Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cláudio C. M. dos Santos Júnior

Não consigo iniciar meu servidor MySQL 5

Recommended Posts

Olá a todos! Sou novo aqui no forúm do IMasters, tenho um conhecimento bem básico sobre Linux e tenho um certo domínio sobre PHP e MySQL em plataformas Windows (estou enfrentando problemas de iniciante no Linux).

MEU PROBLEMA É O SEGUINTE: atualizei meu servidor MySQL da versão 4.1 para 5.0.1, e agora só consigo iniciá-lo para fazer conexões via soquete, mas preciso habilitá-lo para fazer conexões via TCP também. No terminal, quando executo o comando # mysql -u root -p -h <ip_da_máquina> recebo a seguinte mensagem de erro: ERROR 1130 (00000): Host 'intranet.hujbb' is not allowed to connect to this MySQL server. Estou usando a distro OpenSuSE 9 com o kernel 2.6.13-15-default. Ajudem...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O usuário root do MySQL, por padrão, apenas permite conexões locais.

Opções:

- alterar as permissões do usuário root do MySQL, para aceitar conexões a partir de qualquer host ou de um host especifico;

- criar um usuário com permissões parecidas com a do root;

- instalar e usar o phpMyAdmin no mesmo servidor do MySQL, o qual estará realizando uma conexão local;

Compartilhar este post

Link para o post

Caro, Prog,

Fiz exatamente o que me sugeriu: usando o MySQL Administrator, criei um novo usuário e dei para ele permissões select, insert, update e delete para o bancos com os quais eu quero que ele trabalhe. Não funcionou. Continuo recebendo a mesma mensagem de erro quando tento me conectar com o novo usuário. Estive pensando: como para a versão do OpenSuSE que utilizo não existia um pacote do MySQL 5, resolvi desinstalar o pacote MySQL 4.1. Então, acessei o mysql.com, baixei o MySQL 5.0.1 (binários) e, seguindo as orientações da documentação do MySQL, instalei, configurei e executei o servidor. Até aí, beleza, pois me conecto via soquete, mas preciso me conectar via TCP. Aí vem a pergunta: será que um "fantasma" do MySQL 4.1 está impedindo que eu realize conexões por TCP? Alguém pode me ensinar um passo-a-passo para checar se é isto que, realmente, está acontecendo e como solucionar este problema?

Grato a todos que colaborarem.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.