Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcelo_Felix

Editoração de jornal

Recommended Posts

Olá pessoal, este é meu primeiro post, gostaria de saber qual programa mais recomendado e de melhor usabilidade para a editoração de um jornal? Alguém conhece algum link que tenha tutoriais ou dicas para esse tipo de trabalho?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adobe InDesign CS2quanto a tutoriais, como editorar um jornal é uma tarefa complexa, que envolve várias etapas, você não vai encontrar um tutorial falando tudo. abra novos tópicos para postar suas dúvidas, que todos aqui irão ajudá-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

e, caso sua máquina não seja lá uma EFATA´S MACHINE (hehehehehe) você tb pode optar pelo pagemaker. velhinho, mas funciona bem e faz de tudo!=)

Compartilhar este post

Link para o post

e, caso sua máquina não seja lá uma EFATA´S MACHINE (hehehehehe) você tb pode optar pelo pagemaker. velhinho, mas funciona bem e faz de tudo!=)

uia, num é você que tem 2Gb de RAM aí? :lol: se o aLx tá falando que minha máquina tá fera, já fiquei feliz, ganhei o dia. ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

também uso o PageMaker, é um bom programa e faz tudo mesmo...e não é tão pesado...

Compartilhar este post

Link para o post

OFFTOPIC Efata,2gb de RAM com 256 de vídeo... não se esqueça! kkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

caraca... to quase lá... 1,5 giga de Ram e 256 de vídeo...

Compartilhar este post

Link para o post

OFFTOPIC Efata, 2gb de RAM com 256 de vídeo... não se esqueça! kkkkkk

essa é a diferença da Efata's Machine para a aLx's Machine http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/yay.gif
O loco Tche.... Valeu pessoal pela ajuda, sei usar um pouco o PageMaker, acho que vou aprender um pouco sobre o InDisign agora... todos dizem que ele é bom, vamos ver.... rsrs :D .....Quanto a máquina.... não chego perto do mestre Efata nem do sansei Alx http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/cry.gif , mas acho que com um SEMPROM 3.0 64 bit´s, 512(só) de memoria e os tão tradicionais 128 de vídeo da pra começar a brincar!!! rsrsrsssss http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/yay.gif Vlw pela força galera..... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post

Link para o post

dá sim... não se esqueça de colocar a apresentação das imagens um pouco mais baixo, ok? isso vai ajudar bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Tb acho o Corel muito bom para isso tb.....acho q funciona bem tb....existem muitos recurssos q o page-maker tem e o corel tb....Porem o indesigner (q nao conheço) e o page-maker sao os mais indicados para area, pelomenos e o q ouço falar....Ate pq acho q seja a unica função deles

Compartilhar este post

Link para o post

opa, vamos nos lembrar qual a pergunta inicial do tópico? o Marcelo Felix perguntou: "qual programa mais recomendado e de melhor usabilidade para a editoração de um jornal?".

sinceramente não creio que a resposta seja Corel Draw, pois este é um pgm de ilustração vetorial, e não de editoração. como não sabemos o tamanho desse jornal que ele está perguntando, não convém arriscar fazer no corel, quanto maior o número de páginas maior o problema de se usar o Corel. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif

e o indesign não tem apenas a função de editorar livros ou jornais, ele é excelente tb para materiais publicitários, como folders, mala direta etc que possuam apenas 1 página ou frente e verso, devido a vários fatores como integração com photoshop, confiabilidade no gerenciamento de cores e segurança no fechamento de arquivo, só pra citar alguns exemplos.

vai fazer jornal? usa InDesign CS2. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

O lance de usar coreldraw é aquela velha questão de ferramenta.

DÁ PRA TOMAR SOPA COM GARFO? DÁ. MAS VAI TER MUITO MAIS TRABALHO DO QUE SE USASSE A FERRAMENTA ADEQUADA: A COLHER.

