Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Edivaldo_Reis

ScriptCase

Recommended Posts

Uma empresa solicitou um orçamento para o desenvolvimento de um sistema. Fiz um orçamento onde cobrei o valor de quatro mil reais.No entanto, a empresa prefiriu comprar uma ferramenta case para desenvolver sistemas para web em PHP. O nome da ferramenta é Scriptcase.Não conheço a ferramenta. Apenas olhei o site rapidinho e não ví nada de tão incrível no scriptcase.Apesar do forum ser sobre programação, acho bom discutirmos assuntos como esse pois sentí que o mercado pode ficar ameaçado com o uso destas ferramentas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

beleza, eles compraram a ferramenta para programação... e a análise ? Quem vai montar o banco de dados ?Pior é depois dar manutenção neste tipo de programa gerado por estas ferramentas... boa sorte pra eles.

Compartilhar este post

Link para o post

o ScriptCase eh uma boa ferramente porem ele "engessa" o programador, impedindo de fazer varias coisas, na verdade ele funciona como o wizard do delphi, da pra usar, mas nao em sistemas grandes ou profissionalmente.Eu ja vi outra ferramenta parecida, acho que ate open source, porem nao sou muito ligado nessas ferramente, mas acho fundamental o uso de frameworks seja qual for, existem alguns bons no mercado.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, pessoal. Primeiro vou me apresentar. Meu nome é Rodrigo Kravetz e estou no mundo da programação há 11 anos. Meu primeiro software foi uma versão de 'Tamagotchi', aquele bicho virtual, para computador, usando o Basic, quando tinha 12 anos de idade. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Eu tenho uma licença do ScriptCase e trabalho com ele há 1 ano. Vi que a pergunta principal é sobre a ameaça desta ferramenta sobre o mercado de desenvolvimento de sistemas. Pra responder a pergunta, vou usar minhas experiências pessoais como desenvolvedor:

O foco do ScriptCase é transformar dados de SGBD relacionais em formulários web, de maneira fácil (faz-se isso só com o mouse pra se ter uma idéia), com opções padrão CRUD (do inglês Create, Read, Update e Delete). Destes dados você também pode extrair relatórios através das 'consultas', com várias opções de filtros, em vários formatos - entre os quais HTML, PDF e XLS, gráficos que usam a biblioteca GD. >PONTO< Esse framework acaba aí. Esse é o foco dele e é isso que ele faz bem.

Faz-se o BD e o ScriptCase trabalha em cima dele (ele adapta-se praticamente a todos os bancos, do Firebird ao Oracle).

Diferentemente da família CakePHP, CodeIgniter, etc. Não é necessário memorizar padrões de codificação. Até porque você não vai codificar muito. O ScriptCase não foi feito pra isso. Ele até tem opções pra você colocar seus próprios códigos PHP, em eventos e através de janelas. Mas escreva dez linhas de código e garanto que você vai ter muitas surpresas.

O ScriptCase possui um sem-número de varíaveis globais e de seção. Então o desenvolvedor não memoriza as variáveis que ele tem que usar, e sim ele descobre as que ele NÃO pode usar. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/excl.gif

Por isso, conforme o amigo disse ali em cima, ele engessa completamente o programador. O cliente quer um gráfico em FLASH que ele viu em outro sistema? Não dá. Use o GD e fique feliz. O cliente tem um site em XOOPS que tem um calendário bonito, e gostaria de colocar o calendário no sistema em ScriptCase? Desista.

Se esse cliente que você perdeu não é exigente, e só quer um formulário pra cadastrar um sem número de tabelas relacionais. Deixe-o ser feliz com o ScriptCase. Não é você que não merecia o cliente. Ele quem não merecia os seus serviços. Caso o que ele queira construir é muito complexo, ele vai ter que gastar muito com analistas e DBA's. Se não o fizer, o prejuízo só poderá ser calculado depois, com os retrabalhos e problemas de implantação.

O mercado de desenvolvimento tem muitas oportunidades. Dar a cara a bater e visitar empresas vão lhe render lucros. Organizar-se farão eles se multiplicarem. Não considero o ScriptCase uma ameaça. Considero um bom framework pra seus fins específicos. Além disso ele gera dependência. (Estratégia boa de inflitração no mercado).

Desculpe se fui simplista em minhas explicações.

Mas é compartilhando informações que podemos crescer em conhecimento.

Obrigado. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/closedeyes.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.