Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Capiau

Tarquim

Recommended Posts

Meu professor de algoritmos deu como trabalho, construir um jogo chamado "TARQUIM".

 

 

Imagem do jogo:

 

Imagem Postada

 

 

O jogo, acho que todo mundo deve conhecer, consiste em organizar os números em ordem crescente, da esquerda para a direita, de cima para baixo.

 

Há variações do jogo, utilizando letras ou símbolos, mas a lógica é a mesma.

 

Vamos ao que interessa. O maior problema que estou encontrando para criar o algoritmo do jogo, é na sua inicialização, onde os números devem ficar embaralhados.

 

Em linguagem de programação não sería difícil, mas em portugol, que é como eu devo fazer, não tem nenhum comando para fazer isso, tem que ser feito na mão mesmo.

 

Aliás, o jogo que vou criar é numa matriz 3X3.

 

 

Se alguém puder me ajudar, eu agradeço. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

beleza Capiau,

 

Para embaralhar, use a função de geração de números randômicos (=aleatórios) que toda linguagem possui, imagino q portugol também tenha já q deve refletir os comandos básicos de uma linguagem de programação ;)

Exemplo de sintaxe: numero_qualquer := rnd(1)

Onde rnd( ) é a função q gera o número aleatório,

o parâmetro 1 dependendo da linguagem tem vários objetivos, por ex: limite superior.

 

Usando isso vai ficar fácil fácil inicializar sua matriz com números 'embaralhados'.

 

Espero ter ajudado.

 

{}

Palc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.