Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

kika

ASP+Excel como interagir os dois?

Recommended Posts

Sou completamente leiga nesse assunto ASP+Excel, mas vou ter começar a aprender. Pois preciso criar uma tabela no Excel onde os meus usuários possam inserir dados e esses dados possam ir por e-mail, tanto pra eles quanto pra mim.Não sei por onde começar, procurei no forum, mas vi muitas coisas que só me confundiram a cabeça. Não sei se preciso usar algum BD, pois esses valores não podem se perder.Eu gostaria era de facilitar minha vida, pois terei que gerar várias planilhas, pelo menos umas 12 por página. Pois são inserções de valores de peças de uma loja, onde terão somatórios e percentuais.Não me importo do trabalho que vou ter, preciso é de economia de tempo e funcionalidade, pois vou precisar fazer isso para cada referência de roupa e a cada coleção lançada.Gostaria de saber tb se de repente existe uma maneira melhor de fazer isso sem ter essa interação do Excel.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, vamos lá...pelo que eu entendi você quer fazer um controle para a loja de roupas. para responder sua pergunta primeiro você precisa saber exatamente o tipo de informação que precisa incluir e como quer seus relatórios. Você pode fazer tanto com banco de dados ou em excel, mas para isso você tem que definir como quer seu programa para depois o pessoal te ajudar. Se você quer ó um conselho, digo pra você usar banco de dados, fica mais organizado e facilita a manutenção. Se for utilizar banco de dados você deve definir a linguagem que deseja usar para colocar seu post no forum que referencia a linguagem. Que linguagens de programação você trabalha?

Compartilhar este post

Link para o post

O que vou controlar com esse sisteminha, é o quanto a loja está vendendo. Então eu tenho o campo TAMANHO (1,2,3,4,6,8,10), O campo INICIAL(que é quantas peças tenho na loja) isso quem vai me dizer é o próprio usuário da loja, O campo VENDA (o usuário me informa quantas peças vendeu) e o campo PERCENTUAL (que calcula automaticamente o percentual entre INICIAL E VENDA). E depois disso tem um somatorio para INICIAL, outro para VENDA e outro para PERCENTUAL.Eu trabalho com a linguagem ASP e com Banco de Dados Access.Eu escolhi fazer no Excel por não saber aonde adaptar essas formulas.

Compartilhar este post

Link para o post

mas tudo isso você faz usando asp e sql!!!! você grava os valores na tabela e quando mostrar no browser o código é que fará o cálculo tipo assim.... response.write(rs("valorUnitario") * rs("totalQuantidade")) e assim por diante, a menos que eu esteja entendendo errado o que você quer passar

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade é que não sei nem por onde começar e não sei aonde definir a formula do percentual.

Compartilhar este post

Link para o post

pura matemática.... umNumero * algumaCoisa / 100=Percentual da mesma forma que você faz a foruma no excel se fosse usar operadores matemáticos

Compartilhar este post

Link para o post

Será que alguém pode me dar uma luz em como fazer essa interação com Excel. Não consigo achar nenhum tutorial, só consigo achar para ler o Excel. Não acho nada falando em como inserir e salvar esses dados.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi, essa interação ASP -> Excel é muito facil.

Dê uma olhada neste tutorial e vai ver que é tudo muito simples ...

http://www.imasters.com.br/artigo/3844/asp/asp_para_excel

Mete o seguinte codigo no inicio da página

<%

Response.ContentType = "application/vnd.ms-excel"

%>

e o excel basicamente lê o HTML e passa para os campos excel. Tá td explicado no tutorial .... alguma duvida tentamos responder ...

Compartilhar este post

Link para o post

O que o Eightball ta passando é como o HTML(que nesse caso é o resultado do ASP) vai para uma planilia.

Kika vamos por partes.

Um conselho como dito pelo Jonathan faça um banco de dados e programa para ele cadastrar tudo no banco de dados.

As formulas são simples por exemplo.

Digita isso no bloco de notas salva como teste.asp e manda "rodar" no IIS

<%quantidade_pecas_estoque = 100quantidade_pecas_deveria_ter = 200Formula_procento = quantidade_pecas_estoque / quantidade_pecas_deveria_ter * 100Response.Write("Voce tem "&Formula_procento&"% do estoque da loja")%>

o numero 100 e o 200 poderia vir do banco de dados.

Conselho de amigo faça usando o banco ai depois de tudo rolando no ASP, você faz uma gracinha e coloca no Excel, só se o usuario quiser visualizar lá, pois se fizer pelo Excel + ASP você vai ter um trabalhão e não sei nem se vai conseguir chegar no resultado do trabalho esperado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eightball,Entrei nesse tutorial que você falou, mas ele faz em base Oracle, vejo algumas coisas no código que provavelmente não vão funcionar para o Access. O problema é que esse código faz consulta e eu preciso inserir os dados e gravar.Shumi,Fiz o que você falou, e qd mandei rodar a página me retornou: Voce tem 50% do estoque da lojaAdorei....pois pelo menos vi alguma coisa funcionar, mas o detalhe disso tudo é que esses campos quantidade_pecas_estoque e quantidade_pecas_deveria_ter o usuário é que vai informar na hora e o sistema calcula automaticamente.

Compartilhar este post

Link para o post

bom kika, ai basta você criar um formulário e passar os parametros para uma outra página que irá buscar os dados no banco de dados e fazer o cálculo de acordo com o que você programar. Se você resolver usar esse sistema, não grave nada de percentual nas tabelas, grave apenas os valores fixos e o percentual gera apenas no retorno dos dados

Compartilhar este post

Link para o post

Tentei começar do zero, mas não sei o que acontece pois as coisas não funcionam. Já fiz isso milhares de vezes e sempre funcionou, não sei o que há agora.Fiz um form, criei um Bd e ele não grava no BD de jeito nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

db.asp

<%ConString = "PROVIDER=MICROSOFT.JET.OLEDB.4.0;DATA SOURCE=" & "D:\webpoint\docs\jj\database\teste.mdb" & ";" & "JET OLEDB:Database"%>

Form --> teste.asp

<!-- #include file="db.asp" --><html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /><title>Untitled Document</title></head><body><div align="left">  <form name="form1" method="post" action="insere.asp">	<table width="273" border="1" align="left" cellpadding="2" cellspacing="0">	  <%	  Dim iPageSize	   'Numero de colunas na páginaDim iPageCount	  'O número de páginas que iremos retornarDim iPageCurrent	'A página que queremos exibirDim strParam		'Passando parametroDim strSQL		  'comando SQL Dim iRecordsShown   'Loop controller for displaying just iPageSize recordsDim I			   'Standard looping variPageSize = 10 'Número de Produtos a serem exibidos por página na Tabela' Build SQL String using the parametersstrSQL = "SELECT tamanho FROM produtos"' Criando e abrindo a conexão		   	  Set Conn = Server.CreateObject("ADODB.Connection")	  Conn.Open ConString	  	  	  Set rsProdInfo = Server.CreateObject("ADODB.Recordset")	  rsProdInfo.PageSize = iPageSize	  rsProdInfo.CacheSize = iPageSize	  rsProdInfo.Open strSQL, Conn	  %>	  <tr>		<td width="102" align="center" valign="middle" bgcolor="#ff9900"><div align="center"><font color="#ffffff" face="Verdana" size="2"><strong>TAMANHO</strong></font></div></td>		<td width="69" align="center" valign="middle" bgcolor="#ff9900"><div align="center"><font color="#ffffff" face="Verdana" size="2"><strong>INICIAL</strong></font></div></td>		<td width="82" align="center" valign="middle" bgcolor="#ff9900"><div align="center"><font color="#ffffff" face="Verdana" size="2"><strong>VENDA</strong></font></div></td>	  </tr>	  <%	  		iRecordsShown = 0		Do While iRecordsShown < iPageSize And Not rsProdInfo.EOF		  	  %>	  <tr bgcolor="7f4200">		<td align="center" valign="middle" bgcolor="#FFF0E1"><div align="center"><font face="Verdana" size="1" color="#ff9900"><b><%= rsProdInfo("tamanho")%></b></font></div></td>		<td align="center" valign="middle" bgcolor="#FFF0E1"><font face="Verdana" size="1" color="#A63600"><b>		  <label></label>		  <input name="inicial" type="text" size="5" />		</a></b></font></td>		<td align="center" valign="middle" bgcolor="#FFF0E1"><label for="textfield"><font face="Verdana" size="1" color="#A63600"><b>		  <input name="venda" type="text" size="5" />		</a></b></font></label></td>	  </tr>	  <%	  iRecordsShown = iRecordsShown + 1	  rsProdInfo.MoveNext	  Loop	    rsProdInfo.Close		set rsProdInfo = Nothing		  		Conn.Close		set Conn = Nothing			  	  	%>	</table>	<p> </p>	<p>	  <label>	  <input name="inserir" type="submit" value="inserir"/>	  </label>	</p>  </form></div></body></html>

insere.asp

<!-- #include file="db.asp" --><%  	  inicial = Request.Form("inicial")	  venda = Request.Form("venda")		 	  Set Conn = Server.CreateObject("ADODB.Connection")	  Conn.Open ConString	  	  SQL = "INSERT INTO produtos (inicial, venda) VALUES ("&inicial&", "&venda&")"	  Response.Write(SQL)	  Response.End()	  	  Set rsProdInfo = Conn.Execute(SQL)  %>

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Kika.O problema esta aqui:Response.Write(SQL) Response.End()tire isso, pois você esta parando Response.End() antes da execução

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.