Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

carmolim

Opiniões: Corel ou Illustrator?

Recommended Posts

Quando fiz faculdade, fui apresentado ao Corel, basicamente, achava o programa um must, até ir pro exterior e me deparar com Illustrator por todos os cantos, basicamente fiquei embabascado, como poderiam usar aquele programa, deixei de lado o provincianismo, e cai de cara no Illustrator, hoje posso dizer com todas as letras e com argumento:

Corel é pra amadores e micreiragem em geral.

Pudera, algumas ferramentas no Corel são ridículas se comparadas a suas equivalentes no Illustrator, um exemplo, a pintura por mesh. Cores no Illustrator não tem frescura, em plotagem ou gráfica, silk, qualquer coisa, ou é RGB ou CMKY, nada de Gerenciadores cretinos que não resolvem nada. Trabalhei na HP, era aquela tensão tentar entender porque o amarelo do Corel ficava verde, e do Illustrator não.

Outra, o Illustrator conhece seus limites para não travar, Corel é lindo até se ver aquela tela com a boia falando "Oi, sou o assistente de recuperação", o Illustrator tem uma engine f*** que limita exageros cretinos que acontecem no Corel fazendo o dar stack-overflow.

É uma vergonha um programa que é voltado à PRODUÇÃO travar daquela maneira.

Outra, Illustrator conversta com TUDO! Indesign, Fireworks, Photoshop, Flash, AfterFX, etc...é drag and drop.

Duvido nada que daqui a 10 anos, com a facilidade, acesso e $$$ a suite Adobe, o Illustrator se torne padrão de mercado.

Concordo em genero numero e grau.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif/>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa o colega aí falou que daqui a 10 ANOS o Illu será padrão????

você sabe quanto evolui uma tecnoligia em 10 anos???

pode até ser..mais...

Esta conversa está mais para fanatismo do que para funcionalidade em geral...

Como outro colega falou cada ferramenta se BEM usada gera fantásticos resultados...

E quem nunca ouviu: "O AI é tão bom? faça uma coisa nele que eu não faça no corel!"

dependes muito de QUEM faz a arte....

Mais entre prós e contras..digo..

existe certas praticidades que facilitam o workflow no corel que ainda não encontrei no AI...

muitos atalhos, paletas, scripts, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Galera!!!

Velha e eterna rivalidade....

bom, como já disse isso em varios outros foruns, vai aki tb...

trabalho em uma gráfica, na pré-impressão... temos todos os programas instalados aqui... acho que posso dizer que 80% dos arquivos enviados por agencias, são COREL, seguido de ILLUSTRATOR, INDESIGN e uma minuscula minoria ainda, QUARK, FREEHAND....

Minha experiencia do dia-a-dia:

Quando um arquivo é produzido por um profissional competente, não importa qual programa foi utilizado, você não terá problema algum. O que ocorre, é que como todos já sabem, o COREL é muito mais popular, qualquer escola de informática tem um curso meia boca de COREL, e como a interface dele é simples como já foi citado neste tópico, a pessoa que faz um curso, vai aprendendo na marra depois, e com isso, temos alguns profissionais que acabam se "viciando" com alguns "defeitos" ao produzir um trabalho.

Temos vários problemas que encontramos aqui para dar saída em PS no COREL, como por exemplo, gradientes, é muito difícil não termos problemas com o arquivo quando é usado um gradiente quadrado por exemplo, e com isso, se perde muito tempo para arrumar os arquivos dos clientes. Outro Problema é em relação a textos, por exemplo, muitas vezes, a pessoa que faz o trabalho pensa, "vou converter o texto em curvas, vai que a gráfica não tem a fonte!", não seria mais correto e profissional mandar a fonte utilizada no trabalho? Ai o que acontece, problema ao gerar o PS, pois o COREL tem uma limitação com nós, acima de 5mil ou menos, não sei o número exato, num mesmo objeto, ele da PAU(novidade), mas vejam bem, tudo isso que falei, é conhecimento, se o cara que for fazer um trabalho souber desses "macetes", não o faz... tudo bem... mas se tem GRADIENTE p usar, e da para converter o TEXTO EM CURVA, pq da problema? PQ é COREL..... eu Costumo dizer que o COREL é um bom e velho POLÍTICO, ele oferece muitas coisas, mas quando você vai usa-las, elas não cumprem o que prometem.

