Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DezFanfara

Diferenças

Recommended Posts

Olá...

 

Onde posso encontrar um bom material sobre as diferenças entre Windows X Linux e MSOffice X OpenOffice, de preferência com os seguintes tópicos:

- Desempenho

- Custos

- Recursos que cada software têm em especial.

 

Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo,

 

Vamos Lá as Diferenças:

 

Para começo de conversa, vamos tentar diferenciar alguns aspectos dos dois sistemas operacionais:

 

Processo de inicialização

 

Windows: Todas as partições existentes no disco são "descobertas" e iniciadas no momento do boot do computador e cada uma recebe uma letra para representação, como C:, D:, etc. O Windows NT (incluindo W2k) vem com o NT Loader, que referencia o setor de boot incluindo múltiplos sistemas operacionais, para partições NTFS.

 

Linux: No Linux as partições não são conhecidas até que alguém as monte. Talvez isso não seja a melhor maneira, porém é bem mais flexível do que os demais sistemas operacionais. O Linux conta com ferramentas como o LILO (LInux LOader) e GRUB (GRand, Unified Bootloader) para gerenciar o setor de boot e fazer a carga não só do Linux, mas de outros sistemas operacionais que possam existir no HD.

 

O NT Loader, o LILO e o GRUB são chamados de bootloaders, que ao pé da letra traduz-se carregadores de boot. o NT Loader reside na PBR (Partition Boot Record), enquanto o LILO e GRUB residem na MBR (Master Boot Record) do HD.

 

No caso do Linux, seus bootloaders são responsáveis por carregar o kernel do sistema operacional, que por sua vez carrega os drivers, partições e outros aspectos necessários ao funcionamento do sistema operacional do pinguim.

 

Sistema de arquivos

 

O layout conhecido como Sistema de Arquivos Unificado, do Linux, nos permite enumerar algumas das vantagens sobre o modelo utilizado pelo Microsoft Windows. Um exemplo é a pasta /usr do Linux. Esta pasta é utilizada para armazenar alguns executáveis utilizados na administração do sistema (calma que vamos ver para que serve cada diretório do Linux, mais adiante).

 

Com o sistema de arquivos do Linux você pode escolher entre montar o /usr em uma outra partição ou até mesmo dentro de outra máquina na sua rede corporativa. O sistema operacional não irá ver a diferença, porque para ele o diretório /usr é montado localmente e não interessa que esteja em outra partição ou em outra máquina. Agora tente mover o diretório C:\Winnt\System32 ou C:\windows\system para outra partição, disco ou máquina da rede. Caso você consiga, por favor me mande um e-mail! :P

 

Um outro ponto que pode gerar confusão para os navegantes de primeira viagem é a troca da famosa contra barra "\" pela barra comum "/". Mas não se preocupe, isto é apenas uma questão de tempo e de adaptação a este novo ambiente.

 

Outra questão que gera alguns transtornos é a questão do Linux ser case-sensitive, onde "Isso" é diferente de "isso". Este também é outro ponto que depende apenas de uma questão de tempo para se acostumar.

 

Na próxima seção nós vamos mergulhar no sistema de arquivos do Linux e aprender ainda mais sobre alguns pontos importantes do sistema de arquivos.

 

Fonte de Estudo: Clube Do Hardware

 

Muitas pessoas ouvem falar muito bem sobre o Linux em um computador desktop mas têm receio de fazer a migração. Tentarei mostrar neste artigo como funciona um desktop Linux apontando suas similaridades com o desktop Windows. Você verá ao longo deste texto que trabalhar num Linux é muito mais fácil do que se pensa.

A distribuição adotada foi o Ubuntu Linux 5.10 que se beneficia do ambiente gráfico Gnome 2.12. A versão do Windows utilizada foi a XP Profissional.

