Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luciano Santos

em conceitos

Recommended Posts

Bom, minha dúvida é mais sobre conceitos em geral de bancos de dados que de access...Estou criando um programa que modela o fluxo de matérias de uma universidade. Ele utiliza um banco de dados que, entre outras coisas, possui todas as disciplinas por departamento dessa universidade. Como vocês devem saber, em qualquer universidade, algumas disciplinas possuem pré-requisitos e não podem ser cursadas se os pré-requisitos não forem cursados antes.Meu problema é justamente esse: apesar de saber que nenhuma disciplina na universidade tem mais que 4 pré-requisitos (imediatamente anteriores), imagino que é um extremo desperdício de espaço criar, por exemplo, 4 campos na tabela destinados a pré-requisitos se uma boa parte das disciplinas não tem pré-requisitos ou tem menos de 4.E mais... extrapolando um pouco, e se surgissem disciplinas com mais de 4 pré-requisitos? E se, em vez de uma universidade eu estivesse, por exemplo, modelando sistemas do tipo tiular-dependente em que podem haver inúmeros dependentes?Minha dúvida é: como resolver problemas desse tipo, em que não se sabe ao certo quantos subordinados existem para um elemento principal e é necessário fazer referências a todos os elementos subordinados?Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

hummm...coloca os pré-requisitos ( um por linha/kda um eh um registro) em outra tabela e usa um campo para fazer a referência com uma disciplina ( uma linha/1 registro ) da tabela q contém as disciplinas.

Compartilhar este post

Link para o post

se tuh quiser criar um campo só para guardar as disciplinas separadas por um caracter coringa e depois no momento de uso criar um array com esse dado composto... blza// soh não espere flexibilidade desse ou de futuros sistemas q tuh criar usando essa economia de espaço//

E tem mais... uma disciplina pode ter requisitos como também pode ser requisito de outra.

Olha soh... à primeira vista pode naum parecer mas tuh mesmo deu valores.. significados diferentes para informações q na apresentação são iguais, ou seja... "filosofia" = "filosofia"... no texto puro/na apresentaçãomas dentro do sistema...disciplina "filosofia" != ( é diferente do ) requisito "filosofia"// na boa... se tuh quiser o lance de arrays te serve masqnd tuh pegar um sistema e começar a relacionar os dados dentro dele...vaes ver q lhe dar um campo ( um significado por um dado ) ou uma tabela lhepermite expandir o sistema de forma mais clara e eficiente

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.