Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Tacinho

Desafio!

Recommended Posts

Sou estudante iniciante em informática (1o. período) e estou com dúvida na resolução desses 2 algorítmos, caso alguém possa me ajudar desenvolvendo-os, ficarei muito grato. A linguagem usada é o "portugol" mesmo. Abraço a todos!1. Ler dois números e simular a exponenciação usando somas sucessivas. (OBS.:Sem usar o sinal de multiplicar, só com soma)2. Ler um número N e fazer a soma da seguinte sequência: soma = 1-1/1+1/2-1/3+1/4- ... +-1/N (OBS.: Não podendo usar o "SE" e usar apenas 1 "PARA")E aí, alguém consegue me dar esse toque?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

soma = 1 -1/1 + 1/2 -1/3 +1/4 - ... +-1/NEsta equação ta estranha pq se nao poderia jah considerar :0 + 1/2 -1/3 +1/4 - ... +-1/Nvocê tem fazer a relação:t0 = 0t(i+1) = 1/(i+1)soma = 0sinal = 1para i de 1 até n-1 faça // Considerando o 1º elemento = 0 soma = soma + sinal/(i+1) sinal = -sinalfim paraE o 1º é para considerar número negativos também ?Caso nao seja, creio eu q nao deve ter visot função ainda entao Se expoente = 0 entao Escreva ("1")Senao soma = 0 Enquanto expoente > 0 faça soma = soma + numero expoente = expoente - 1 Fim enquanto Escreva (soma)Fim SeSe for tem todo um tratamento ae se expoente eh impar ou par ...

Compartilhar este post

Link para o post

goianinho77, a equação está certa! Pelo que pude entender a equação, o numerador é sempre 1 e o denominador varia de denominador para denominador + 1.No 1o. teríamos que considerar os números negativos também. Já vi algumas funções como: VAL, TAM, PARTE, CADEIA, VALOR e RESTO.Como sabem, tem algorítmo que não sai (por mais que se possa pensar), principalmente qdo estamos iniciando o curso e sei tb que qdo vemos ele pronto dizemos "pô, e era assim que fazia, como não pensei nisso antes!" mas a solução desses dois servirá de base pra outros que tenho aqui. Vlwmarcio.theis, só poderia usar o portugol mesmo. Estou no 1o. período e não vi nenhuma liguagem senão o desenvolvimento de algorítmos usando o português, não podemos usar o Ambap!Vlw galera

Compartilhar este post

Link para o post

soma = 1 -1/1 + 1/2 -1/3 +1/4 - ... +-1/NEsta equação ta estranha pq se nao poderia jah considerar :0 + 1/2 -1/3 +1/4 - ... +-1/Nvocê tem fazer a relação:t0 = 0t(i+1) = 1/(i+1)soma = 0sinal = 1para i de 1 até n-1 faça // Considerando o 1º elemento = 0 soma = soma + sinal/(i+1) sinal = -sinalfim paraE o 1º é para considerar número negativos também ?Caso nao seja, creio eu q nao deve ter visot função ainda entao Se expoente = 0 entao Escreva ("1")Senao soma = 0 Enquanto expoente > 0 faça soma = soma + numero expoente = expoente - 1 Fim enquanto Escreva (soma)Fim SeSe for tem todo um tratamento ae se expoente eh impar ou par ...

Consegui fazer um exemplo semelhante mas com o "SE". Mas sem o SE e com 1 PARA ta ruim!1. Ler um número N e fazer um algorítmo para calcular e imprimir o somatório da sequência abaixo:SOMATÓRIO com I variando de 1 até N (I=1) de 1-1/1+1/2-1/3+1/4-...1/N.Alg_Sequencia Dec I, N, S: Int S:=1 Leia N Para N:=1 ate N Se Resto (I,2)=0 Então S=S+1/I Senão S:=S-1/I Fim_Se Fim_Para Escreava S Fim_Alg

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q esse algoritmo resolve seu problema... da uma olhada.Escreva(N);Leia(N);Sinal:= -1; Soma := 1; Para i:= 2 ate N faça Soma := Soma + sinal/i; Sinal := Sinal * (-1); fim_paraEscreva(soma)

Compartilhar este post

Link para o post

Acho q esse algoritmo resolve seu problema... da uma olhada.Escreva(N);Leia(N);Sinal:= -1; Soma := 1; Para i:= 2 ate N faça Soma := Soma + sinal/i; Sinal := Sinal * (-1); fim_paraEscreva(soma)

CERTINHO ESSE ALGORITMO!

Compartilhar este post

Link para o post

1. Ler dois números e simular a exponenciação usando somas sucessivas. (OBS.:Sem usar o sinal de multiplicar, só com soma)

Y = X ^ N ou Y = X ** N (exponenciação, Y é igual a X elevado à potência N) Exemplo:3^4=3.3.3.33^4=_9_.3.3 (A=9)3^4=_27__.3 (A=27)3^4=81 LÊ X,NSE N=0 ENTAO ESCREVE ("Y=1") FIM // valores especiais de X e N são tratados à parteSE N=1 ENTAO ESCREVE ("Y=",X) FIMSE X=0 ENTAO ESCREVE("Y=0") FIMA=XPARA I=1 ATÉ N-1__S=0__PARA J=1 ATÉ X //este laço faz o produto A.X e guarda em S ____S=S+A__PRÓXIMO J__A=S // guarda S em A para re-entrar como acumulador no laço do produtoPRÓXIMO IY=SESCREVE ("RESULTADO DE X^N=",Y)FIM

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.