agj 0 Denunciar post Postado Maio 29, 2006 e ae pessoal tudo bem...bom eh o seguinte, estou desenvolvendo um pequeno sistema e preciso armazenar os dados em algum lugar, e estou querendo armazenar em alguns arquivos no formato TXT, que possivelmente será utilizado em outro sistema...Estou pesquisando na net algum material que explique como trabalhar com arquivos.fopen, fclose....se alguem tiver uma dica de site ou qualquer outro material para que eu possa estudar, agradeço desde já, ou se alguem querer explicar como funciona, qualquer ajuda será bem vinda.valew....té + Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ricci ottadnot 4 Denunciar post Postado Maio 29, 2006 eu posso t passar a manipulação em C++.. pode ser? o C++ trabalha utilizando a biblioteca fstream naum tem como você abrir o arquivo pra ler e gravar ao mesmo tempo.. você faz uma coisa de cada vez.. declara duas variaveis: uma p receber o arquivo p ler e outra pra gravar.. isto realmente facilita o entendimento do codigo depois.. pra declarar as variaveis de entrada e saida você utiliza os comandos: ifstream <varivavel_entrada>; // in file stream ofstream <variavel_saida>; // out file stream Pra abrir o arquivo você trabalha com o seguinte comando:<variavel_entrada>.open("arquivo.txt");Pra escrever no arquivo eh igual ao comando cin:<variavel_entrada> >> <valor>pra ler do arquivo:<variavel_saida> << <valor>;e qdo você naum for mais utilizar o arquivo deve-se fecha-lo.. <variavel_entrada>.close(); <variavel_saida>.close(); ai tipo.. p naum ter erro do tipo "File not found"..você pode utilizar a seguinte abertura.. se o arquivo naum existir, ele o cria.. ofstream <saida>; <saida>.open("arquivo.txt",ios::app) aew tem uma manha p percorrer o arquivo..coloca o cursor no inicio e coloca um "while !eof()" <variavel_entrada>.get(proximo);while(!<variavel_entrada>.eof()){ cout.put(proximo);}caso naum entender alguma coisa pode perguntar.. beleza Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
agj 0 Denunciar post Postado Maio 31, 2006 OK muito obrigado, sua ajuda foi muito boa, fiquei com um pouco de dúvida no ultimo comando para percorrer o arquivo. no .eof e no (proximo)quero entender mais sobre o .eof, o que ele faz?e a variavel "proximo" que valor eu devo colocar ali?valew... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
agj 0 Denunciar post Postado Maio 31, 2006 tenho mais uma dúvida, referente as "permissoes", r, rw etc......como que eu as utilizo ??valew Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alexandre Junior 0 Denunciar post Postado Outubro 18, 2006 Olá, também tenho uma dúvida relacionado a isso, e... quero aproveitar a oportunidade para dar algumas ajudas.Sobre o tutorial de manipulação de arquivos, acho que apenas houve uma confusão... Pra escrever no arquivo eh igual ao comando cin: <variavel_entrada> >> <valor>pra ler do arquivo:<variavel_saida> << <valor>; eu uso invertido: Para escrever no arquivo: <valor> >> <variavel_saida>Para ler do arquivo:<variavel_entrada> >> <valor> sobre o comando para percorrer o arquivo, usa-se assim:ifstream file ("arquivo.txt"); //Abre arquivo de leitura.while (!file.eof()){ //Enquanto não chegar no fim do arquivo<comando> //Executa o comando.}Nesse caso, se você colocasse um cout << "teste" << endl; no lugar de <comando>, ele iria imprimir teste na tela, tantas vezes quantas palavras tiver no arquivo.Outra coisa que tu pode fazer é entrar aqui e dar uma olhada nas informações sobre como usar as funções do C++.Sobre a minha dúvida, é assim...Tenho que fazer uma leitura de dados de um arquivo, porém usando esse método de leitura exemplificado acima ele não reconhece os espaços.Existe uma forma de eu testar se o que ele está lendo é um espaço?Pois assim faço apenas um teste e uso um código para dizer que quero espaço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
skimo-solar 0 Denunciar post Postado Outubro 19, 2006 Estou pesquisando na net algum material que explique como trabalhar com arquivos. fopen, fclose.... se alguem tiver uma dica de site ou qualquer outro material para que eu possa estudar, agradeço desde já, ou se alguem querer explicar como funciona, qualquer ajuda será bem vinda. http://www.ppgia.pucpr.br/~maziero/ensino/...aulas/c950.htmlhttp://www.ppgia.pucpr.br/~maziero/ensino/...aulas/c960.html tenho mais uma dúvida, referente as "permissoes", r, rw etc......como que eu as utilizo ??Não entendi se você está se referindo aos parâmetros para abrir na hora do fopen ou se você se refere à permissão de arquivos.Se for quanto aos parâmetros de abrir do fopen você encontrará uma explicação nos links acima. Um breve resumo: r - ler arquivo, w - escrever, rw - ler e escrever, a - append, escreve no final do arquivo e por aí vai... Se você estiver se referindo à permissão de arquivos é bem parecido. Temos rwx, ler, escrever e executar. Não sei se é sobre isso que você estava falando então se você quiser mais informações é só postar aqui que eu te explico como funciona, como alterar etc. Sobre a minha dúvida, é assim... Tenho que fazer uma leitura de dados de um arquivo, porém usando esse método de leitura exemplificado acima ele não reconhece os espaços. Existe uma forma de eu testar se o que ele está lendo é um espaço? Utilize um getc() que pega caractere por caractere. Aí você compara se é um espaço ou não, se for ele já vai estar na variável aí você faz o que quiser com ele. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites