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Problema de iluminação com Mental ray =/

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Olá galera, recentemente comecei meus estudos aprofundados em mental, já que não sei usar ele, e entao consegui resultados significativos usando photometric lights. Usando duas, na cena, junto com configurações de FG, ficou um resultado aceitável, com melhoras em vista:

 

 

 

 

 

Porém, quando tento testar ou com omnis ou com target spot, usando ou Raytraced shadows ou mental ray shadows de mapas, o resultado deixa a desejar e muito, como na figura abaixo:

 

Ray traced shadows map:

 

Imagem Postada

 

Mental ray shadow map:

 

Imagem Postada

 

Mental ray shadow map com configuração 1:

 

Imagem Postada

 

Mental ray shadow map config 2:

 

Imagem Postada

 

 

 

pode se ver que nao deu certo msm usar spots e omnis rsrsrsrs...mas não faço ideia doq esta causando isso! ja tentei inumeros valores nos parametros mental ray shadow map, tentando de tudo nakeles 3 campos sample range, size e samples, e nada adianta.

 

ALguem poderia m dar uma maozinha? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

 

vlws!!

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Tem dois problemas (que eu percebi) nos seus testes... Primeiro: Não é aconselhável usar tantas luzes assim mirando num mesmo foco, pelo menos não pra tentar fazer sombra tipo área (foi essa a intenção?)Segundo: Em cenas abertas, qnd for usar FG, é crucial adicionar uma Skylight.Eu sugiro que você faça seus testes dentro de um ambiente fechado primeiro, é mais "gostoso" de começar no mental ray. É claro que isso é uma opinião minha.Ah, outra coisinha, se tiver meio lento pra renderizar, diminui o valor de Samples (tanto GI como FG), pelo menos pra fazer os testes.Bom, eu falei, falei, mas n sei se era realmente isso que você queria..Abraços

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vlw pela dica quist, eu testei mais e finalmente obtive um resultado bom. Utilizei MR omnis em vez de omnis, e varias em disposição uma atrás da outra, veja como ficou:

 

Imagem Postada

 

vou testar mais, mas ao menos já está um resultado plausível. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

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Hehe, cara.. você tá tendo mt trabalho pra uma coisa simples! Você pode ter esse mesmo resultado usando apenas uma MR Area Omni.

Faz o seguinte: Cria uma Mr Area Omni e procura a aba "Area Light Parameters". Onde você ver Radius, coloca um número maior. A difusão da sombra vai depender do tamanho do raio, entende?

PS.: Se você usar Mr Area Spot, ao invés de Radius você vai encontrar Height e Widht.

 

Esses parâmetros funcionam como se um objeto volumoso emitisse luz. Por exemplo, se você por Radius 100, seria como se uma esfera de raio 100 estivesse emitindo luz.

 

Abraços

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