Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rodrigo Nonato

Preloader tipo com alpha!

Recommended Posts

E aí pessoal beleza!

Como faço um preloader igual ao desse site Tipo com alpha? Tipo com barra e porcentagem, q quando terminam de carregar, desaparecem aos poucos com alpha!

Além disso, tem como fazer isso para swfs externos tbm?

Alguém pode me ajudar com esse dúvida? Pesquisei mais não achei nada parecido!

Serei muito grato!

Obs: Moderadores! Foi mal postar dois tópicos iguais é q teclei Enter sem querer, e voltei para página d edição pra ver se ainda dava pra corrigir, mas não teve como!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe o nome desse tipo preloader (talvez conhendo o nome eu possa achá-lo pesquisando)? É preloader fade, fade out? Alguém conhece algum tuto sobre isso? Algum fla?Agradeço a quem tentar me ajudar!Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Calma...Posso de passar duas ideias:1 - Se teu preloader for um mc, você estancia ele, e no fim do codigo você pode fazer uma condição de que se tiver 100% carregado o que você quer, esse mc vai sumindo em alfa por action (nestes dias ja perguntaram como faz isso).2 - Fazer na mão mesmo, tipo, lá no fim do seu codigo tem que, ser for 100% carregado você manda ele dar gotoAndPlay(3); (por exemplo), e neste frame 3 é a segunda cena ou frame 3 mesmo, só que além de começar aparecer o que você quer, você faz uma imagem do preloader em 100% sem action sumindo pelo tween na timeline.Sobre .fla, dê uma olhada no pontoflash ou no flashkit.AbraçosFabio

Compartilhar este post

Link para o post

Phabyo valeu, mas sou muito ruim de AS! Essa 1ª idéia, se não me engano, é o mesmo esquema do site referido ao tópico ou não? você conhece alguma AS, tuto sobre essa idéia, porque não consegui fazer (como disse não entendo de jeito nenhum as ActionScript).

Qualquer coisa, aqui estão as Actions de meu preloader:

onClipEvent (load) {	_parent.stop();}onClipEvent (enterFrame) {	var perc = _parent.getBytesLoaded() / _parent.getBytesTotal();	perc *= 100;	perc = Math.round(perc);	if (perc >= 100)	{		_parent.gotoAndStop(2);	}	else	{		var proximoQuadro = Math.round(perc * _totalframes / 100);		gotoAndStop(proximoQuadro);		percentual = perc + "%";	}}

No palco da 1ª cena, tem um MC do preloader com a animação de interpolação de movimento da barra, e uma caixa de texto dinâmica com a variável percentual.

Em relação as Actions q postei, se alguém souber onde devo acrescentar e o q acrescentar, me ajude por favor sou péssimo em AS! Se for com fade in onde iniciar o preloader agradeço mais ainda!

Desde já agradeço!

Valeu Phabyo!

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Achei um tutorial do Diogopitz q é 100% AS:

//preloader 100% AS//por: diogopitz_parent.stop()//o filme deve iniciar paradocreateEmptyMovieClip("barra",1)//criando o movieclip barra e colocando-o no level 1with(barra){//usamos o with para nao precisarmos identificar o mc barra a cada linha, ex: barra.beginFill....beginFill(0xccff00,100)//cor de fundo da barra e quantidade de alphalineStyle(1,0x000000,100)//tipo de linha, espessura 1, cor preta e alpha 100lineTo(450,0)//pega o ponto 450 em X, 0 em y e traça uma linha para ligar os dois pontoslineTo(450,5)//idemlineTo(0,5)//idemendFill()//encerramos o beginFill}createTextField("pct",2,0,5,35,20)//criando um campo de texto, instance name, level, x, y, largura e alturacor=new Color(pct)cor.setRGB(0x000fff)onEnterFrame=function(){//quando o frame carregarbarra._xscale=Math.round(getBytesLoaded()/getBytesTotal()*100)//o mc barra deve crescer de acordo esta formula, que está sendo representada por uma simples regra de 3pct.text=Math.round(getBytesLoaded()/getBytesTotal()*100) add "%"//o texto do campo pct está representado na fórmula, etc.if(getBytesLoaded()==getBytesTotal()){//se o nº de bytes carregados for igual ao nº de bytes totais _parent.play()//dá uma play no movie barra.removeMovieClip()//remove a barra pct._visible=false//e deixa o campo pct invisível}}

