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Dandolo

Falta criatividade

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Concordo Lucas.Eu não fiz faculdade de Publicidade, mas eu trabalho em uma agencia na area da criação, cara tem hora que discutimos ideias du caral*** mas quando chega no cliente ele barra, isso quando não é barrada do diretor da criação!Ideia todos temos, mas não é só ideias que vence a pratica!

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Mostre pra gente alguns trabalhos que vocês fizeram, se possível. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif

Faculdade na área de criação ? Ajuda, mas não é fundamental.

Há muitos cursos técnicos excelentes, bons livros e o pessoal ainda costuma trocar figurinhas.

A Universidade de Propaganda e Marketing que estou fazendo tem professores que atuam no mercado, e alguns mestres e doutores em suas áreas específicas. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/graduated.gif

Se "práticos" como vocês forem fazer uma faculdade, creio que vá melhorar, pois haverá mais elementos na mente, além da interação entre os colegas, capacidade de planejamento e organização.

Tenho um colega de turma que trabalha há 8 anos na área de criação duma AP. Ele afirma, que o curso da faculdade está sendo muito útil para ele.

Que nota eu daria para o Curso de Propaganda e Marketing da Estácio de Sá - Campus Rebolças -RJ e Primeiro Período ?

No momento eu não teria condições de bem avaliar, sinceramente. Para alguns professores eu daria nota 10, para outros 5. Digamos nota 7,5. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/yay.gif

Como já trabalhei em pesquisa educacional durante 10 anos, o meu olho é realmente mais crítico e severo.

Acho que o aluno não pode se sentir coagido pelo professor, e o ambiente tem que ser o mais motivador, criativo, inovador e lúdico possíveis.

O grande mal das atuais Universidades Brasileiras é querer agradar ao MEC e não ao MERCADO. :angry:

Todos os cursos brasileiros deviam sofrer um processo sério de Endomarketing, inclusive o MEC. Do jeito que está, nunca conseguiremos ganhar um único Prêmio Nobel, pois não se estimula a criatividade, etc.

Eles querem apertar demais nas provas, procurando reprovar 1/3 da turma, e podem estar reprovando um gênio. É raro o professor que sabe dar uma boa aula, impressionante. O mestre brasileiro é normalmente autoritário e muitas vezes transmite raiva para os seus alunos. Falta criatividade aos nossos mestres e não tratam seus alunos como reis. :)

Todas as aulas devem ser teórico -práticas , criativas e os trabalhos em grupo e de pesquisa são importantíssimos. Exigir memorização na faculdade é um crime pedagógico terrível. Tem que se procurar desenvolver no aluno, o espírito de pesquisa, a capacidade de aprender, análise, pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe, e como derrubar os velhos paradigmas (desaprender e reaprender).

Dizem que o pessoal do mercado é fraco em Metodologia e Planejamento. Será ? ;)

O sucesso dos alemães e japoneses está na organização, não se esqueçam disso...

Não se pode querer fazer uma boa propaganda sem basear-se num bom Plano de Marketing, que antigamente se chamava de Plano de Vendas. Aí que está a importância do planejamento adequado.

É um processo e/ ou um sistema a ser trabalhado.

Pessoal, o Estudo de Casos (Cases) é importantíssimo, tanto de sucessos, como de fracassos.

Vale a pena para mim, ficar meia hora por dia com vocês para interagir sobre esses temas.

Todos nós aprendemos. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

 

Dan B)

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eu falei que eu trabalho na area de Criação e não que faço faculdade de Criação.Trabalhos que a gente fez aqui você ve na TV em casas noturnas em bares na rua e etc...Tipo a propaganda da Pepsie Dá Dá Dá. Essa nos fizemos a midia impressa, onde você pode ver no Metro, na rua e em "Outdoores", fizemos também "Se o bar é bom o Chopp é Brahma", essa fizemos desda idéia até o comercial da TV, BradesCompleto, Quero mais Brasil e etc...Trabalhamos aqui com clientes muito bons!

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Vocês estão de parabéns, pois as propagandas ficaram muito boas.

Eu fico falando aqui em faculdade, mas elas só ensinam o básico para os alunos... Se quisermos nos aprofundar, temos que correr atrás, lendo bons livros, etc.

Há como medir a retenção do produto na memória do público-alvo durante a propaganda ? Creio que sim, fazendo testes práticos.

Temos que tomar cuidado, pois a propaganda quando é muito chamativa e envolvente o produto passa despercebido.

Agradeço mais uma vez pela sua atenção.

 

Dan http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

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Não é isso que estava me referindo, mas sim a um teste de laboratório.

Pega-se a propaganda pronta e faz-se um teste controlado com pessoas, antes de lançá-la na mídia.

Um teste de laboratório, relativo à retenção da imagem da marca e do produto.

Teríamos que chamar n pessoas, aleatoriamente, de vários níveis de renda e intelectual, e depois elas seriam entrevistadas 10 dias após de ter visto a propaganda uma só vez.

A pergunta básica seria a seguinte:

- Que marca e produto a propaganda se referia ?

Outra pergunta:

- Você prefere comprar o produto A ou B (a propaganda foi do A) ?

Testes de imagens de múltipla-escolha, etc.

Por exemplo, eu seu que uma imagem muito rica de detalhes desvia a atenção da pessoa ao produto. E também, a atenção pode se desviar para o personagem, caso ele seja muito famoso, deixando o produto em segundo plano.

 

Dan http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/coolio.gif

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mas isso tb tem... tem varios modos de ser feito... você seleciona frupos de pessoas que fazem parte do seu publico alvo e faz os testes...normalmente é muito usada em lançamento de produtos novos, pois alem de vender, tem q se criar um conceito publico sobre o produto.No Armando Santanna diz muito sobre isso...

Essa é a área da Psicologia Social.Dan http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/shifty.gif

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Não é isso que estava me referindo, mas sim a um teste de laboratório.Pega-se a propaganda pronta e faz-se um teste controlado com pessoas, antes de lançá-la na mídia.Um teste de laboratório, relativo à retenção da imagem da marca e do produto.Teríamos que chamar n pessoas, aleatoriamente, de vários níveis de renda e intelectual, e depois elas seriam entrevistadas 10 dias após de ter visto a propaganda uma só vez.A pergunta básica seria a seguinte:- Que marca e produto a propaganda se referia ?Outra pergunta:- Você prefere comprar o produto A ou B (a propaganda foi do A) ?Testes de imagens de múltipla-escolha, etc.Por exemplo, eu seu que uma imagem muito rica de detalhes desvia a atenção da pessoa ao produto. E também, a atenção pode se desviar para o personagem, caso ele seja muito famoso, deixando o produto em segundo plano.

Testes já existem a todo momento. A propaganda da Twix CARAMEEEEEEEELO aconteceu isso =) e foi uma das melhores propagandas que já vi.. dei mta risada, num grupo de amigos até fizemos um trio e gritamos na fila do cinema :Pe fez eu compra Twix depois de dar mta risada no almoço imitando os kra =)

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Tem que se buscar o tratamento científico, desenvolvendo uma metodologia adequada. O teste de laboratório é importante e fundamental, pois em caso de fracasso daria para consertar a dita cuja antes de ir para a mídia, e o sucesso estaria praticamente garantido.

Tem que se medir a retenção da imagem do produto, que é o objetivo da propaganda. Além disso devemos saber o grau de atitude dos assistentes (amostragem do público-alvo) em relação ao produto, que seriam percebidos através de questionário, entrevista e teste prático.

O desenvolvimento da propaganda é um processo, que deve sofrer tratamento científico, envolvendo o fator humano, evidentemente.

O propagandista e o cliente têm limitações de avaliação ? Claro, pois eles não são o público-alvo e estão com a avaliação prejudicada por trabalharem diretamente no desenvolvimento.

O público-alvo é o rei.

 

Dan http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/worshippy.gif

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Teoria é muito bom pra dar embasamento, mas a experiência e a prática do dia-a-dia fazem toda diferença...E essa ideia de usar psicologia e teorias de comunicação pra persuadir cliente não combina com prazo apertado, nem com cliente palpiteiro...Talvez mega agências, ou jobs com um bom tempo pra ser desenvolvido podem utilizar-se dessas teorias... outra coisa que não é muito comum é o uso da pesquisa... custa muito..abraço!

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Teoria é muito bom pra dar embasamento, mas a experiência e a prática do dia-a-dia fazem toda diferença...E essa ideia de usar psicologia e teorias de comunicação pra persuadir cliente não combina com prazo apertado, nem com cliente palpiteiro...Talvez mega agências, ou jobs com um bom tempo pra ser desenvolvido podem utilizar-se dessas teorias... outra coisa que não é muito comum é o uso da pesquisa... custa muito..abraço!

Entendo, mas temos que primar pelo serviço de qualidade.Existem as más agências e as boas agências.Temos que ser teóricos - práticos, pois a teoria se originou da prática.Há talentos individuais fora de série, concordo, mas criar uma boa metodologia de trabalho é fundamental para uma boa AP.Eu tenho um colega de faculdade que trabalha 7 anos numa AP na área de criação. Perguntei pra ele o que estava achando do curso, e ele me disse que estava gostando e aprendendo muita coisa.Os professores são da área e alguns têm 30 anos de experiência. As teorias da psicanálise (Freud) são utilizadas na propaganda. Eu tenho um professor de Programação Visual que tem curso de mestrado e está se preparando para o doutorado. Os professores de Cultura Brasileira e Globalização, e Redação Publicitária possuem curso de doutorado. Ainda temos os professores de marketing, etc.Há pessoas autodidatas excelentes no mercado.O Bill Gates, por exemplo, não quis fazer faculdade, mas o cara é um gênio na informática, administração, marketing e propaganda, e tem o hábito de ler muitos livros e sobre todos os assuntos.O brasileiro tem que aprender a planejar e se organizar, para que possa competir globalmente.Dan :rolleyes:

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E por que vocês acham que estou aqui, aturando o grande, terrível e astronômico mau humor de vocês ?

Pretendo beber de seus conhecimentos práticos, mas também dar algo em troca.

Interagir.

Meus ouvidos e olhos estão totalmente abertos para o que disserem.

O que vocês fizeram / fazem de interessante ?

Eu já disse que sou leigo nessa área. Só tenho 5,5 meses.

Vejam como anda a minha cara:

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif :huh: :blink: http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif :wacko: <_< :wacko:

 

Dan B)

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Cara eu tb estou disposto a interagir com você e tal, assim trocamos uma ideial legal e todos saimos ganhando como fazemos nos outros foruns.Fiz grandes amigos nesse forum, alguns tenho o msn, orkut e nos falamos frequentemente, mas cara aqui é uma area para debates e tal, só que a primeira coisa que devemos aprender é ouvir e você não sabe fazer isso cara...

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Cara eu tb estou disposto a interagir com você e tal, assim trocamos uma ideial legal e todos saimos ganhando como fazemos nos outros foruns.Fiz grandes amigos nesse forum, alguns tenho o msn, orkut e nos falamos frequentemente, mas cara aqui é uma area para debates e tal, só que a primeira coisa que devemos aprender é ouvir e você não sabe fazer isso cara...

Tem razão amigo, dou-lhe o meu braço a torcer.Dan <_<

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