Primeiramente vou comparar com screenshots dos 2 sistemas para que você possa ver as semelhanças. Depois disto irei mostrar apenas fotos do Linux para que você conheça alguns utilitários e ferramentas interessantes. Ao término de sua leitura, por favor pense bem sobre os 2, compare e lembre-se do custo de cada um. Lembrando que o Ubuntu Linux é gratuito. No final colocarei os custos do Windows e Office.

 

 

O Desktop

Na primeira vista, considero o desktop gnome muito mais bonito que o desktop do Windows XP, porém cada pessoa tem um gosto. Vamos dar uma olhada no desktop padrão do Windows e meu desktop Linux:

 

Imagem Postada

Desktop Windows

 

Imagem Postada

Desktop Linux

 

CUSTOS

 

E é por isso que eu digo que o Linux já é uma excelente alternativa para Desktops.

 

Vale lembrar que o Ubuntu Linux (assim como quase todos os outros Linux) pode ser baixado na internet. É apenas 1 CD. Se você quiser, pode pedir pelo correio de graça!

"Mas Antonio você quer dizer que eu posso entrar na internet, pedir 200 CDs de Ubuntu Linux que eles entregam na minha casa lá no meio da tribo dos AKIDAUANUS bem no meio da floresta tudo via correio de graça???"

Exatamente! Se tiver um endereço postal válido o pessoal entrega sim hehehe. No site do Ubuntu Linux você pode pedir CDs que eles te entregam por 2 motivos:

1º - Eles tem dinheiro sobrando. O fundador do Ubuntu Linux não é nada mais nada menos que Mark Shuttleworth, o primeiro africano no espaço e 2º turista estelar que pagou 20 milhões de dólares para a Estação Espacial Internacional (ISS) russa por uma estadia de 11 dias la em cima, ocasião que aproveitou para cultivar células tronco no espaço (sim ele foi o primeiro a cultivar células tronco no espaço).

2º - Se você está pedindo CDs é por que vai divulgar o Linux. Você não pediria 50 CDs (por exemplo) só pra você.

Ta certo que demora um bocado pra os CDs chegarem, pois ele atendem pedidos do mundo todo. Aqui para o Brasil leva de 2 a 3 meses na média. Eu preferi baixar o meu... rs.

 

Acabo de ver na internet que um Windows XP Profissional original na caixa está saindo por aproximadamente R$ 800,00. E olha que ele nem vem com o Microsoft Office que sai por uma bagatela de R$ 1.500,00 na versão Standard. A brincadeira ficou em R$ 2.300,00 para poder ter um sistema operacional e uma suite office rodando na sua máquina. Por menos que isso eu monto um belíssimo computador com 1GB de memória RAM e placa de vídeo aceleradora pra rodar Quake 4 e Doom 3. Por um acaso você encontrou seu dinheiro no lixo? Será que o suor do seu trabalho não vale muito mais que 2 programas de computador? Este valor acima citado equivale a certa de 7 meses de trabalho recebendo um salário mínimo aqui no Brasil. Portanto pense bem da próxima vez que quiser mandar seu valoroso dinheirinho para uma empresa norte americana. E quando for calcular o preço dos software para seu Windows não se esqueça do anti-vírus.

 

Talvez você deve estar se perguntando: É mesmo!!! E o anti-vírus? Tem algum bom pra Linux e grátis? Sim, temos anti-vírus para Linux, mas eles não server pra quase nada, rs. Linux não pega vírus. Você deve estar arrancando os cabelos e se perguntando se isso é verdade não é mesmo? Pois bem, pela simplicidade do Linux, você pode até criar um vírus para Linux, eu mesmo crio um em 10 segundos... rs. Porém graças ao seu complexo sistema de permissões, o máximo que você pode destruir é o seu diretório pessoal e nunca o sistema. Pra falar a verdade até hoje foram registrados uns 2 ou 3 vírus para Linux, e eles só chegaram a infectar 2 computadores sendo que em um nem funcionou e no outro pegou por possuir uma exata versão do compilador gcc e uma determinada versão do kernel. Um vírus para Linux teria que ser algo como: "Boa tarde, eu sou um vírus e quero detonar seu computador. Você pode me dar permissão para executar e me abrir como administrador? Obrigado".

Agora a sua pergunta deve ser: Se não há vírus para Linux pra que anti-vírus?

Simples, para escanear computadores Windows na rede... rs. Além do mais você pode de repente compartilhar um arquivo infectado para uma estação Windows o que significa que você sobrevive, mas o Windows não. Sabe aqueles e-mails infectados que todo mundo recebe? Eu abro eles numa boa, clico nos links e nada acontece!

Resumindo: No Linux você pode abrir sites de bancos, e-mails e tudo mais com total segurança sem precisar daquele anti-vírus chato que só fica ali consumindo memória. Quer coisa melhor que isso?

 

Instalando o Ubuntu Linux 5.10, você leva gratuitamente uma suite office completa, um cliente de e-mail profissional, um navegador web de excelente qualidade, programas para mirc e messengers, editores de imagens e gráficos vetoriais, players de vídeo e som, e mais de 17.000 programas a serem instalados diretamente da internet sem qualquer custo. Se você quiser baixar o Ubuntu Linux 5.10 você pode gratuitamente no site oficial: http://www.ubuntulinux.org

Se você está com medo de esperimentar baixe a versão "LiveCD" pra não ter de instalar. Isso mesmo... o Linux roda direto do drive de CD sem instalar nada se você quiser. Nem precisa de HD. Eu mesmo tenho um Linux instalado no meu MP3 Player e rodo ele diretamente da porta USB sem instalar nada no meu HD. Se você gostar pode baixar a versão "Install" que é a de instalação (durd... eu ja percebi!), mas fique atento à arquitetura. A versão "64" é para processadores de 64 bits. A versão "i386" é a mais comum para processadores INTEL e AMD. A versão "PPC" é para computadores MAC.

 

Se você quiser pode ainda esperimentar outras das centenas de distribuições Linux que existem. SuSE, Fedora Core, Mandriva, Debian, Slackware, Gentoo, etc. São inúmeras distribuições diferentes de Linux, cada uma com suas peculiariedades. Se tiver tempo e vontade pode testar todas elas e escolher qual se adapta melhor às suas necessidades.

 

Qualquer dúvida que você tiver, fique tranquilo. A comunidade Linux está sempre preparada para lhe ajudar nas horas mais difíceis. Deixarei aqui o endereço do forum luso-brasileiro de Ubuntu Linux. Nele você poderá tirar quaiquer dúvidas sobre seu Ubuntu Linux: http://ubuntu.linuxval.org

 

Um forte abraço a todos. Deixarei meus dados de contato, mas por favor, para dúvidas sobre o Ubuntu Linux postem no forum e não fiquem enchendo minha pequenina caixa postal de 2.5GB do Google com dúvidas... rs. Obrigado.

Para as garotas está liberado o envio de dúvidas... rs. E pra ofertas de emprego também, ou se alguém de repente quiser me mandar um dinheiro, sei lá. Bem que seria bom heim... rs. No farol o pessoal só te da propaganda... dinheiro que é bom nada! Na internet não é diferente não é verdade?

 

Gostou do artigo, quer me agradecer? Então visite meu site depois. Aproveita e da uma passadinha no blog. Um abraço!

 

 

Antônio Cláudio da C. Ayres (LedStyle)

Web Site: Tux Resources

Blog: Em defesa da liberdade

ICQ: 65264074

GTalk: ledstyle [arrouba] gmail.com

MSN: ledstyle [arrouba] yahoo.com.br

Jabber: ledstyle [arrouba] jabber.org

E-mail: antonio [arrouba] tuxresources.org / ledstyle [arrouba] gmail.com

 

Para maiores informações das diferenças entre os dois Desktops acesse

http://linuxval.free.fr/winlin/

 

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/198

 

Bye...

 

Sr.SmitH

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.