Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mariana Gatolin

Controle de acesso dos usuários do sistema

Recommended Posts

Pessoal ...Estou desenvolvendo a pouco tempo um sistema em C#, e gostaria de saber aonde posso encontrar algum exemplo para fazer um controle de usuários.Estou pensando em desenvolver as tabelas de usuários, módulos do sistema e os direitos que cada usuário tem aos módulos, por exemplo: só visualiza, visualizar e alterar, não tem acesso ...Alguém pode me ajudar??GrataMariana

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Mariana, levou um tempo até eu encontrar a melhor forma de controlar as permissões dos usuário.Quando encontrei vi q não há melhor forma para todos os casos, então cada caso é um caso.Mariana, só para deixar bem claro antes de você começar a ler, pode ser q você não entenda nada pois não sei como escrever/explicar mas vou tentar.No meu caso, utilizei a ideia do permissoes do windows, porem há tambem é ideia do bit-a-bit.A sua ideia é bem parecida com a q eu vou mostrar aqui, se era o q você ia fazer pode fazer.Utilizando 3 tabelas, são elas:Usuario CodigoUsuario - GUID (Global Unique Identifier, ou algo assim) NomeUsuario - varchar EmailUsuario - varchar Permissao CodigoPermissao - int (auto-incremento, ve como implementar isso no seu banco ai) HerdaCodigoPermissao - int (fundamental, pois assim você vai ter herança nas permissoes) DescricaoPermissao - varchar (ex: cadastro de clientes, relatorios, ) UsuarioPermissao CodigoUsuario - GUID CodigoPermissao - int Na pratica como fica os dados para o funcionamento.Usuario CodigoUsuario = 0000-0000-0000-0000 NomeUsuário = Gabriel EmailUsuário = gabriel@semdominio.com (zuera)Permissao (Todas as permissoes possiveis) CodigoPermissao = 1 HerdaCodigoPermissao = null DescricaoPermissao = Aplicação Desktop CodigoPermissao = 2 HerdaCodigoPermissao = 1 DescricaoPermissao = Cadastro CodigoPermissao = 3 HerdaCodigoPermissao = 2 DescricaoPermissao = Clientes CodigoPermissao = 4 HerdaCodigoPermissao = 2 DescricaoPermissao = Relatorios CodigoPermissao = 5 HerdaCodigoPermissao = 2 DescricaoPermissao = Estoque CodigoPermissao = 6 HerdaCodigoPermissao = 3 DescricaoPermissao = Incluir CodigoPermissao = 7 HerdaCodigoPermissao = 3 DescricaoPermissao = Alterar CodigoPermissao = 8 HerdaCodigoPermissao = 3 DescricaoPermissao = Excluir UsuarioPermissao CodigoUsuario = 0000-0000-0000-0000 CodigoPermissao = 1 CodigoUsuario = 0000-0000-0000-0000 CodigoPermissao = 2 CodigoUsuario = 0000-0000-0000-0000 CodigoPermissao = 3 CodigoUsuario = 0000-0000-0000-0000 CodigoPermissao = 6 CodigoUsuario = 0000-0000-0000-0000 CodigoPermissao = 4 A tabela chave é a UsuarioPermissao, onde você ira consultar as permissoes q o usuario tem.Se o usuario pode acessar o modulo de 'Cadastro de Clientes', logicamente ele deve ter acesso à 'Aplicação Desktop'E assim por diante.Deu para entender???Se não deu posta vou tentar ajuda-la.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.