Esses 2 exemplos que eu dei, são por falta de conhecimento do usuário correto? Mas também temos os bons e velhos paus do COREL que vem de brinde, como por exemplo TRAVAR, FECHAR DO NADA, perder arquivo Mesmo tendo SALVO o danado.

Bom, também quero deixar claro que sempre trabalhei com COREL Draw, e estou migrando p o ILLUSTRATOR.

Em relação a ILLUSTATOR, a única coisa que posso falar é que, quando recebemos arquivos em ILLUSTRATOR já ficamos aliviados, pois nunca tivemos problemas para fechar arquivo e gerar PDF depois. Coisas do tipo importar um PSD sem problemas na criação do trabalho, já no COREL por não ser da família ADOBE acredito, importando um PSD, ele fica todo serrilhado, não importa a resolução, ai você tem de CONVERTER em imagem para ficar legal.

Bom é isso, essa é minha experiencia com os 2 PROGRAMAS na área de impressão, é claro quem tem pontos que o COREL é melhor que o ILLUSTRATOR e vice versa.

Meu veredicto final(ói que chique) rs

COREL: a interface é mais fácil, porém, esta longe de oferecer estabilidade, precisa melhorar muito nesse quesito, mas da para fazer ótimos trabalhos nele.

ILLUSTRATOR: faz tudo o que o COREL FAZ , só que com comandos e ferramentas diferentes, é questão de costume, e oferece uma ESTABILIDADE que deixa você com maior segurança para produzir um trabalho.

Quanto um programa ser melhor que o outro, nunca chegaremos num consenso, e a grande maioria que falam que o ILLUSTRATOR é difícil de mexer, tem que entender o seguinte, ao ABRIR o programa, delete tudo o que sabe do COREL da cabeça, não adianta ficar tentando fazer as mesmas coisas, com os mesmos comandos e/ou ferramentas, porque assim, nunca conseguira fazer um folheto sequer.

Espero ter ajudado em algo, qualquer coisa, gritem.

Abraço galera!

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte, o corel e o illustrator, nao existe o melhor, porem existe o que cada um é bom para o trabalho.

Uso corel como principal, porem uso o illustrator como complemento

Mas claro sem desvalorizar o illustrator

Vamos fazer 10 paginas, tem que fazer 10 arquivos no illustrator (cs3)

Vamos selecionar um objeto entre 50, desmonte o objeto todo

Tipo são essas coisas que me fazem trabalhar no corel como principal, quanto a dizer que o illustrator é mais eficaz que o corel, discordo, fontes que tem q transofrmar em curva? cria um bureau!

Assim cada um no seu qual, mas as duas ferramentas são ótimas

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q este é tipo de tópico que pode chegar a 50 páginas fácil fácil, e ainda deixar um usuário leigo em ambos em dúvida..rsrs

Moderas, criem um desafio ae, pro pessoal mostrar o que cada programa pode fazer, com isso aumenta muito o nível de conhecimento oferecido pelos posts, do que ficar neste "ataca daqui" e "defende de lá"

abçs

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o carinha ae de cima, esse tópico de desafios tinha sido criado mas foi fechado, acho que poderia existir e colocarmos desafios entre os dois programas com o intuito nao de ofender um , mas de mostrar como um trabalho pode ser feito nos programas e deixar com que o designer escolha qual acha melhor, o que vcs acham??

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou a favor que existisse uma área para cada programa. Infelizmente, como ainda o Illustrator ainda não tem muita procura, os Administradores preferem deixar do jeito que está, ao invés de criar uma área que (até este momento) poderá ficar "às moscas".

Também acho essa discussão mais que batida. Mas uma coisa é certa, os dois programas em questão, são bons programas, a vantagem do Illustrator é que é um software que comunica bem com a área gráfica, pois a Adobe sempre teve interferência e preocupação na área de impressão, diferentemente da Corel que parece que não se preocupa muito com isso.

Quanto ao desafio, também acho a idéia interessante, mas isso requer tempo disponível de algum moderador.

