Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Emerson Paz

Como manter o MENU lateral em todas as paginas

Recommended Posts

Caros, Ainda estou iniciando nesta área como estudante e tenho algumas dúvidas. Criei um layout de duas colunas com XHTML + CSS. A coluna da esqueda vai ficar o menu de navegação e a coluna da direita o conteudo do que vou mostrar dependendo do que for escolhido no menu ao lado. Ai vai a pergunta: 1. Como manter o menu ao lado e apenas mudar o conteúdo da coluna da direita sem ter que inserir o código do menu novamente na página ? Ou seja apenas alterar a coluna da direita sem ter que reescrever o código do menu.O problema que pensei é que se eu fizer todas as páginas baseadas na pagina base e depois quiser alterar algum link do menu terei que alterar em todas as páginas manualmente. Como posso resolver esse problema ? Alguem sabe de algum tutorial ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Emerson Paz,

 

Muito bem vindo ao forum!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

você chegou a ler a parte de Regras aqui do forum??? Leia a 17!!!

Tenta evitar Ajuda, Socorro....essas coisas em títulos de tópicos!!! ;)

 

Abraço! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Editei o título, diboas...

 

Voltando ao problema:

Parece que voce está querendo usar frames é isso?

Com ela voce consegue manter seu menu fixo. Dá uma estudada se for isso: http://www.w3schools.com/tags/tag_frame.asp

 

Agora se está querendo algo mais pro webstandards NÃO te aconselho a mexer com frames. Copie e cole o código do menu na página mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,Desculpa pela "Ajuda" realmente não havia lido as regras. Vou prestar mais atenção agora.Com relação a minha dúvida, realmente quero usar algo tipo frames, mas quero deixar o site quase que 100% CSS e ter que colar o código do menu em todas as páginas é algo muito trabalhoso.Considerando um site com umas 100 páginas terei que repetir 100 vezes o mesmo código do cabeçalho, do menu e do rodapé. Sem falar que se por acaso um link mudar terei que fazer isso em todas as páginas.Será que não tem como resolver esse problema com PHP ou outra coisa ?[]sEmerson Paz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, voce pode usar includes de linguagens server-side (php, asp, etc)Ou voce pode fazer seu menu em um arquivo XML e, em cada página voce carrega o arquivo como um menu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos,Consegui entender e coloquei para funcionar agora está como eu queria. Mas surgiu uma outra dúvida: Páginas com TERRA ou UOL ou OI como são feitas ? Como eles mantem o menu sempre no mesmo local ? Eles repetem o mesmo código em todas as páginas ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara... eles seriam os mais aptos pra responder isso... mas quase certeza absoluta q por includes... pelo menos eu faço assim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.