Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MacRoger

Menu em Flash MX

Recommended Posts

olá flasheiros, estou fazendo um Menuzinho e já está 95% pronto, mas tem uma coisa que está mim esquentando a cabeça (Abaixo o FLA) o Menu tem uma bolinha azul, quanto o RollOver passa pelo o Botão esta bolinha fica laranja e deveria ficar laranja também porém fixo (laranja) quando clicado e não estou sabendo fazer que fique.

Segue o FLA: MENU

Agradeço a todos que me ajudarem nesta etapa.

Grato,

Roger.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa!Não entendi direito... o que você quer é que a bolinha fique laranja quando o botão estiver acionado, é isso?Se for isso você vai dar de cara com um dos problemas mais chatos do Flash - lidar com o refresh de uma página. Se seu site for todo em Flash você pode contornar, mas se seu site possuir conteúdo em html ou qualquer outra linguagem (a não ser que role um AJAX).... Vai ficar difícil.O menu ficou bacana, parabéns!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Obrigado, é isso mesmo, já esta funcionando no RollOver e RollOut só falta funcionar quando clicado ele ficar laranja (selecionado) e quando clicar outro link ele apaga e acende o que foi clicado, mas o site é todo em Flash MX 2004 Pro, acho que é problema na actionscript, mas não estou conseguindo, mas mesmo assim Valew.Roger.

Compartilhar este post

Link para o post

Compensa mais você colocar esse menu dentro de um movieclip e tirar as ações do botão dele, com um for in, você da as ações a tdos mcs, atribui uma varaivel inicial pra eles, e conforme ela altera você controla se ele pode prosseguir na animação de voltar ou não, e assim quando você precisar editar, mexe numa função só, sem precisar ficar mexendo em todos os botões

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz um exemplo aqui usando o seu arquivo original, e como vi que você não usou a versão 8 do Flash, eu usei o save as e salvei como flash mx 2004, no seu arquivo eu fiz o seguinte, comentei as ações do botão pra elas não serem mais usadas, ai agrupei todos seus botoes num ovieclip só no ultimo frame, dentro dele coloquei a senguinte ação no primeiro frame:

var links:Array = new Array("home.swf", "hospedagem.swf", "servicos.swf", "portifolio.swf", "contatos.swf");
var a:Number = links.length-1;
function clicar(mc, url) {
	for (var i in this) {
		if (typeof (this[i] == "movieclip")) {
			this[i].enabled = true;
			if (this[i]._currentframe>1 && this[i]._name != mc) {
				this[i].play();
			}
			if (this[i]._name == mc) {
				this[i].enabled = false;
				loadMovieNum(url, 1);
			}
		}
	}
}
for (var i in this) {
	if (typeof (this[i]) == "movieclip") {
		this[i].link = links[a];
		a--;
		this[i].onRollOver = function() {
			this.gotoAndPlay(2);
		};
		this[i].onRollOut = this[i].onReleaseOutside=function () {
			this.gotoAndPlay(21);
		};
		this[i].onRelease = function() {
			clicar(this._name, this.link);
			_root.logo.play();
		};
	}
}

Assim fica mais fácil de você adicionar botão mais pra frente ou editar uma ação que serve pra todos, se tiver dúvida das ações que usei posta ai que te explico, disponibilizei o fla no link:

http://rapidshare.de/files/29870136/menu2.zip.html

qquer dúvida é só postar denovo ai.

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Carneirinho muito obrigado mesmo, porém agente ser meio cru no assunto fica complicado, onde eu entro com os SWF externos para loadMovieNum(url, 1);??Você é expert em AS, você fez no F8??valew, só tira esta dúvida dos SWF externos ai,Grato,Roger.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Carneirinho, testei o Movie do Menu2 separado do site completo e deu OK!!!! Me desculpe a minha iguinorância o LoadMovieNum você já tinha implementado lá, fiz o seguinte copiei todos os frames do Menu2 que você postou e colei no Movie do site substituindo os Movies antigos dos botões, porém que não funcionou, continua como era antes, você sabe me dizer o porque??? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif

Valew,

Roger.

Compartilhar este post

Link para o post

É Carneirinho não deu certo mesmo, quando coloco o menu2 no lugar do Menu original do site o Flash dá pau, fecha de uma só vez, acho que vai ter que ser naquele actionscript original de cada botão, você acha que é impossível por lá ???De qualquer forma fico imensamente grato, é assim que agente vai aprendendo, batendo a cabeça.Roger.

Compartilhar este post

Link para o post

Carneirinho sabe no actionscript meu dos botões tem isto: if (_root.link != 1) { esquece isto ai eu errei não tem mais link nenhum no _root , OK!!!Valew,Roger.

Compartilhar este post

Link para o post

Carneirinho, o Menu que você postou salvei na pasta do site e testei somente o filme sozinho e funciona que é uma beleza, mas quanto passo ele para o stage do filme principal do Site no fufa, só funciona o _root.logo.play(); o loadMovieNum(url, 1); no stage principal do site não funciona e também a bolinha laranja não funciona, agora não sei porque já fiz de tudo e não deu, quando você puder e tiver um tempinho dê uma olhada o porque disto.No actionscript do meu menu tem lá: if (_root.link != 1) { Deleta isto, OK!!!Abraços,Roger.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, foi mal, eu testei e achei que ja tinha resolvido tudo, depois não acessei mais o forum, éestranho não funcionar, eu ja tirei o _root.link, agora preciso saber do resto da sua programação pra poder seguir, o menu ja esta sem problemas, talvez você precise usar _root.loadMovieNum, alias eu te aconselho a usar loadMovie no lugar de loadMovieNum, usando um mc como alvo no caso, você ja fez algo assim?

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.