Se esse for o preloader fade q estou procurando, alguém sabe como alterá-lo, e deixá-lo personalizável a MCs e caixa de texto dinâmica sem ser só por actions?

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só, usando o seu 1º codigo um exemplo fica assim:

*1º caso da minha ideia

onClipEvent (load) {

_parent.stop();

}

onClipEvent (enterFrame) {

var perc = _parent.getBytesLoaded()/_parent.getBytesTotal();

perc *= 100;

perc = Math.round(perc);

if (perc>=100) {

_parent.play();//muda apartir daqui

//_parent.gotoAndStop(2);

this._alpha -= 30;//irá desaparecer de 30 em 30

} else {

var proximoQuadro = Math.round(perc*_totalframes/100);

gotoAndStop(proximoQuadro);

percentual = perc+"%";

}

}

Coloquei outro exemplo tbm dentro do .zip

pre.fla - diminuindo na action, note que precisa de mais frames na cena1 pra _alpha acontecer.

pre2.fla - diminuindo pela timeline.

pre_alpha.zip

Salvo pra mx 2004

Abraços

Fabio

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado Fabio! Valeu mesmo! Mas vou tentar fazer com as alterações e o esquema q você me passou, porque o fla não funcionou (mostra q o arquivo está corrompido)! Cara brigadão! Espero um dia te ajudar quando precisar!Qualquer dúvida eu posto, beleza?Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Foi o que eu falei, "pre_alpha.zip Salvo pra mx 2004", eu salvei os flas pra abrirem pro mx 2004, você não deve ter aberto pq seu flash é o mx?!AbraçosFabio

Compartilhar este post

Link para o post

Ah! Me esqueci de dizer q o erro não foi no flash não (meu é o mx 2004 mesmo), foi na hora d descompactar o arquivo zip! Não sei se é porque estou usando o Winrar e não o registrei!Fabio se não for pedir muito, tem como me mandar os dois flas (um por um) no meu e-mail rgo_sn@hotmail.com ou publicá-los (como você fez com os outros flas), só q sem compactá-los?

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, pior que ta zuado mesmo, acho que fiz alguma besteira na hora de compactar....Só tenho esses arquivos em casa, e estou no trabalho, tenta fazer como expliquei (pela action e pela timeline), quebra a cabeça um pouco que você vai entender, se até a noite você não conseguir eu coloca os arquivos corretos.Ou se alguém conseguir descompactar e nos ajudar... ^_^ AbraçosFabio

Compartilhar este post

Link para o post

pre.fla - diminuindo na action, note que precisa de mais frames na cena1 pra _alpha acontecer.

Nesse 1° esquema estou meio confuso e não consegui fazer, sobre precisar de mais quadros!Se der pra mandar o fla beleza, mas se não der, tem como me explicar passo a passo como fez o fla?Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Cara Valeu! Estou muito grato pela ajuda! Espero um dia te ajudar quando precisar!Só q eu ainda vou testar (mas tô ligado q vai funcionar), comecei a ter uns problemas com a hospedagem, acho q vou ter q criar outra conta! Mas tá beleza!Muito Obrigado Cara! Valeu Mesmo!Falou! Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Fabio funcionou maravilha cara! :) Estou postando agora, porque agora q pude por no ar!Eu tinha colocado um stop(); antes da animação, pra animação não correr sempre, quando abrir o filme q já estava carregado. Isso não interfere em nada, ou interfere?Fabio muito obrigado mesmo cara!Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.