Sugiro uma MP para o Pablo RD, ele que gosta de organizar essas paradas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou manda uma MP pra ele

Cartunista manda você tb.. pq aí num fica parecendo q sou só que quero..rs

Achei esse blog aki que fala bastante sobre corel e illustrator mas de maneira prática, sem blá blá... tem vários tutoriais de comparação e de como alcançar em um programa o que o outro faz..

Cartunista... peguei seu exemplo das multiplas páginas do Corel para usar de referencia

http://corel2illustrator.blogspot.com/2007...llustrator.html

abçs

Compartilhar este post

Link para o post

Sacro esse blog é muito bom mesm, ja tinha visto ele antes e a ideia do desafio vamos ver se consegimos, seria algo inovador, nunca vi em nenhum forum algo do tipo, a idéia seria essa mostrar o resultado dos trabalhos dos programas e claro a explicação se tivesse duvidas, então.. vamos ver se conseguimos esse desafio. vamos pedir galera!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, já que vcs estão querendo um desafio, eu peço que expliquem melhor a idéia, como vai ser o desafio e etc...

Se vcs mostrarem bem como seria esse desafio, pode deixar que eu posto e providencio, só preciso saber melhor como vai funcionar isso, ok?

;D

---

Ah, e sobre o tópico, eu assino em baixo no que o DiMinas falou. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif/>

Compartilhar este post

Link para o post

Joguei (mais uma vez) a bomba para você Pablo! ...

Acho que a ideia seria uma única imagem base e o pessoal vetoriza cada um no seu programa predileto (cdr ou ai) para fazermos uma comparação.

Agora...

Acho que vai dar só o pessoal do Corel.

Compartilhar este post

Link para o post

Se todos concordarem, principalmente pablo ^_^/> poderiamos fazer o seguinte, acho qu esse desafio não deveria ser apenas para vetorização, todos nós sabemos que ser designer é muito mais do que apenas vetorizar, existe todo um padrão de trabalho, então esse desafio deveria msotrar em váriosaspectos do trabalho, como fazer fechamentos de arquivos, importação e exportação, criação de layouts e tal.. essa é a minha idéia, e nao só mostrar o resultado final, mas como foi feito, abraços!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha o q eu achei, muito interessante :D/>

10 motivos de o corel ser melhor que o illustrator com base em um comentario no forum mxstudio

1) Não mostra a resolução da imagem. Qualquer alteração ou recorte tem que ser feito pelo Photoshop.

2) Ele não recorta foto e não faz powerclip, apenas faz uma máscara o que torna o serviço mais trabalhoso.

3) No Corel eu faço qualquer trabalho sem ter que consultar os layer e isso no Illustrator é impossível.

3) A exportação do serviço em JPG para o cliente aprovar é TERRÍVEL. não tem opção de dimensionar o trabalho para exportar e mais uma vez tive que levar para o Photoshop.

4) Para abrir o trabalho e salvar leva o dobro do tempo do Corel

5) A janela de impressão é super inferior a do Corel

6) TODA VEZ QUE EU ARRASTAVA O CURSOR PARA SELECIONAR UM OBJETO ELE SELECIONAVA TODOS QUE ESTIVESSEM NA ÁREA DE SELEÇÃO. Essa opção no Corel só seleciona o objeto que estiver todo cobertor pela seleção.

7) DÁ PAU. Não me venha com esse papo de estabilidade do Illustrator. O Corel na versão 8, 10, 12 e 13 são tão estáveis quando o Illustrator.

8) No Corel para você alinhar objetos é muito mais rápido do que no Illustrator.

9) Não possuí nenhuma tela para edição de texto. Toda vez que tive que alterar um texto era necessário dar um zoom + e depois zoom - para voltar a tela.

10) Não possui uma opção para levar o trabalho para o birô. No Corel tem essa opção e ele junta todo o material necessário para isso.

11) O Illustrator não tem nenhuma opção para trabalhar com imagem.

12) Não trabalha com páginas!!!!!!!

