Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

micox

Defina tableless

Recommended Posts

Todos aqui sabem que eu me meti a fazer um TCC sobre webstandards e tableless.Daí eu preciso saber qual é a definição comum de tableless.Pra mim tableless não é o mesmo que webstandards.Seguir as Webstandards é seguir o padrão de regras e semanticas da W3C.Já desenvolver em tableless é desenvolver buscando:- separar o conteúdo (HTML), da formatação visual (CSS), do comportamento (Javascript), - usar apenas XHTML (pra mim, se voce usa HTML voce pode tá seguindo os Webstandards mas não tá sendo tableless)- Não usar tabelas pra layout (óbvio)- Semantica, acessibilidade, usabilidade.- Seguir as webstandards (óbvio) (apesar de que algumas vezes o site não segue as webstandards e não valida no w3c.)Pra mim, este último exemplo que eu dei. É um exemplo clássico de que o site pode ser Tableless sem ser Webstandards ou vice versa.Tableless e não webstandard: O site não valida na W3C porém segue as outras 3 regras que falei acima.Webstandard e não tableless: O site segue as regras semanticas e demais regras da w3c porém não há separação de conteúdo do visual, etc... (exemplo aqueles sites cheios de sopa de tags divs que validam)O que voces acham?? Deixem sua opinião, e se tiverem links (de preferencia meio oficiais) pra indicar falem ae...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

falae mico... cara, na verdade, nau, concordo full com o q você disse...

 

pra mim, tableless, foi apenas um "nomenclatura", um nome de marketing q deram para o desenvolvimento webstandards...

 

na minha opinião, webstandards, naum quer dizer somente eu criar um site q é validado na w3c e sim, tudo q você disse d tableless.

 

Desenvolver em webstandards eh desenvolver nos padrões web correto? Quais são os padrões WEB? Separar o conteúdo do layout, estruturação, funcionalidade, cada um na sua camada/arquivo. Isso eh webstandards. Tableless, nada mais seria q o nome fantasia, mas principalmente, focando a não utilização de tabelas, somente isso...

 

Tableless eh você desenvolver sites sem tabelas no conteúdo, vemos muitos por ae, mas webstandards, eh você dividir tudo, fazer tudo, E TAMBÉM, ter a semântica no código. Do que adianta você tirar as tabelas e colocar uma porrada de divs? Como eh o caso d mtos layout q vejo por aqui no fórum... O site eh tableless, pq naum tem tabelas na estrutura, mas PRA MIM, na minha humilde opinião, naum eh webstandards, pq naum segue os padrões, as stadandards, pq naum tem semântica, etc....

 

Bom, resumidamente, eh isso...

 

akele abraço ae rapaz... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E referencias, fontes (de preferencia oficiais) sobre o assunto? Voce tem??Sabe como é as frescagem desses negócio de trabalho acadêmico.Por isso to pedindo help pra voces. Cada um tem uma opinião sobre o assunto, eu preciso de algo meio que oficial também... Alguem sabe onde?--------Continuando a discussão filosófica:Bom, eu continuo achando que webstandards e tableless são diferentes. Porque? bom um motivo é: a tradução de webstandards é algo como PADRÕES WEB. Que significa seguir o padrão (e não a recomendação) da W3C. Ou seja, se eu fizer um site em HTML3.2 ou HTML 4 eu estou seguindo o padrão da W3C para aquele documento.Porém é impensável alguém fazer um site em HTML3.2 que seja considerado tableless..Sacou?mais opiniões gente... Só o pa_bruno vai se manifestar??Não quero que isso seja um tópico só de moderadores não...Não tenham vergonha de falar o que pensam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,Em minha opnião, se formos ao pé da letra, tableless quer dizer sem tabelas, ou seja não significa que você deve seguir os Web Standards e sim fazer um layout baseado em div's.Já, os Web Standards, tem um forte relacionamentos com semântica, cada <tag> em seu respectivo lugar e uso correto. Um layout tabless seria um layout sem tabelas mas não necessariamente seguindo os padrões recomendados pela W3C, como vemos am alguns layouts por ai.Abraços :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mico, procurarei alguns links legais, podexa... ;)raphael pensa como eu...

Bom, eu continuo achando que webstandards e tableless são diferentes. Porque? bom um motivo é: a tradução de webstandards é algo como PADRÕES WEB. Que significa seguir o padrão (e não a recomendação) da W3C. Ou seja, se eu fizer um site em HTML3.2 ou HTML 4 eu estou seguindo o padrão da W3C para aquele documento.Porém é impensável alguém fazer um site em HTML3.2 que seja considerado tableless..Sacou?

