Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gogo

Busca em asp sem acento

Recommended Posts

Fala aew, galera.beleza?Estamos criando um mecanismo de busca, mas ao fazermos uma busca sem acento, ele não encontra as acentuadas iguais.Ex: Se buscamos "Agua", Ele não encontra "Água".Alguem tem alguma dica????Pelo amor de Deus, me ajudem (me emprego depende disso)!!!! :o

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tentou usar o % like % na sua consulta sql? Com o like ele bate qualuer parte da palavra independente se você digita com acento ou sem. Falow Juliano

Compartilhar este post

Link para o post

Ou senão você trata os dados com o Trin(replace("")) é melhor!!!!!! Falow

Compartilhar este post

Link para o post

Já tentou usar o % like % na sua consulta sql? Com o like ele bate qualuer parte da palavra independente se você digita com acento ou sem. Falow Juliano

Cara, nós já usamos o like mas n adiantou nd....

Compartilhar este post

Link para o post

Ou senão você trata os dados com o Trin(replace("")) é melhor!!!!!! Falow

Cara, o q seria esta função?Como usar?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo amor de Deus, alguém me ajude (estou prestes a perder o emprego!!!)

SOCORRRRRRRRRRRRRRRRRRROOOOOOOOOOOOOOOO!Imagem PostadaImagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Procure na area de codigos a função q substitue os acentos das strings por caracteres normais, depois disso você pode utilizar o %like%

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de você fazer o select você trata os dados desta maneira: PegaPalavra = Request.form("txtPalavra") ' isto é um exemplo utilize as suas variáveis PegaPalavra = Trim(Replace(PegaPalavra),"´","") Depois de tratar os dados você monta sua instr.sql Lá na área de código eu coloquei um sisteminha que tira todos os acentos das palavras se você quizer utilizar ele.... Falow? Juliano

Compartilhar este post

Link para o post

Kras, aew está o cod: SearchSQL = "SELECT Distinct Subcategoria FROM (empresas) WHERE associado <> 0 "&_ "AND ((Titulo) LIKE '%" & Request.form("Criteria") & "%') "&_ "OR ((Maisinfo) LIKE '%" & Request.form("Criteria") & "%' "&_ "OR ((Palavraschaves) LIKE '%" & Request.form("Criteria") & "%')) "&_ "ORDER BY Subcategoria"O like está funcionando corretamente, mas nao adianta para as acentuaçoes.Tentamos o trin, mas n deu p. nenhuma tb.O q será q tem de kgada nele? :o

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que eu não quero tirar os acentos antes de chegar no bd.Eu preciso que caso ele busque a palavra sem acentos AGUA,Ele encontre no banco também com acentos ÁGUA

Compartilhar este post

Link para o post

Kras, aew está o cod:SearchSQL = "SELECT Distinct Subcategoria FROM (empresas) WHERE associado <> 0 "&_"AND ((Titulo) LIKE '%" & Request.form("Criteria") & "%') "&_"OR ((Maisinfo) LIKE '%" & Request.form("Criteria") & "%' "&_"OR ((Palavraschaves) LIKE '%" & Request.form("Criteria") & "%')) "&_"ORDER BY Subcategoria"'-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Sugiro à você que pegue o código, lá na área de códigos, que troca todos os acentospor uma string comum. Depos de todas as palavras tratadas corretamente você monta seu select com as va´riáveis tratadas. oq você está fazendo aí naum adianta nada porque você está fazendo um request.form ao invés de colocar as variaveis tratadas. Então as palavras vão vir com acentos de qualquer jeito mesmo que você trate as strings.

Compartilhar este post

Link para o post

Aleluia.Consegui!!!Kras, o código é este:------------------------------------------------------------------------------------------------------'FIM DA FUNÇÃO: Gera Código'------------------------------------------------------------------------------------------------------'------------------------------------------------------------------------------------------------'FUNÇÃO: of_acento'DESCRIÇÃO: Função para substituição de vogais acentuadas' para busca em select.'AUTOR: Gil Henrique H. Belei'DATA: 21/02/2003'-------------------------------------------------------------------------------------------------Function of_acento(Texto)Texto = UCAse(Texto)Texto = Replace(Texto, "Ã", "[ã,a,á,â,à]")Texto = Replace(Texto, "Â", "[ã,a,á,â,à]")Texto = Replace(Texto, "Á", "[ã,a,á,â,à]")Texto = Replace(Texto, "À", "[ã,a,á,â,à]")Texto = Replace(Texto, "A", "[ã,a,á,â,à]")Texto = Replace(Texto, "É", "[é,è,e,ê]")Texto = Replace(Texto, "È", "[é,è,e,ê]")Texto = Replace(Texto, "Ê", "[é,è,e,ê]")Texto = Replace(Texto, "E", "[é,è,e,ê]")Texto = Replace(Texto, "Í", "[i,í,ì,î]")Texto = Replace(Texto, "Ì", "[i,í,ì,î]")Texto = Replace(Texto, "Î", "[i,í,ì,î]")Texto = Replace(Texto, "I", "[i,í,ì,î]")Texto = Replace(Texto, "Ò", "[o,ó,ò,ô,õ]")Texto = Replace(Texto, "Ó", "[o,ó,ò,ô,õ]")Texto = Replace(Texto, "Õ", "[o,ó,ò,ô,õ]")Texto = Replace(Texto, "Ô", "[o,ó,ò,ô,õ]")Texto = Replace(Texto, "O", "[o,ó,ò,ô,õ]")Texto = Replace(Texto, "Ú", "[u,ú,ù,û]")Texto = Replace(Texto, "Ù", "[u,ú,ù,û]")Texto = Replace(Texto, "Û", "[u,ú,ù,û]")Texto = Replace(Texto, "U", "[u,ú,ù,û]")of_acento = TextoEnd function'------------------------------------------------------------------------------------------------------'FIM DA FUNÇÃO: of_acento'------------------------------------------------------------------------------------------------------busca = Request("campo")busca = of_acento(busca)SELECT * FROM [tabela] WHERE [coluna] LIKE "'%"&busca&"%'" Eu peguei lá na área de códigos mesmo.O autor é o Gil Henrique H. BeleiMuito obrigado "pessoar".Valeu mesmo! Eu ainda estou empregado!!!!!!!! :D :D :D

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos ter mais atenção. Esse tópico é antigo e é proibido postar dúvidas em tópicos de outros usuários, principalmente em tópicos antigos.

Dividi o tópico e a dúvida continua sendo discutida aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.