorada. Pra quem tá a menos de uma semana, acho que melhorei bastante! hehehe http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

 

Li bastante apostilas tals e cada dia que passa sano mais minhas dúvidas, bom abaixo algumas fotos de um projeto que estou fazendo, de meu apartamento, por enquanto só fiz o bruto, nada de acabamento ainda nem mobília, até pq falta fazer o detalhe das janelas, portas e texturas em geral, fora mobília:

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Bom nao está nada perfeito e longe disso, mas é um começo! espero que gostem, e se puderem opinar por falhas ou coisas que vacilei seria ótimo tbm!

 

Outra dúvida, estive querendo deixar o ambiente, enquanto vendo pelo perspective mode, sem a iluminação, apenas como fica qndo você começa a criar as coisas e ainda nao deu nenhuma luz no cenário, assim você consegue ver mais detalhadamente cada objeto tal, é possivel tirar essa "iluminação" e deixar como se estivesse sem nenhuma, pra mim poder trabalhar melhor nos objetos?

 

Bom é isso galera, vlw! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

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Olá galera! estou com outras dúvidas aqui.

 

Bom, uma delas é a seguinte. Quero fazer a outra parte da janela do meu quarto, akela parte móvel aonde tem uns "furinhos" aonde passa pouca luz, e pra fazer isso eu teria q fazer um boolean e tal. Bom, como sao MUITOS furinhos, ficar toda hora clicando no shape bruto da janela e dps no molde do furinho vai demorar d+. Eu tentei agrupar todos os furinhos e fazer o boolean mas nao deu certo, faz apenas em um deles(no que eu clico). Tentei linkar e a mesma coisa. Alguem sabe como solucionar isso, como aplicar o boolean em varios objetos simultaneamente?

 

Outra dúvida tbm. Tenho um lustre que tem as lampadas presas por um cano de metal em forma de looping, e eu nao estou conseguindo reproduzir essa forma. Alguem sabe alguma dica pra deixar um cilinder por ex em forma de loop?

 

Bom é isso galera, obrigado desde já! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

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Eae Veilside, beleza?

Qnt à sua primeira dúvida, sobre a iluminação na perspective.. Bem, que eu saiba não tem como fazer o que você quer sem excluir as luzes.

 

Sobre os furinhos, seleciona qualquer um objeto "matriz" que fará os furos e converta-o para Editable Poly.. Em seguida, procure a ferramenta Attach e vá selecionando os objetos que você quer para uni-lo a eles.

 

E eu não entendi sobre o looping...

 

abraço

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obrigado pelas dicas! heheheh

 

bom qnto ao looping, vamos imaginar entao pra você entender.

 

imagina um cano..tá...quero que em ele faça um looping entre as 2 pontas, de modo que uma das pontas do cano aponte para um lado, e a outra ponta para outro lado.

 

uma imagem é sempre melhor pra explicar hehehe.

 

http://www.pcgames.de/screenshots/original/looping.JPG

 

bom é basicamente isso que quero fazer, e estou enfrentando dificuldades. :huh:

 

Qnto ao problema da janela, já solucionei, é trabalhoso mais deu! uma imagem abaixo:

 

Imagem Postada

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Ahh, agora saquei!

Eu fiz com uma Shape... Pra ser mais preciso, criei uma Helix e converti pra Spline. EM seguida peguei os ultimos vertices e puxei.. mt prático

http://img137.imageshack.us/img137/5415/untitled14zj.jpg

Se tiver entendido, ok.. Mas se eu tiver explicado meio "nas coxas", pode dizer q eu falo mais detalhadamente!

 

abraço

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Ahh, agora saquei!Eu fiz com uma Shape... Pra ser mais preciso, criei uma Helix e converti pra Spline. EM seguida peguei os ultimos vertices e puxei.. mt práticohttp://img137.imageshack.us/img137/5415/untitled14zj.jpgSe tiver entendido, ok.. Mas se eu tiver explicado meio "nas coxas", pode dizer q eu falo mais detalhadamente!abraço

hehehehe é melhor..pq eu n entendi, ainda sou noob. :lol: :lol:

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Sem problemas!

Bem, abra o Menu Create, em seguida vá no Sub-Menu Shapes e escolha Helix

Imagem Postada

Crie então uma Helix. Note que, nos parâmetros do objeto, há Radius 1 e radius 2... Não importa o valor que você usar, mas sempre deixe-os iguais(ou bem próximos).

 

Clique com o direito no objeto e converta-o para Editable Spline. Em seguida, entre no sub-object vertex e puxe os ultimos vértices conforme você quer que fique a linha

Imagem Postada

(Esse meu exemplo eu fiz correndo aqui... pra ter um bom resultado é bom alinhar os vertices direitinho ^^)

 

Depois é só habilitar as opções Enable in Render e Enable in viewport. No parâmetro "Tickness", você configura a expessura da linha.

 

Acho q é só isso

Qualquer coisa q n tiver entendido(eu sou ruim pra explicar!), pode perguntar ^^

 

Abraço

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Po!! ÓTIMA DICA!! hehehehehehe

 

muito útil pra mim, mesmo. Brigadao velho. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

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