13) Fica um monte de tela na sua frente e isso atrapalha muito o andamento do trabalho. Isso é tão terrível que só agora, na versão do Illustrator CS3, a Adobe resolveu "colar" as paletas nos cantos (Se isso não atrapalha, porque alterar agora?).

e pra esquentar mais ainda o cara desse forum lançou um desafios que poderiamos botar como o 1° dos desafios que estamos tentando fazer.

Como o nome diz, o Illustrator foi feito para fazer ILUSTRAÇÃO. Se quiser fazer um folheto, catálogo, folder, etc use o InDesign ou o Corel

FINALIZANDO:

O Illustrator é o melhor programa para ILUSTRAR e só para isso. Ele não é mais PRODUTIVO do que o "amador" CORELDRAW.

Todo operador de Mac e de Illustrator não gosta de admitir isso.

FAÇA UMA EXPERIÊNCIA:

Monte um folder no Illustrator e o mesmo folder no Corel. Coloque imagens e depois redimensione elas. Exporte o trabalho para JPG em 800pixel para enviar por e-mail para o cliente. Salve o trabalho. Abra o trabalho e altere os texto e fotos de lugares.

Na minha opnião as 10 coisas que ele falou algumas, "algumas" da pra fazer no illustrator, mas.. gostei do que ele falou para a felicidade dos que gostam do corel

É isso ai ta lançado o desafio... é com você pablo!

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro desse tópico no mxstudio.

E se me lembro bem, houve um certo atrito entre dois membros. (vou conferir)

Como o sacro disse, é o tipo de tópico que só dá ataque e defesa dos referidos softwares e que no fim não chega a lugar nenhum.

Eu sou meio corelmaníaco. Mas sinto a necessidade de pegar as manhas no Illustrator.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes eu soh usava corel, pra tudo... até usava ele pare ver televisão de vez enquando...rs

Depois comecei a mexer no illustrator, hj faz 2 anos que quase num abro o corel aki na editora... mas prefiro não dar mais linha nesta pipa... eu lembro deste tópico lah no mxstudio tb... a coisa tinha ficado feia entre dois cabras lah... fala mal da mãe dos caras mas num fala do corel..rs

Eu lembro que quando comecei a mexer no Illustrator, eu postei aki nesse fórum mesmo.. que estava achando muito estranho ele, até mesmo perguntei se tinha como mudar esse esquema de seleção dos objetos para deixar igual ao corel...rsrs.. aí o Efatá me disse não... e de que era melhor assim... aí no dia pensei... "esse Efatá é louco, é muito chato esse jeito de selecionar no illustrator".... e agora num sei trabalhar sem ele...rs

Pablo, estava pensando melhor em como fazer este desafio... qdo propus deixei meio vago neh..

Vamos lá:

Postar um raff de alguma ilustração, e um pequeno briefing para criação da arte de um pequeno folder.

Cada um tem de tratar a ilustração como parte principal na propaganda.

Para fins de conhecimento, se vcs não se incomodarem qto ao compartilhamento do trabalho, podemos postar aki no forum o resultado em jpg e um link de um pdf para o vetorial no DA mesmo se for o caso.

Ou então como essa idéia de folder ja foi usada aki nos desafios... podemos fazer a criação de embalagens de produtos fictícios uma espécie mock up digitais dos produtos. Mas tentando ilustrar da forma mais realística possível. aí nessa a porca torce o rabo mesmo..rs

aí de prêmio o DiMinas manda um queijo minas pro vencedor...rs

e ae qq vcs acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Qdo o cartunista falow de quem usa Mac eu me lembrei do diretor de marketing aqui do editoraq eu trabalho, enquanto nós aqui falamos de corel e illustrator, o cara briga pra usar somente Free Hand hauhauaaaaha, dá até dó dos estagiários quem têm que apreender a mexer de novo nisso..rs

Compartilhar este post

Link para o post

Podemos aproveitar aqueles pontos de nao se usar o illustrator para poder mostrar como podemos trabalhar melhor com o illustrator nessas questões, e o desafio qe o sacra falou ta massa, so depende do minas e da disposição de ele mandar um queijinho pro vençedor kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q unico q vai de illustrator nesse desafio sou eu neh...rs

DiMinas qqer coisa a gente faz vetor de rolex no Corel... eu ainda tenho aquele aqui mesmo...rs

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.