Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

cfsl

como fazer um IF comparar se a variavel esta vazia?

Recommended Posts

Ola pessoalestou começando a mexer com php agora, e estou com algumas duvidas simples.Eu tenho um formulario e quero enviar os dados desse formulario por e-mail, em um dos campos do meu formulario (campo "Outros") eu queria fazer um IF para que caso o campo outros não seja preenchido ele não mande a informaçao do campo do formulario para o e-mail.Eu estou pegando as informações do campo do formulario da seguinte maneira :$outros = $_POST["outros"];e para colocar na mensagem do e-mail estou fazendo o seguinte : $mensagem .= "Outros: $outros\n\n";só que desse jeito mesmo que o usuario nao preencha o campo outros, ele esta sendo enviado para o e-mail, entao eu queria saber como eu posso colocar no if para dizer que a variavel $outros esta vazia caso ela não seja preenchida.eu estou tentando da seguinte maneira mas não ta dando certo: if ($outros == " ") ===> o que colocar aki na comparação???{}else{$mensagem .= "Outros: $outros\n\n";}É uma duvida boba... mas é a primeira vez que mexo com php e não encontrei isso em uma apostila que tenho aki.ObrigadoAté +

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá cfsl,Para comparar se uma variavel esta vazia pode ser assim:If (empty ($varivel)){ ...}ouif ($varivel=""){ ...}e ainda para ver se esta foi iniciada:if (isset($varivel)){ .. }Informa se a variável foi iniciadaFlw

Compartilhar este post

Link para o post

era isso mesmo que eu tava precisando sabervaleu pessoal obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Nao esqueça de usar a função trim() para limpar os espaços em branco, porque se o usuario nao digitar nada mas der um espaço iria passar pelo IF

essa função trim() eu não conheço fabyo, vo da uma olhada se descubro como usar ela ...valeu

Compartilhar este post

Link para o post

É só usar assim:

if (empty(trim($outros))) { ... }
Não tem segredo, ela só tira os espaços...
Desculpa amolar vcs... mas é que fui testar essa função trim só que não funcionou, a função empty eu consegui usar di boa mas a trim nao deu certo.Eu tava usando o código assim e funcionou :If (empty ($outros)){}else{$mensagem .= "Outros: $outros\n\n";}ai modifiquei para colocar o trim como o felipe_ls falou mas não deu certoif (empty(trim($outros))){}else{$mensagem .= "Outros: $outros\n\n";}Agora fiquei curioso para saber pq nao deu certo.. se alguem puder me explicar eu agradeço...valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Ola cfslTestei dessa maneira e funcionou..$outros=trim($outros);if (empty($outros)){ ... }

Era isso mesmo alex-SC, eu testei e agora deu certovaleu mesmo pela ajuda ai pessoal

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.