janielton 0 Denunciar post Postado Agosto 3, 2006 Quanto pegamos um problema para resolver que possui varios subprogamas, opçoes, é mais facil fazer tudo de uma vez ou fazer por partes e depois ir adaptando? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vergil 15 Denunciar post Postado Agosto 3, 2006 Por partes.Minha sugestão é que faça o programa principal primeiro e depois acrescente uma função (subprograma) por vez. Assim fica mais fácil testar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
frlouzada 0 Denunciar post Postado Agosto 3, 2006 Eu já prefiro fazer os subprogramas primeiro...Mas é claro que antes de começar a programar deve-se fazer um estudo de como será seu algoritmo e não simplesmente sair escrevendo que nem um doido. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Luciana Guedes 0 Denunciar post Postado Agosto 3, 2006 Quanto pegamos um problema para resolver que possui varios subprogamas, opçoes, é mais facil fazer tudo de uma vez ou fazer por partes e depois ir adaptando?Janielton,Eu concordo com o Vergil quanto ao método de fazer primeiro o programa principal e depois montar as funções. Deste modo, você tem uma visão global de seu projeto.No entanto, não entendi muito bem o que você quis dizer com "... depois ir adaptando..."!Se você fizer usando este método "top-down", não há necessidade de "adaptar". As funções irão apenas "complementar" seu projeto.Espero ter sido útil!Abraços,Luciana. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Maverick_JPA 0 Denunciar post Postado Agosto 3, 2006 Rapaz...o ideal é fazer com chamadas a subrotinas...pois na hora de executar o codigo principal o mesmo estará mais leve e mais rapido na execução, pois não será executado as subrotinas... e só quando as mesmas forem chamadas... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
WXB 0 Denunciar post Postado Agosto 3, 2006 Olá Janielton Fazer as sub-rotinas primeiro... porque quando se usa esse tipo de estrutura é para se ter maior independencia das partes do seu programa com o seu programa principal facilitando assim a implementação não só para quem está implementando mas também para quem visualiza o código. Falow http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
frlouzada 0 Denunciar post Postado Agosto 3, 2006 Eu concordo com o Vergil quanto ao método de fazer primeiro o programa principal e depois montar as funções. Deste modo, você tem uma visão global de seu projeto.LucianaO fato é que cada um tem sua maneira de programar que considere a melhor, mas eu acredito que a visão global do seu projeto você tem que ter antes mesmo de começar a programar. Na minha opinião é um péssimo hábito sentar em um computador e programar sem antes planejar ou resolver o problema desejado.Agora eu te pergunto... como que eu vou fazer as chamadas de funções/procedimentos no programa principal se eu ainda nem sei qual o nome da função/procedimento, nem quais parâmetros que serão passados?!É por isso e outros que eu considero melhor fazer as funções/procedimentos antes. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
janielton 0 Denunciar post Postado Agosto 3, 2006 valeu pelas respostas galera! =] Agora é minha vez: eu fiz essa pergunta pois estou no inicio do curso de computaçao e vendo portugol agora q chegamos em comandos de repetiçao mas eu ja andei dando uma olhada nessas funçoes e procedimentos. A prof sempre passa progamas pequenos que nao requer um grande estudo de como iremos desenvolver o progamas mas agora passou um trabalho que deu 5 paginas (tranformar decimal em binario em S/M e complemento de 2). Eu fui primeiro para o papel começar a fazer todo o progama de uma vez so..nao consegui ai entao fui tentar fazer "subprogramas" em cada folha fui fazendo uma parte do programa sendo q terminou em 3 desses subprogamas, ai eu fui encaixando os subprogamas dentro do progama principaL (claro q nao so copiar e colar;fui mudando variaveis, acrescentando os inicio__fim, etc..) entao terminei o trabalho e concluir que por partes é mais "facil". ai postei aqui para saber dos mais experientes a melhor forma mesmo... Luciana Guedes, a parte de adaptar seria essa:fui mudando variaveis, acrescentando os inicio__fim, etc..) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vergil 15 Denunciar post Postado Agosto 4, 2006 Eu concordo com o Vergil quanto ao método de fazer primeiro o programa principal e depois montar as funções. Deste modo, você tem uma visão global de seu projeto.LucianaO fato é que cada um tem sua maneira de programar que considere a melhor, mas eu acredito que a visão global do seu projeto você tem que ter antes mesmo de começar a programar. Na minha opinião é um péssimo hábito sentar em um computador e programar sem antes planejar ou resolver o problema desejado.Agora eu te pergunto... como que eu vou fazer as chamadas de funções/procedimentos no programa principal se eu ainda nem sei qual o nome da função/procedimento, nem quais parâmetros que serão passados?!É por isso e outros que eu considero melhor fazer as funções/procedimentos antes.Beleza! E como você teste suas funções, se estão funcionando corretamente?É por isso que eu prefiro fazer o programa principal e depois vou criando as funções. Assim eu posso testá-las no exato momento que estou criando a função. Agora, se você estiver usando POO e você estiver reutilizando uma classe, é clarividente que você vai simplesmente instanciar os objetos no programa principal ou modificar a classe pra depois criar o programa principal.Mas é isso aí, cada cabeça uma sentença. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites