Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

KBR

Validando checkbox

Recommended Posts

Olá galera... bom, não sei se tem como... mas é o seguinte...Tenho um questionário:1 - Questao 1[checkbox] a) resposta a[checkbox] B) resposta b2 - Questao 2[checkbox] a) resposta a[checkbox] B) resposta bTem como bloquear se o internauta não clicar em nenhum checkbox da questão 1 e tentar clicar no checkbox da questao 2, ou não clica, ou vai alguma mensagem "responda primeiro a questao 1".Fico no aguardo...Valew!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja isso:

function checkthis(theBox){boxName=theBox.name;elm=theBox.form.elements;Total = 1; //total de checkboxes q podem ser marcadoscount=0;for(i=0;i<elm.length;i++)   if(elm[i].name==boxName && elm[i].checked==true)	 count++if(count > Total){   alert('Mais de ' + Total + ' opção(ões) marcada(s) no grupo ' + theBox.name + '.');   theBox.checked=false;}}
Uso:
<form><fieldset style="width:300px"><label><b>Acompanhamento:</b></label><br /><input type="checkbox" name="Pergunta1" value="1" onClick="checkthis(this)">Batata<br /><input type="checkbox" name="Pergunta1" value="2" onClick="checkthis(this)">Salada<br /></fieldset><fieldset style="width:300px"><label><b>Bebida:</b></label><br /><input type="checkbox" name="Pergunta2" value="3" onClick="checkthis(this)">Suco<br /><input type="checkbox" name="Pergunta2" value="4" onClick="checkthis(this)">Refrigerante</fieldset></form>
Com isso, o cara poderá apenas escolher 1 resposta em cada grupo (repare que tem 2 grupos de checkboxes aí)!Quanto a escolher esse ou aquele grupo primeiro, não acho muito interessante, uma vez que você pode validar tudo no final para ver se está faltando preencher algum grupo!B)
Funcionou perfeito.Porém, errei o nome... é o radio button...Se o internauta não escolher algum da questao 1, ele não consegue escolher algum da questão 2...Tem como?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.