Capiau 0 Denunciar post Postado Junho 18, 2006 Meu professor de algoritmos deu como trabalho, construir um jogo chamado "TARQUIM". Imagem do jogo: O jogo, acho que todo mundo deve conhecer, consiste em organizar os números em ordem crescente, da esquerda para a direita, de cima para baixo. Há variações do jogo, utilizando letras ou símbolos, mas a lógica é a mesma. Vamos ao que interessa. O maior problema que estou encontrando para criar o algoritmo do jogo, é na sua inicialização, onde os números devem ficar embaralhados. Em linguagem de programação não sería difícil, mas em portugol, que é como eu devo fazer, não tem nenhum comando para fazer isso, tem que ser feito na mão mesmo. Aliás, o jogo que vou criar é numa matriz 3X3. Se alguém puder me ajudar, eu agradeço. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
System 0 Denunciar post Postado Junho 19, 2006 Recomendo a leitura deste tópico, que deve te inspirar para fazer isso: Colocando 3 números em ordem crescente Qual a sua dúvida neste algoritmo? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Palc 0 Denunciar post Postado Junho 19, 2006 beleza Capiau, Para embaralhar, use a função de geração de números randômicos (=aleatórios) que toda linguagem possui, imagino q portugol também tenha já q deve refletir os comandos básicos de uma linguagem de programação ;) Exemplo de sintaxe: numero_qualquer := rnd(1) Onde rnd( ) é a função q gera o número aleatório, o parâmetro 1 dependendo da linguagem tem vários objetivos, por ex: limite superior. Usando isso vai ficar fácil fácil inicializar sua matriz com números 'embaralhados'. Espero ter ajudado. {} Palc Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Capiau 0 Denunciar post Postado Junho 20, 2006 Vlw pela força pessoal. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Vou ver o que eu posso fazer com as dicas que vcs deram. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites