vdepizzol 0 Denunciar post Postado Março 22, 2006 Olá, Antes de instalar o Ubuntu Linux, gostaria de particionar o hd atual (com Windows XP, de tipo NTFS) de 80gb para duas partições de 40. Uma para o Linux e outra para o Windows. Não me familiarizei muito com o particionador do instalador do ubuntu, então to procurando outro programa que particione.... dos grátis que eu achei, nenhum podia editar partições ntfs, só criar e excluir. Alguém sabe algum programa simples e grátis/open-source para que eu possa diminuir a partição do windows e criar outra? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 22, 2006 Minha dica é... Usar um LiveCD do Kurumin, o qual roda diretamente do drive de CD. Este acompanha o software QTParted, particionador gráfico, mais fácil para criar suas novas partições. Recomendações: Antes de reparticionar, desfragmentar a partição onde encontra-se o atual sistema operacional. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
vdepizzol 0 Denunciar post Postado Março 23, 2006 Olá, Prog, Procurando sobre o QTParted, achei na internet o GParted. Ele possui um liveCd. Acho que, entre baixar o liveCd do Kurumin e do GParted (25mb), eu fico com o GParted =). Obrigado e valeu pela dica =). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 23, 2006 Tranquilo... Fazendo o mesmo serviço, ta valendo. :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
vdepizzol 0 Denunciar post Postado Março 23, 2006 vlw :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
vdepizzol 0 Denunciar post Postado Março 23, 2006 Prog,baixei o GParted. Executou normalmente, mas na hora de aplicar as alterações, ele não conseguiu modificar o tamanho da partição ntfs.Tudo o que eu fiz foi editar o tamanho da partição ntfs de 78gb para 40gb, adicionar uma nova partição (com formato linux swap) de 37gb e aplicar. Depois de aplicar, o tamanho da partição do windows não mudou de tamanho e o linux ficou apenas com o que "sobrou" (8mb)...O que eu faço para conseguir diminuir o tamanho da partição do ruindows???? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
vdepizzol 0 Denunciar post Postado Março 23, 2006 Procurei um guia do instalador do ubuntu para tentar particionar por ele. Ao mudar o tamanho da partição e aguardar, o tamanho não mudava...o q eu faço???? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
thsie 0 Denunciar post Postado Março 24, 2006 putz, nesse caso o que você quer fazer é alocar espaço de uma partição jah em padrão ntfs e criar uma partição pegando metade dessa partição? olha, acho que nem com partition magic consegue... mais fácil seria fazer backup dos arquivos, formatar e criar do zero as partições Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
vdepizzol 0 Denunciar post Postado Março 24, 2006 O que eu quero é diminuir o tamanho da partição ntfs e criar outra no espaço livre. Não tem como??? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 24, 2006 você desfragmentou seu disco? O GParted não deu certo? Não são todos os programas de particionamento que conseguem editar partições. O Partition Magic consegue redimencionar partições. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
vdepizzol 0 Denunciar post Postado Março 25, 2006 Sim, desgragmentei-o. O GParted também não deu certo, na hora de gravar as alterações, ele não mudava o tamanho da partição ntfs.Esse Partition Magic não é grátis, né? Quais as limitações de sua versão trial?E uma outra pergunta... o Linux usa qual tipo de partição? Preciso criar uma outra partição tipo temporária?Obrigado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 26, 2006 O Linux, por padrão, usa duas partições (embora não seja obrigado), uma para o sistema e uma para área de troca (memória virtual), o Windows, por padrão, não enxerga as partições do Linux, mas o Linux consegue enxergar as partições do Windows. Se você pretente ter uma partição a qual os 2 sistemas possam ver seu conteudo, você vai precisar criar uma partição com sistema de arquivos FAT32, onde ambos podem ler e escrever. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
vdepizzol 0 Denunciar post Postado Abril 1, 2006 Baixei e instalei o PartitionMagic. Depois de diminuir o tamanho da partição ntfs, mandar aplicar e reiniciar, o partitionmagic NÃO conseguiu diminuir o tamanho da partição... deu ERRRROOOO!!!Fui na ajuda do PartitionMagic para saber como verificar se a partição tá com problemas... disse que havia zero kb com problemas!O que eu façooooo???????????? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
vdepizzol 0 Denunciar post Postado Abril 1, 2006 Consegui diminuir a partiçãooo!!!! Executei o chkdsk /f e depois tentei particionar e funcionou! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites