Rpizao 0 Denunciar post Postado Abril 12, 2006 Fala pessoal,Por várias vezes passei por essa dúvida.Qual banco usar? PostGre ou MySQL?Sempre optei pelo MySQL pro ser mais leve e pela forte ligação com PHP.Mas agora estou em um projeto um pouco maior. Qual banco devo dar preferencia?Quais os pontos que devo considerar para minha escolha?O que define que um é melhor que o outro pra determinado projeto?Prós e contras e por ai vai.Isso derepente vai até servir como referencia pra quem passar pelas mesmas dúvidas.Seria legal saber a opinião de quem já teve oportunidade de trabalhar com os dois.Abraços.Rafael. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Abril 12, 2006 Rafael... O MySQL teve muitas melhorias na versão 5.x, quando utiliza-se tabelas do tipo InnoDB (que percencem a Oracle). Se a comparação for entre PostgreSQL e MySQL 5, a comparação pode ficar acirrada, vai depender exatamente do tamanho da sua aplicação, questões de infra-estrutura, entre outras variáveis que podem influenciar no desempenho do sistema e do desenvolvimento do projeto. Alguns textos: http://www.lozano.eti.br/palestras/pgsql-mysql.pdf http://www.infowester.com/postgremysql.php http://www.suite101.com/article.cfm/oracle/115560 ps.: acho que quando alguns desses artigos foram escritos, ainda não existia a versão 5.0 do MySQL. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rpizao 0 Denunciar post Postado Abril 14, 2006 Vlw Prog,Mas meu medo é com relação ao tamanho limite das tabelas.Não conheço essa a arquitetura InnoDB....qual a grande inovação na versão 5.0?Pelo menos no Oracle (acho que) sei que não existe limite, tudo depende do hardware....se tiver espaço em disco as tabelas podem crescer infinitamente.O mysql 5.0 herdou essa característica?Vamos colocar um exemplo prática, se eu tiver um sistema que provavelmente irá crescer a grandes proporções....como posso usar o mysql nesse caso? levando em consideração seu limite....seria mais interessante o PostGre nesse caso?Vlw pela informação cara, estou lendo agora os artigos.Abraços.Rafael. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Abril 14, 2006 Falando francamente... Eu não conheço as limitações dos SGDBs em questão, acredito que ambos tem limitações, mas quanto a capacidade de armazenamento acho que fica limitado ao hardware, ou seja, "infinito". As diferenças, até algumas versões anteriores do MySQL, se comparado ao Postgre, estava mais no que diz respeito a performance e a utilização de alguns recursos, como: Triggers, Stored Procedures, Sub-queries, Transactions, etc. Ou seja, na versão 5, o MySQL tem suporte a todos esses recursos, alguns foram implementados na versão 4 e outros somente na versão 5. Porém, alguns desses recursos só podem ser obtidos com o uso de tabelas do tipo InnoDB, este tipo de tabelas pertencia a uma pequena empresa que colaborava com o MySQL, mas recentemente esta empresa foi comprada pela Oracle, ou seja, a tecnologia utilizada nas tabelas do tipo InnoDB agora pertence a Oracle, teme-se muito sobre quais as atitudes que a Oracle pode vir a tomar num futuro próximo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rpizao 0 Denunciar post Postado Abril 14, 2006 Entendi cara...Desculpa se o que falei estava fora da realidade, sou totalmente leigo nesse assunto....é que a um tempo atrás ouvi falar de limitações do mysql, mas se essas não existem ta ótimo cara!!! e nele que eu vou...O que diferencia é performance então?!?! o mysql até uma quantidade de registros se comporta melhor, passando disso já é mais viável o postgre, é por ai cara?!?!Vlw...até mas!Rafael. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Abril 14, 2006 Na verdade, se for um sistema realmente grande e complexo... a melhor escolha será PostgreSQL. Muito da performance do sistema vai depender da infra-estrutura investida no projeto, por exemplo, não adianta muito você ter uma configuração, tipo: Pentium 4 Xeon Dual Core 3GHz, 2GB de RAM, placa de rede de 1Gb/s e 4TB de armazenamento, mas, seu sistema operacional é Windows e seus discos são IDE... Estragou com toda a solução. ;) ps.: é apenas um exemplo. O Postgre assemelha-se ao Oracle. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ska_ska 0 Denunciar post Postado Abril 16, 2006 olha.. depende da estrutura e das necessidades do seu sistema....um exemplo q vou dar pra você, é o metro de são paulo...ele tem uma filosofia conhecida por muitos de usar softwares livres, etc... entaum, em grande parte de sua estrutura, ele trabalha com Postgree e Mysql... MySQL tem um mecanismo de busca muito bom... mas sua parte transacional é praticamente inexistente... o metro, usa desta forma... sistemas de consulta, por MySQL... como o site... sistemas com transações, manipulação de grande quantidade de dados, necessidade de triggers, procs, etc... PostgreeSQL... além de outras bases, mas falando de softwares livres....eu te aconselho seguir nesta linha.... foco do sistema eh consulta com um baixa carga de insert,update (exceto via BATCH - em lote)... MySQL... caso contrário, PostGreeSQL. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Rpizao 0 Denunciar post Postado Abril 16, 2006 Po era isso que eu tava querendo!!!!essa troca de informações que é legal...sabia do metrô não....boa idéia cara...Mas acho que no meu caso não vou ter como, a não ser que eu consigar fazer as bases se "falarem", é possível? mas o exemplo é fantástico...Mais pra frente talvez se abra o acesso via internet, mas por enquanto o sistema será intra mesmo....nesse caso, inicialmente, a carga será pequena...meu medo é que está prometendo crescer e muito...e eu não sei até onde vai a imaginação dos envolvidos...Vlw pessoal....obrigado ai pelas idéias!Rafael. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites