Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ZéLuiz

Autonomia ao se programar!

Recommended Posts

Ultimamente temos tido problemas aqui no serviço sobre "o chefe poder interferir ou não na lógica do programador". "meu chefe diz que faz parte das regras da informática ( analise de sistemas ) que as tabelas devem conter dados sem a hipotese de exclusão.....mesmo quando esses dados são puro lixo, nesse caso eles teriam por exemplo uma flag de desativado....mas nunca se pode mexer na tabela (jamais se retira fisicamente um registro em qualquer hipótese)... Na minha idéia, esses registros seriam movidos para uma tabela auxiliar ou de Log, fazendo com que a tabela principal ficasse mais enxuta."alguem sabe confirmar pra mim se existe realmente essa "regra" ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa tarde...ZéLuiz, não posso confirmar isso :D mas, aqui na empresa que trabalho, na maioria das tabelas trabalhamos com esse flag (aqui eh exlusão lógica), e em algumas com a exclusão física dos registros... acho que isso varia mais por necessidades de cada empresa.

Compartilhar este post

Link para o post

nunca ouvi falar... olha que eu trabalho com isso a algum tempo... tipo.. conheço sistemas que utilizam essa foma para poder criar um relatorio de alteração mas como você mesmo disse prefiro uma tabela de logs, para armazenar esses dados... poxa... imagina o tamanho q a tabela vai ficar claro que a de log vai ser maior que todas as outras ne mas mesmo assim... prefiro utilizar essa saida doq deixar os dados na tabela... regra nunca ouvi.. como ja disse antes... mas pode ser que seja um norma da empresa!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... Agredito que isto vá apenas do analista da sua empresa, pois eu pelo menos desconheço esta regra, estou fazendo o curso de análise de sistemas e nunca ouvi falar em algo parecido, possivelmente foi ele quem aprendeu deste jeito, e prefere continuar com este método. Ao meu ponto de vista é algo um tanto quanto que inútil guardar este tipo de registro, pois se o usuário foi lá no botão, clicou em excluir e mandou o registro ser exclído... pq deixar na base de dados ??? não se têm necessidade, o que se pode fazer é ter um log de sistema, onde se diga que tal usuário em tal dia mexeu em tal tabela e inseriu, alterou ou deletou tal registro...

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca havia trabalhado assim, mas no projeto que estou atualmente (ASP com Sql Server) as tabelas tem um campo de flag (lixeira) e o Id de quem apagou o registro (idLixeira).Trabalho com Delphi desde a primeira versão e nunca utilizei isso.É isso.

Compartilhar este post

Link para o post

...pessoal........gostaria de expandir a discussão, para isso seria interessante se os estudantes dessa área procurassem informações com os mestres sobre algumas regras de banco de dados, como a concisão do banco de dados!...Isso ajudaria a todos nós!!....obrigado pela atenção !

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que essa questão de apagar ou não apagar depende muito do tipo de informação que vai ser excluida e da forma como ela é usada no sistema... se você trabalhar em sistemas que envolvem dados utilizados por bancos por exemplo, excluir uma movimentação financeira poderia do banco ao invés de desabilitá-la poderia ser um problema se um dia precissasse por algum motivo recuperar os dados dessa movimentação bancária e no seu log simplesmente não ter como recuperar o que foi feito porque o registro físico do registro no BD não existe mais...

Agora, se for um cadastro de um dado que é complementar, que nunca mais será usado... bom, ai acho válido deletar ele do BD. Enfim, tudo depende do tipo de informação que vai deletar e que problemas isso implicaria para você e o sistema no futuro.

Acho que a lógica do flag entra no jogo quando você apenas quer desabilitar a carga destes dados por alguém, mas quer mantê-los para caso aconteça alguma eventualidade no futuro poder comprovar a culpa de quem gerou o erro e poder recuperar a informação. Aqui usamos tanto exclusões com flag quanto sem flag.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.