Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dandolo

Falta criatividade

Recommended Posts

Concordo Lucas.Eu não fiz faculdade de Publicidade, mas eu trabalho em uma agencia na area da criação, cara tem hora que discutimos ideias du caral*** mas quando chega no cliente ele barra, isso quando não é barrada do diretor da criação!Ideia todos temos, mas não é só ideias que vence a pratica!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mostre pra gente alguns trabalhos que vocês fizeram, se possível. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif

Faculdade na área de criação ? Ajuda, mas não é fundamental.

Há muitos cursos técnicos excelentes, bons livros e o pessoal ainda costuma trocar figurinhas.

A Universidade de Propaganda e Marketing que estou fazendo tem professores que atuam no mercado, e alguns mestres e doutores em suas áreas específicas. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/graduated.gif

Se "práticos" como vocês forem fazer uma faculdade, creio que vá melhorar, pois haverá mais elementos na mente, além da interação entre os colegas, capacidade de planejamento e organização.

Tenho um colega de turma que trabalha há 8 anos na área de criação duma AP. Ele afirma, que o curso da faculdade está sendo muito útil para ele.

Que nota eu daria para o Curso de Propaganda e Marketing da Estácio de Sá - Campus Rebolças -RJ e Primeiro Período ?

No momento eu não teria condições de bem avaliar, sinceramente. Para alguns professores eu daria nota 10, para outros 5. Digamos nota 7,5. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/yay.gif

Como já trabalhei em pesquisa educacional durante 10 anos, o meu olho é realmente mais crítico e severo.

Acho que o aluno não pode se sentir coagido pelo professor, e o ambiente tem que ser o mais motivador, criativo, inovador e lúdico possíveis.

O grande mal das atuais Universidades Brasileiras é querer agradar ao MEC e não ao MERCADO. :angry:

Todos os cursos brasileiros deviam sofrer um processo sério de Endomarketing, inclusive o MEC. Do jeito que está, nunca conseguiremos ganhar um único Prêmio Nobel, pois não se estimula a criatividade, etc.

Eles querem apertar demais nas provas, procurando reprovar 1/3 da turma, e podem estar reprovando um gênio. É raro o professor que sabe dar uma boa aula, impressionante. O mestre brasileiro é normalmente autoritário e muitas vezes transmite raiva para os seus alunos. Falta criatividade aos nossos mestres e não tratam seus alunos como reis. :)

Todas as aulas devem ser teórico -práticas , criativas e os trabalhos em grupo e de pesquisa são importantíssimos. Exigir memorização na faculdade é um crime pedagógico terrível. Tem que se procurar desenvolver no aluno, o espírito de pesquisa, a capacidade de aprender, análise, pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe, e como derrubar os velhos paradigmas (desaprender e reaprender).

Dizem que o pessoal do mercado é fraco em Metodologia e Planejamento. Será ? ;)

O sucesso dos alemães e japoneses está na organização, não se esqueçam disso...

Não se pode querer fazer uma boa propaganda sem basear-se num bom Plano de Marketing, que antigamente se chamava de Plano de Vendas. Aí que está a importância do planejamento adequado.

É um processo e/ ou um sistema a ser trabalhado.

Pessoal, o Estudo de Casos (Cases) é importantíssimo, tanto de sucessos, como de fracassos.

Vale a pena para mim, ficar meia hora por dia com vocês para interagir sobre esses temas.

Todos nós aprendemos. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Dan B)

Compartilhar este post

Link para o post

eu falei que eu trabalho na area de Criação e não que faço faculdade de Criação.Trabalhos que a gente fez aqui você ve na TV em casas noturnas em bares na rua e etc...Tipo a propaganda da Pepsie Dá Dá Dá. Essa nos fizemos a midia impressa, onde você pode ver no Metro, na rua e em "Outdoores", fizemos também "Se o bar é bom o Chopp é Brahma", essa fizemos desda idéia até o comercial da TV, BradesCompleto, Quero mais Brasil e etc...Trabalhamos aqui com clientes muito bons!

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês estão de parabéns, pois as propagandas ficaram muito boas.

Eu fico falando aqui em faculdade, mas elas só ensinam o básico para os alunos... Se quisermos nos aprofundar, temos que correr atrás, lendo bons livros, etc.

Há como medir a retenção do produto na memória do público-alvo durante a propaganda ? Creio que sim, fazendo testes práticos.

Temos que tomar cuidado, pois a propaganda quando é muito chamativa e envolvente o produto passa despercebido.

Agradeço mais uma vez pela sua atenção.

Dan http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Não é isso que estava me referindo, mas sim a um teste de laboratório.

Pega-se a propaganda pronta e faz-se um teste controlado com pessoas, antes de lançá-la na mídia.

Um teste de laboratório, relativo à retenção da imagem da marca e do produto.

Teríamos que chamar n pessoas, aleatoriamente, de vários níveis de renda e intelectual, e depois elas seriam entrevistadas 10 dias após de ter visto a propaganda uma só vez.

A pergunta básica seria a seguinte:

- Que marca e produto a propaganda se referia ?

Outra pergunta:

- Você prefere comprar o produto A ou B (a propaganda foi do A) ?

Testes de imagens de múltipla-escolha, etc.

Por exemplo, eu seu que uma imagem muito rica de detalhes desvia a atenção da pessoa ao produto. E também, a atenção pode se desviar para o personagem, caso ele seja muito famoso, deixando o produto em segundo plano.

Dan http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/coolio.gif

Compartilhar este post

Link para o post

mas isso tb tem... tem varios modos de ser feito... você seleciona frupos de pessoas que fazem parte do seu publico alvo e faz os testes...normalmente é muito usada em lançamento de produtos novos, pois alem de vender, tem q se criar um conceito publico sobre o produto.No Armando Santanna diz muito sobre isso...

