Wilker 3 Denunciar post Postado Maio 5, 2006 ola, sou migrante do PHP, resolvi aprender ASP.NET :P to indo com mta fe, baxei o Visual Web Developer Express, assisti a todos os videos que tem disponiveis la e talz... beleza, aprendi a criar aplicacoes "click and create" :P beleza, mas eu to meio acostumado a usar mto codigo ainda, e nenhum dos videos me deu referencia de como fazer coisas usando coder mode... entao eu tenho "algumas" duvidas ai, quem puder me ajude... 1 - Loop de elementos, camada processamento/exibicao bom, eh o seguinte, digamos que eu tenho meu bonito banco de dados, nele tem um monte de noticias o que fazer: exibir as noticias numa pagina a partir de um template para exibicao o negocio eh o seguinte, no PHP eu faria assim no codigo PHP: mysql_connect("host", "usuario", "senha");mysql_select_db("banco_de_dados");$query = mysql_query("select * from noticias order by noticiaID desc limit 5");$noticias = array();while($row = mysql_fetch_assoc($query)) $noticias[] = $row;$smarty->assign("noticias", $noticias); o que eu fiz: conectei a um banco de dados, fiz uma query para pegar as 5 ultimas noticias, passei os resultados da query para um array, depois passei esse array para a API de templates, para que ele fique disponivel qdo eu for fazer minha camada de exibicao arquivo html: <html><head><title> simples exibicao de noticias </title></head><body>{foreach from=$noticias item=noticia} <b>Título:</b> {$noticia.titulo}<br> <b>Data:</b> {$noticia.data}<br> <br> <div style="text-align: justify;">{$noticia.conteudo}</div> <hr>{/foreach}</body></html> o que eu fiz: usando a API de templates, eu peguei o conteudo da variavel $noticias ("previamente definido no arquivo PHP"), passei um loop em todos os elementos dela, e assim formatei minha noticia finalmente: como eu faco esse procedimento com ASP.NET sem ter q escrever meu codigo c# (prefiro c# a VB.net, quem for me ajudar, de preferencia use codigos c# ;)) no meio do HTML? pra resolver o problema do array eu achei que a melhor maneira seria usar um ArrayList para guardar as noticias, e gravar cada noticia como um objeto HashTable, assim eu teria o loop pela parte do ArrayList e a associassao de valores pelo HasTable... eu ateh tentei usar um dataset e o componente repeater, mas eu n sei como usar os dados do dataset dentro do template do repeater... eu n sei se vou precisar baixar alguma API de templates para ASP.NET, ou se ja existe algum recurso padrao para isso... c tiver q baixar externo, eu tb to usando o template ATLAS para Ajax, tem como eu usar + de um template ao mesmo tempo em 1 projeto? 2 - acesso a dados processados bom, qdo eu tava usando o datagrid, eh legal e talz... facil de mexer... mas tipo, nem sempre eu quero que os dados aparecam pro usuario da forma que estao no banco de dados... ou seja, eu quero que meu datagrid exiba dados do banco de dados, soh que modificados. tem como eu fazer uma query com o dataset, e processar os valores antes deles chegarem no datagrid?? bom galera, por enquanto as duvidas principais sao essas, agradeco a quem puder ajudar ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
André Gusmão 0 Denunciar post Postado Maio 8, 2006 Se você quer simplesmente listar suas notícias na tela lendo de uma tabela de dados, use o DataView. Você pode criar uma lista de notícias sem ter que digitar uma linha se quer se código. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Wilker 3 Denunciar post Postado Maio 8, 2006 kra, da uma olhada em outro topico q eu criei, acho q ele expecifica melhor a minha duvida: http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=176438 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites