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niemer

Tutorial: Variáveis

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Galera, estreando meu primeiro tutorial aki, vô falar sobre variáveis. Sei q parece muito simples, mas sempre tem alguem com dúvidas sobre os tipos de váriáveis, quero dizer, naum sobre os dados q elas armazenam, mas sim sobre onde e como são declaradas. estou falando das variáveis da timeline, variáveis globais e variáveis locais.

 

O escopo de uma variável refere-se à área na qual a variável é conhecida, e pode ser referenciada. Há 3 tipos de escopos de variáveis:

[*]Variáveis locais: Estão disponíveis dentro do corpo da função, na qual são declaradas(dentro das chaves)

[*]Variáveis da Timeline: Estão disponíveis em qualquer script da referida Timeline

[*]Variáveis Globais: Estão visíveis em toda Timeline de seu documento

Váriáveis Locais

Para declarar variáveis locais, use a declaração var dentro do corpo de uma função. Uma variável local é referenciada ao bloco e expira no final desse bloco. se naum for declarada dentro de um bloco(chaves) expira no final do script. podemos declarar esse escopo de variável em qq lugar q se adimita script, por exemplo: um movie clip, um keyframe, um botão.

Variáveis locais tbm ajudam a impedir conflitos, q podem causar erros na aplicação. Por ex, você poderia usar nome como uma variável local para arazenar o nome de um usuário em uma situação e tbm o no me de uma instancia de mc em outra situação, sem haver conflitos.

Variáveis da Timeline

As variáveis da timeline estão disponíveis em qq script da referida time line. para declarar elas, você deve inicializá-las em qq frame da própria timeline. Certifique-se de inicializá-la antes de acessá-la, ow seja, se você colocar var x=10 no frame 20, naum vai poder usá-la no frame 10.

Variáveis globais

Variáveis globais estão disponíveis em toda timeline e escopo do documento. Para crirar uma variável com escopo global, use o identificador _global antes do nome da variável, mas naum use a sintaxe var =. veja o exemplo a seguir:

var _global.nome = "niemer"; errada

_global.nome = "niemer"; certa

 

Obs.: Se você inicializar uma variável local com o msm nome de uma variável global, você naum vai poder usar a variável global enquanto estiver no escopo da variável local.

 

Espero q tenham gostado, esse eh soh o primeiro de muitos http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

 

Extraido do livro: Flash MX Professional 2004 actionscript 2.0

Jorge Eider Florentino da Silva - com adaptações

precisa da copyright http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

abraços galera...

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De calrei a varial no rooton (release) { _global.link = "Terminal";}Dentro de um Mv tento acessa-la mas anum consigo trace(_global.link); Pq?

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Criei 10 telas, todas loadMovie

 

tela_001

tela_002

tela_003

tela_004

etc.......

 

Veja o projeto:

http://www.wagtel.com/e_learn/index.htm

 

na tela_002 coloquei:

 

_global.verificaPagina = 0;

 

//CONDIÇÃO DA PAGINAÇÃO

_global.verificaPagina = function() {

if (_global.verificaPagina=1) {

mc_avancar._visible = true;

mc_avancar.enabled = true;

} else {

mc_avancar._visible = false;

mc_avancar.enabled = false;

}

};

e no final quando o usuário clica no último botão fica sssim:

 

mc_box5.onRelease = function() {

desCaixas();

mc_txt5._visible = true;

mc_box5.mc_seta5._visible = true;

mc_box5.mc_sombra5._visible = true;

mc_dest5._visible = false;

mc_avancar._visible = true;

mc_avancar.enabled = true;

txt_destaq._visible = false;

txt_avancar._visible = true;

txt_avancar.play();

_global.verificaPagina = 1;

};

Isto tudo para que quando ele voltar de tela_003 pra tela_002 , o mc_avancar esteja abilitado

Mas não funcionou, onde estou errando?

 

Será que não funciona por que quando o usuario sai da tela_002 a variável zera de novo. ou seja:

 

_global.verificaPagina = 0

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