Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Buscopan

(Problema na Lógica) Exclusão de Registros e afins ...

Recommended Posts

Ola galera, não sei se esse é o melhor fórum para postar isso, mas conto com a ajuda de vcs.Ultimamente temos tido problemas aqui no serviço sobre "o chefe poder interferir ou não na lógica do programador". "meu chefe diz que faz parte das regras da informática ( analise de sistemas ) que as tabelas devem conter dados sem a hipotese de exclusão.....mesmo quando esses dados são puro lixo, nesse caso eles teriam por exemplo uma flag de desativado....mas nunca se pode mexer na tabela... Na minha idéia, esses registros seriam movidos para uma tabela auxiliar ou de Log, fazendo com que a tabela principal ficasse mais enxuta."Qual jeito vcs acreditam que seja melhor ? Poderiam me ajudar a fundamentar ?*** Obs: Estou evitando de postar a minha opinião, para manter a imparcialidade do POST ...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom em partes eu concorco com ele mais eu acho que esse esquema de log seria um pouco dificultoso levando em relação a quantidade de campos e dados que tal pra resolver esse problema você criar um sistema de backup na base de dados assim evitaria diversos problemas...

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi o q você quis dizer ...Meus argumentos:Move o registro para uma tabela de excluídos, pois é uma informação que dificilmente vai ser pedida e alivia a tabela principal.Argumentos dele:Não se exclui registros. É trabalho desnecessário criar outra tabela e relacionar se você pode fazer um simples flag.Existem outras variáveis, mas guardo para as respostas para não influenciar a opinião de vcs ...Obs: Talvez fosse mais interessante mudar este tópico para o Brainstorm né ? Pena que pouquíssima gente poste lá ... :-(

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo com seu chefe na parte de nao exluir registros!!eu acho que os registros nao devem ser excluidos e sim desativados, mas tem um problema nisso quando se trata de mtos registros.e outra verdade que ele falou é de nao precisar criar outra tabela para isso, pois uma campo de ativo(true ou false, ou S ou N) resolveria o problema!agora eu te pergunto, nessa tabela vai ter um fluxo grande de registro?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo com seu chefe na parte de nao exluir registros!!eu acho que os registros nao devem ser excluidos e sim desativados, mas tem um problema nisso quando se trata de mtos registros.e outra verdade que ele falou é de nao precisar criar outra tabela para isso, pois uma campo de ativo(true ou false, ou S ou N) resolveria o problema!agora eu te pergunto, nessa tabela vai ter um fluxo grande de registro?

Então ...Vamos imaginar que seja uma tabela de cadastro de equipamentos, onde o campo chave seria o número de patrimônio. Esta é a tabela principal do sistema.Muitos equipamentos foram digitados errados ... Aproximadamente 15% de 2000. (Faltando um dígito, especificado errado, etc).Imagina que eu cadastrei o patrimônio 1 como sendo uma CPU. Eu não posso amanhã, alterar isto para Monitor. Cada tipo de equipamento possui tabelas específicas auxiliares e cada equipamento terá um histórico de alterações. (Dia X, pessoa Y mudou o equipamento W do setor R para o setor T). Já imaginou aparecendo no histórico (Dia X, pessoa Y mudou tipo de equipamento CPU para Monitor do patrimonio Z) ?Por esta razão, a fim de garantir credibilidade ao histórico, pensei em remover o registro desta tabela para uma outra e ai o cara cadastraria novamente como Monitor.Se eu fosse cancelar este registro, e depois permitir que ele cadastrasse o mesmo patrimonio novamente (mas como outro tipo de eqpt), teria que aumentar a chave de primária para composta (Nº do Pat + Status) e mexer em todos os relacionamentos.Neste caso, o grande problema é o seguinte.Se fosse um número sequencial, tipo nota fiscal, você só cancela e já era, você nao iria cadastrar 2 vezes a mesma nota, nem editar. No meu caso em específico, se eu cancelar o registro, terei q cadastra-lo de novo ... entende ?Acredito que ambos os jeitos estejam certos, mas que não deva existir uma regra ou obrigatoriedade de se escolher um ou outro né ? :(

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.