Essa é a área da Psicologia Social.Dan http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Não é isso que estava me referindo, mas sim a um teste de laboratório.Pega-se a propaganda pronta e faz-se um teste controlado com pessoas, antes de lançá-la na mídia.Um teste de laboratório, relativo à retenção da imagem da marca e do produto.Teríamos que chamar n pessoas, aleatoriamente, de vários níveis de renda e intelectual, e depois elas seriam entrevistadas 10 dias após de ter visto a propaganda uma só vez.A pergunta básica seria a seguinte:- Que marca e produto a propaganda se referia ?Outra pergunta:- Você prefere comprar o produto A ou B (a propaganda foi do A) ?Testes de imagens de múltipla-escolha, etc.Por exemplo, eu seu que uma imagem muito rica de detalhes desvia a atenção da pessoa ao produto. E também, a atenção pode se desviar para o personagem, caso ele seja muito famoso, deixando o produto em segundo plano.

Testes já existem a todo momento. A propaganda da Twix CARAMEEEEEEEELO aconteceu isso =) e foi uma das melhores propagandas que já vi.. dei mta risada, num grupo de amigos até fizemos um trio e gritamos na fila do cinema :Pe fez eu compra Twix depois de dar mta risada no almoço imitando os kra =)

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que se buscar o tratamento científico, desenvolvendo uma metodologia adequada. O teste de laboratório é importante e fundamental, pois em caso de fracasso daria para consertar a dita cuja antes de ir para a mídia, e o sucesso estaria praticamente garantido.

Tem que se medir a retenção da imagem do produto, que é o objetivo da propaganda. Além disso devemos saber o grau de atitude dos assistentes (amostragem do público-alvo) em relação ao produto, que seriam percebidos através de questionário, entrevista e teste prático.

O desenvolvimento da propaganda é um processo, que deve sofrer tratamento científico, envolvendo o fator humano, evidentemente.

O propagandista e o cliente têm limitações de avaliação ? Claro, pois eles não são o público-alvo e estão com a avaliação prejudicada por trabalharem diretamente no desenvolvimento.

O público-alvo é o rei.

Dan http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/worshippy.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Teoria é muito bom pra dar embasamento, mas a experiência e a prática do dia-a-dia fazem toda diferença...E essa ideia de usar psicologia e teorias de comunicação pra persuadir cliente não combina com prazo apertado, nem com cliente palpiteiro...Talvez mega agências, ou jobs com um bom tempo pra ser desenvolvido podem utilizar-se dessas teorias... outra coisa que não é muito comum é o uso da pesquisa... custa muito..abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Teoria é muito bom pra dar embasamento, mas a experiência e a prática do dia-a-dia fazem toda diferença...E essa ideia de usar psicologia e teorias de comunicação pra persuadir cliente não combina com prazo apertado, nem com cliente palpiteiro...Talvez mega agências, ou jobs com um bom tempo pra ser desenvolvido podem utilizar-se dessas teorias... outra coisa que não é muito comum é o uso da pesquisa... custa muito..abraço!

Entendo, mas temos que primar pelo serviço de qualidade.Existem as más agências e as boas agências.Temos que ser teóricos - práticos, pois a teoria se originou da prática.Há talentos individuais fora de série, concordo, mas criar uma boa metodologia de trabalho é fundamental para uma boa AP.Eu tenho um colega de faculdade que trabalha 7 anos numa AP na área de criação. Perguntei pra ele o que estava achando do curso, e ele me disse que estava gostando e aprendendo muita coisa.Os professores são da área e alguns têm 30 anos de experiência. As teorias da psicanálise (Freud) são utilizadas na propaganda. Eu tenho um professor de Programação Visual que tem curso de mestrado e está se preparando para o doutorado. Os professores de Cultura Brasileira e Globalização, e Redação Publicitária possuem curso de doutorado. Ainda temos os professores de marketing, etc.Há pessoas autodidatas excelentes no mercado.O Bill Gates, por exemplo, não quis fazer faculdade, mas o cara é um gênio na informática, administração, marketing e propaganda, e tem o hábito de ler muitos livros e sobre todos os assuntos.O brasileiro tem que aprender a planejar e se organizar, para que possa competir globalmente.Dan :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

E por que vocês acham que estou aqui, aturando o grande, terrível e astronômico mau humor de vocês ?

Pretendo beber de seus conhecimentos práticos, mas também dar algo em troca.

Interagir.

Meus ouvidos e olhos estão totalmente abertos para o que disserem.

O que vocês fizeram / fazem de interessante ?

Eu já disse que sou leigo nessa área. Só tenho 5,5 meses.

Vejam como anda a minha cara:

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif :huh: :blink: http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif :wacko: <_< :wacko:

Dan B)

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu tb estou disposto a interagir com você e tal, assim trocamos uma ideial legal e todos saimos ganhando como fazemos nos outros foruns.Fiz grandes amigos nesse forum, alguns tenho o msn, orkut e nos falamos frequentemente, mas cara aqui é uma area para debates e tal, só que a primeira coisa que devemos aprender é ouvir e você não sabe fazer isso cara...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara eu tb estou disposto a interagir com você e tal, assim trocamos uma ideial legal e todos saimos ganhando como fazemos nos outros foruns.Fiz grandes amigos nesse forum, alguns tenho o msn, orkut e nos falamos frequentemente, mas cara aqui é uma area para debates e tal, só que a primeira coisa que devemos aprender é ouvir e você não sabe fazer isso cara...

Tem razão amigo, dou-lhe o meu braço a torcer.Dan <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.