Saquei mico, mas no html 3.2, os padrões são diferentes se formos pensar assim. A linguagem muda, tags são restritas. Não é porque que eu uso o doctype de html 4, q eu naum posso fazer em webstandards, ele aceita direitinho.Na minha opinião, os Padrões WEB, não se limitam a SOMENTE os padrões de hoje, mais atuais. Os padrões de 5, 6 anos atrás eram outros, que poderiam ser referenciados no html 3.2 por exemplo. Por isso, acho q você naum deve aplicar esse 3.2 nos padrões de hoje, pois as coisas mudaram, e muito.Na época do 3.2, por exemplo, era padrão usar tabelas, porque css naum era aceito praticamente, portanto, naum podemos falar q o 3.2 com tabelas era fora dos padrões. Claro, hoje eh, pq temos boas renderizações em css, mas na época, naum... Mas ele naum deixava de estar nos padrões.

Porém é impensável alguém fazer um site em HTML3.2 que seja considerado tableless..

com certeza, impossível, mas pra que utilizaríamos o 3.2? Ae eu voltaria o parágrafo anterior todo aki, para explicar tudo d novo ;)

bom um motivo é: a tradução de webstandards é algo como PADRÕES WEB

e a tradução de tableless, eh menos tabelas, nada mais q isso, naum tem referência alguma com semântica, separação, etc... Foi como eu disse, tudo marketing, como a WEB 2.0, etc...Mico, então você diria q ter código semântico, estruturas separadas naum fazem parte dos padrões?Acho q seu pensamento tah errado... Mas, cada um na sua...Apenas minha opinião... Akele abraço ae rapaz...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saquei mico, mas no html 3.2, os padrões são diferentes se formos pensar assim. A linguagem muda, tags são restritas. Não é porque que eu uso o doctype de html 4, q eu naum posso fazer em webstandards, ele aceita direitinho.

IIIISSSSOOO MEEESMO Rapazote!!!!!!!!!!!!!!!!!!É isso que eu disse no meu post anterior e voce entendeu errado. Leia lá dinovo.Se voce seguir as Webstandards voce PODE sem nenhum problema usar o doctype que quiser, contanto que o respeite.Agora se voce quer fazer algo tableless é IMPENSÁVEL voce utilizar um doctype antigo.Sacou agora o que eu disse no post anterior??Outra questão diz respeito ao portugues, provando que os 2 termos são diferentes:1 - Tableless - "Eu vou fazer um site utilizando a metodologia tableless"2 - Webstandards - "Eu vou fazer um site respeitando os webstandards"Voce NÃO pode dizer:1 - "Eu vou fazer um site utilizando webstandards" ou "Eu vou fazer um site usando a metodologia webstandards" - Não posso dizer isso pois webstandards não é um software nem uma metodologia.2 - "Eu vou fazer um site respeitando tableless" ou "Eu vou fazer um site respeitando os padrões tableless" - Não posso dizer isso pois tableless NÃO É UM PADRÃO, MAS SIMPLESMENTE UMA METODOLOGIA.Não é marketing é apenas o nome de uma nova metodologia de desenvolvimento web.Veja como as duas frazes são diferentes e exprimem conceitos diferentes.Tableless NÃO É A MESMA COISA que Webstandards.Um é uma metodologia o outro é um conjunto de regras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na minha resumida resolução:

Tableless nada mais eh que um NOME de uma metodologia, baseado no ENTENDIMENTO ATUAL sobre webstandards. Tableless não seria nada sem Webstandards, mas Webstandards sim, viveria sem Tableless...

 

Se eh q me entendem... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

Tableless != Webstandards, com certeza, naum discordo naum

 

"Eu vou fazer um site webstandards", desse modo você naum pode falar? Eu acho q sim... ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tableless nada mais eh que um NOME de uma metodologia, baseado no ENTENDIMENTO ATUAL sobre webstandards. Tableless não seria nada sem Webstandards, mas Webstandards sim, viveria sem Tableless...

Exatamente. Chegamos a um concenso então...

 

Tableless: Metodologia de desenvolvimento de páginas Web utilizando os padrões web (webstandards)

Webstandards: Padrões para desenvolvimento de aplicações Web publicados pela W3C.

 

Concordam? Chegamos a uma definição final?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

na minha opinião nunca chegaremos num consenso final, numa conclusão final http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

 

pq na minha opinião, o tableless vem do webstandards... usando divs, etc... eu prefiro muito mais usar webstandards que tableless...

 

pq o padrão de hoje, principalmente, seria usar um código semântico, cada tag para aquilo que deve ser setado... isso eh um padrão... seria o tableless propriamente dito... q como falei agora, vem de webstandards...