Como em produção gráfica tudo é pra ontem, deve-se priorizar o uso de cada programa para sua aplicação adequada, assim:

PROGRAMAS DE ILUSTRAÇÃO VETORIAL:

[*]illustrator CS 2 (*)

[*]CorelDRAW

[*]FreeHand

[*]Deneba Canvas

PROGRAMAS DE PAGINAÇÃO/DIAGRAMAÇÃO/EDITORAÇÃO ELETRÔNICA

[*]PageMaker 7.0

[*]InDesign CS 2 (*)

[*]QuarkXpress 7.0

[*]Corel Ventura

PROGRAMAS DE MANIPULAÇÃO BITMAP

[*]PhotoShop CS 2 (*)

[*]PhotoPaint X3

Os que estão assinalados com * são as minhas escolhas. Lembre-se que ao usar um programa menos conhecido, como um Corel Ventura ou um Deneba Canvas, vai estar arriscando enviar o material para o bureau e eles não terem o mesmo para dar saída.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembre-se que ao usar um programa menos conhecido, como um Corel Ventura ou um Deneba Canvas, vai estar arriscando enviar o material para o bureau e eles não terem o mesmo para dar saída.Abraços.

isso é importante pra caramba. mas se você souber mandar o arquivo em PDF ou PS, facilita muito para o bureau , então entre em contato com eles e saiba como fazer essa "parceria". é o melhor a se fazer... pois assim... se torna independente do bureau sobre o softweare que irá usar.

Compartilhar este post

Link para o post

shiper... facilita SE o bureau der saída em PDF. se for daqueles antigos, vai acabar complicando ainda mais... os caras vão tentar fechar arquivo do Acrobat Reader, hiiii, vai dar um M só!kkkk(advertido por mim mesmo por fazer incitação a linguajar vulgar)bom, o lance é ver se o RIP dos caras está ajustado para saída em PDF, só depois fazer alguns testes vendo a possibilidade (OU NÃO) deste formato.=)abrassss

Compartilhar este post

Link para o post

Bom caro...acho q sitações como esta q induzem...ao uso do programa....e acabam menosprezando o conhecimento dos outros programas como o corel e o photopaint....De meu ponto de vista o corel e muito melhor q o illustrator CS 2...por varias razoes ....a qual prefiro nao prolongar o assunto apenas direi 1 o illustrator CS 2 trabalha com 1 folha apenas...ja na classe manipulação d imagen eu citaria o photopaint....Agora tudo bem em relação a diagramação prefiro...nao me manifestar + sobre o assunto...

Compartilhar este post

Link para o post

é uma boa escolha, lucas. o pagemaker faz tudo o que é necessário para uma bela diagramação de jornal, além de não comer memória como o InDesign.

claro, não tem tantos recursos... mas vários jornais sempre foram feitos com PM na boa!!!

*

*

*

apenas discordo qdo diz que poderia "esquematizar" o uso de layers para múltiplas páginas. aliás, o illustrator tem um plugin (pago) chamado MULTIPAGES que justamente simula diversas páginas criando layers denominadasa PAGE 01, PAGE 02, etc.

ou seja, o computador que tem o programa instalado (plugin) ele entende com página. se abrir em um outro computador sem o plugin vai constar na janela LAYERS:

[*]PAGE 03

[*]PAGE 02

[*]PAGE 01

o que eu digo ser possível de causar confusão é qdo este material chegar ao bureau. imagina que o operador de DtP vai abrir o arquivo e vai ver 1 layer "lligada" e outras desligadas.

como ele vai saber do que soltar filme?

isso gera desinformação. e isso é o pior que se pode ter em PG.

*

*

*

sugiro duas soluções:

1 - ou se trabalha com vários arquivos.

2 - ou se trabalha com vários programas (o q eu acho mais acertado).

devemos aceitar que o illustrator é um programa de edição vetorial. mais nada! é por isso que os programas da adobe funcionam. o photoshop apenas trabalha imagens bitmaps. o illustrator apenas trabalha imagens vetoriais. o indesing apenas trabalha com editoração. o acrobat professional apenas trabalha com pdfs e etc.

não são programas "metidos" a fazer tudo, como o coreldraw ou o quarkxpress. isso causa confusão e mal funcionamento do software... ele tem tanto recurso que se você não "filtrar" o que pode e o que não pode usar dá erro.

é complicado, mas devemos saber os limites dos programas. isso faz o bom profissional.

=)

abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

o indesign roda bem num celeron 2.5 com 1 GB de ram ? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.