 

 

otra coisa mico, parada d soh a gente falar... normal isso... Tirando alguns raros, a graaaaaaaande maioria naum faz nem idéia do que seja isso... estão fazendo porque "está na moda" ou "porque ele sabe eu quero saber", etc

 

agora fudeu... uahuahuahuahauhaau... nego vai querer me porrar... mas, na minha opinião, eh verdade... pessoal aki quer desenvolver, naum quer REALMENTE aprender...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como não? Voce não concorda com o que voce mesmo disse não?--------------Editado: Depois que voce completou seu post anterior. Minha questão acima ficou sem sentido. Ignorem pessoal.Outra coisa na minha opinião:Nem sempre desenvolvendo em tableless a galera segue os webstandards. Lembrem-se dos diversos sites que ainda usam os hacks antigos ( _width:, _height:, etc). Na minha opinião eles não seguem os padrões pois colocam coisas que não tão nas recomendações w3C, porém, pra mim, esses sites não deixam de ser tableless. (Essa, eu concordo que é uma opinião bem pessoal minha, o que voce(s) acham?)PS.: Ainda to insistindo no plural, pois tenho a esperança de que alguém irá nos ajudar aqui pa e não ficaremos falando sozinhos. hehaehhe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,Mas perae, mas se tableless é apenas uma metodologia, entao pra desenvolver em tableless eu nao preciso seguir os Web Standars????? :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É aconselhável seguir completamente.

 

Mas poucos seguem à risca. Seguem a maioria das regras, mas esquecem algumas (isso é normal)

 

Querem exemplos?

 

1) Quem nunca usou um hack ultrapassado tipo _width ?? (lembrando que atualmente já existem hacks nos padrões)

 

2) Quem aqui coloca ECMAScript na sua página em vez de Javascript?? Pouquíssimos. O certo é usar ECMAScript.

 

3) Quem aqui usa o innerHTML ou o document.write em scripts?? Se usa voce não está nos padrões.

 

4) Quantos sites agente faz todo bunitinho seguindo a metodologia tableless porém não validam no validador da W3C?

 

 

Nos 4 casos acima EU considero que os sites SÃO TABLELESS, porém NÃO seguem as webstandards.

 

Lembrando que voce deve buscar chegar o máximo possível de seguir TODAS as regras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas ae acho q está generalizando mico... pq os 4 são tableless sim... mas também são webstandards... eles estão fora dos padrões da W3C, mas de diferentes tecnologias, etc... na minha opinião, eu levo os standards, pra parte de desenvolvimento xhtml, essas coisas...

 

seria numa hierarquia... tableless dentro de webstandards... mas webstandards naum está necessariamente dentro dos padrões W3C... seguindo a risca, todos esses exemplos citados não temos 0,00000001% de sites webstandards...

 

por isso q eu acho q webstandards naum chega ser, a risca, os padrões web... pq os padrões W3C são muito amplos...

 

isso teria q ser estudado bastante, buscar mta coisa, ver no site da W3C, sendo q na W3C, pelo menos na capa, nenhum dos dois termos são citados... principalmente o tableless... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

mas vou ver isso mais a fundo, qnd tiver tempo, pq agora... tah f***... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que banca, entedi meu ponto de vista está mudando um pouco, mais ai vai outra:Entao Desenvolver Usando a "Metodologia" Ajax esta fora dos WebStandars e sim Com Tableless?? :blink: Pq usando em Ajax usamos quase tudo q você citoo estar fora dos pradres.Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pa_bruno:Então nós discordamos nesse ponto. Eu acho que se voce não segue à risca TODOS os padrões, você NÃO está em conformidade com os Webstandards (mesmo que tenha desenvolvido usando a metodologia tableless e seu site SEJA tableless).Pra mim um não tá dentro do outro.Raphael:É possível sim desenvolver ajax em webstandards. É só voce:- desenvolver usando ECMAScript (que é praticamente igual ao javascript, tirando pequenas coisas).- Em vez de usar innerHTML ou document.write, voce deve usar as funções do XML DOM pra inserir elementos que são as appendChild(), createTextNode(), etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pa_bruno:Então nós discordamos nesse ponto. Eu acho que se voce não segue à risca TODOS os padrões, você NÃO está em conformidade com os Webstandards (mesmo que tenha desenvolvido usando a metodologia tableless e seu site SEJA tableless).Pra mim um não tá dentro do outro.Raphael:É possível sim desenvolver ajax em webstandards. É só voce:- desenvolver usando ECMAScript (que é praticamente igual ao javascript, tirando pequenas coisas).- Em vez de usar innerHTML ou document.write, voce deve usar as funções do XML DOM pra inserir elementos que são as appendChild(), createTextNode(), etc...

discordo... naum estou fora dos webstandards... estou fora dos padrões da W3C... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gifisso, logicamente, em javascript...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cadê o resto do povo?Cabou??Ponham suas opiniões ae cambada... O fórum bombando e ninguém me ajuda no meu TCC, sacanagem...Fica só eu e o pa filosofando aqui...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tableless não existe, é apenas conversa de marketeiro pra vender idéias velhas (metodologia) ;) Web Standards, Webstandards e brasileiramente, Padrões web são recomendações para se ter uma metodologia(tipo "tableless") adequada a construção de aplicações, páginas para web pra mim é isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.